Quem vence no Canadá é um perdedor no Brasil? O contrário também é verdadeiro?

Há dias li um comentário em uma discussão em um blog que ficou martelando na minha cabeça.
Fiquei pensando no significado daquela frase. Isso ficou me incomodando até que o Gean do blog Vou pro Canadá postou que está voltando ao Brasil para morar em São Paulo (definitivamente enquanto dure).
Este post, que estou terminando hoje, já estava no rascunho há algum tempo, e o fato do Gean, um precursor e referência dos blogs de imigrantes para o Canadá ter postado a sua volta, me inspirou a terminá-lo e postá-lo também.
Sei que para muitos candidatos a imigrante e até imigrantes recém chegados ou de longa data no Canadá, levantar qualquer dúvida em relação a imigração parece uma afronta. Quando o assunto é levantado, muitos são os comentários raivosos, descontentes, grosseiros até (leia um destes posts polêmicos aqui). Sei que é cutucar a onça com vara curta, mas infelizmente o único lugar perfeito é o paraíso e não existe processo de imigração para lá! Portanto, é sim muito importante para todos nós, apaixonados pelo Canadá e pelo Brasil (ou não), sendo pró imigração (ou não), o debate franco, aberto e construtivo sobre os prós e contras da imigração. Passada a fase da 'paixonite', a razão volta a imperar e muitos são os fatores a serem ponderados em relação ao lugar que optamos por viver.

O comentário que me refiro acima é esse: "...Sabe, o que eu gosto da internet e do mundo atual, é que a história não é contada apenas pelos que vencem, mas também pelos frustados, pelos perdedores, pelos que se arrependeram etc…"

O que mais me incomodou nesta frase foram as palavras vencedores e perdedores. Isso me fez pensar na cultura americana que divide a sociedade nessas duas categorias, sendo os vencedores o que enriqueceram materialmente e o perdedores os pobres de dinheiro. Nessa cultura não tem vez o espiritualismo, o desenvolvimento pessoal, etc. Essa diferença é tão gritante em relação a sociedade canadense que eu não consigo imaginar um canadense nativo separando a sociedade desta mesma forma. Mais ainda, eu não conheço este conceito em relação aos brasileiros que se percebem vencedores pela superação que vivem diariamente, com dinheiro ou sem! Portanto, eu fiquei aqui me questionando o que realmente significa isso!

Significa que uma pessoa é vencedora quando ela imigra e seja lá como for, feliz ou não, realizada ou não, satisfeita ou não ela bate o pé e continua no país apenas para provar que é um 'vencedor'? Significa que é um perdedor um brasileiro que chega ao Canadá e após o seu tempo de analise "in-loco" descobre que o melhor para ele é o Brasil? O que diremos então daquela classe de imigrantes (como um casal que conheço) que imigrou pela categoria "entrepreneur" e investiu mais de CAD 300.000,00 no Canadá, mas que prefere mesmo morar no Brasil e vive metade de seu tempo em cada país criando uma ponte de negócios entre os dois? São eles perdedores ou vencedores nos dois países? Em que categoria eles se encaixam? E por que seria diferente com os imigrantes de classe média ou média baixa? Por que eles não podem voltar, ou criticar, ou mostrar insatisfação por qualquer um dos países sem o rótulo de perdedores? Se um imigrante volta ao Brasil por querer cuidar de uma herança inesperada que recebeu de um tio solteirão entende-se: "esse tem motivos para voltar!", mas se a volta foi por pura e simples falta de adaptação no país estrangeiro entende-se: " that's a loser!!!". Então, quem sai do Brasil, sai porque não conseguiu vencer no país e portanto é um perdedor, mas chegando ao Canadá vira um vencedor? Ser um vencedor no Brasil faz de você um perdedor no Canadá? Afinal, você está nesta categoria por ser quem você é, pela sua conta bancária ou pelo país em que vive?
Eu, particularmente tenho alguma dificuldade em entender a cabeça de pessoas rígidas em seus conceitos, aquelas que acreditam que existe na vida apenas uma opção ou forma correta de se viver. Eu ainda fico perplexa em conhecer imigrantes, que por natureza deveriam ser pessoas informadas, antenadas, modernas e principalmente flexíves com idéias tão fixas e limitadas quanto categorizar os imigrantes entre os vencedores e os perdedores!
De qualquer forma, responda-me: Um executivo no Brasil infeliz com seu estilo e ritmo de vida que imigra para o Canadá e acaba em subempregos, mas que se sente realizado por morar em um lugar mais seguro, por exemplo, é um vencedor ou perdedor (aos olhos de quem)? Já, um canadense infeliz com o inverno e monotonia de sua vida e que resolve montar uma pequena pousada em alguma praia paradisíaca da Bahia é também um perdedor?

Será mesmo que imigrar para o Canadá e depois resolver voltar a morar no Brasil é tão ruim assim? Será que imigrar para o Canadá é tão bom assim? E por que canadenses nos perguntam o tempo todo o que nós estamos fazendo no Canadá se o Brasil lhes parece um paraíso?

Quantos de nós imigrantes voltamos ao Brasil e quantos sonham em voltar, mas não abrem o jogo ou simplesmente não podem mais fazer o caminho de volta? E quantos são os que definitivamente não querem mais sair do Canadá?

São muitos pontos a serem questionados e tenho certeza, assim como minha avó (que sempre menciono nos meu posts) sente-se brasileira de coração, mas diz nunca deixará de ser libanesa, a realização pessoal e a felicidade são os indicadores do caminho certo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Post muito bom. Realmente, tem pessoas que acham que imigrar é prosperidade e voltar ao país de origem é assumir o fracasso.

Eu penso que imigrar vai ser uma experiência a mais em minha. Se vou gostar, se vou ser feliz, se vou me adaptar, são riscos que eu estou correndo. Se nada der certo e eu me descobrir infeliz, o Brasil, meus pais e meus amigos estão aqui, me esperando.

Esse post me fez lembrar um comentário de um documentário de uma brasileira que vive em Montréal: "Temos sempre que equilibrar o que temos de bom com o que temos de ruim e ver se vale a pena, se isso te faz feliz."

Patitando disse...

Oi Nanny, excelente post. A verdade é que nada é totalmente definitivo nessa vida... Imigração é um projeto e temos que tentar para ver onde dá. Eu acho que mais do que se ater a um dogma de que o Canadá é o paraíso e o Brasil não presta, o mais importante é ver onde faz mais sentido estar em cada momento das nossas vidas. Nós estamos de mudança rumo ao Canadá. Quanto tempo ficaremos lá, só Deus sabe!

Abraço e se ainda não tinha dito isso nos comentários, parabéns pelo excelente blog.

Pati

Ma disse...

olá, tudo bem?
eu acho que o importante é ser feliz não importa onde se estiver. Cada um sabe se o melhor para si é ficar no Brasil, ir embora para o Canadá, ir para o Canadá e descobrir que é melhor no Brasil e voltar... Nunca vai ser igual para todo mundo, então não se pode julgar.
Na minha opinião "perdedor" é quem não tentou.
Na vida vale tudo para ser feliz, inclusive tomar uma decisão e depois se arrepender e voltar para trás.

Nanny Kyrillos disse...

Oi Má, eu também tenho este conceito de que perdedor é aquele que nunca tenta. Que fica imaginando como seria e sonhando com as coisas, mas não resolve agir! Ou pior, aqueles que tem medo de tentar!
Beijos

Filipe Moreira disse...

Qualidade de vida, prosperidade, financeiro melhor, segurança, tudo isso é relativo. Tudo na vida é relativo aos olhos de quem vê.

Em minha visão, todos nós somos vencedores, e perdedores. Posso ser vencedor para mim, e perdedor para você, tudo uma questão de visão.

Mas vejo como vencedor aquele que busca algo pontual e que lhe faz feliz, mesmo sabendo que vários outros aspéctos podem ser negativos. Dinheiro traz felicidade no Canadá? Você arrumou um emprego de CEO e está nadando na grana no Canadá? Isto lhe traz felicidade? Por quê? Pelo dinheiro, ou pelo local? Se é pelo local, quais motivos te faz feliz?

Enfim, é realmente algo realmente difícil de se discutir, sob vários aspéctos.

Mas continuo vendo como vencedor aquele que vai, e aquele que volta.

Ótimo post Nanny!

Abraços.

Filipe Moreira
http://dreamoncanada.blogspot.com/

Unknown disse...

eu adoro viajar sozinha... todas as vezes que eu o faço o povo fala "vc é louca, e se não conhecer ninguém? e se não gostar?" ai eu respondo "na pior das hipóteses conheci um lugar diferente, comi uma comida diferente"... imagina o que me falam quando eu digo que quero mudar de país, quando larguei um emprego super sólido "só pra estudar"...

concordo em gênero, número e grau com vc... muito mais que fugir da violência, buscar a qualidade de vida, trocar o calor pelo frio, o que vale, em tudo nessa vida, e a unica coisa que levamos dela são nossas experiências, nas ditas "vitórias ou fracassos"...

beijocas

Nanny Kyrillos disse...

Minha alegria neste blog é sem dúvida a participação de vocês! Adoro ler cada comentário e não faço censura ao mediá-los!Pena que as reuniões dos blogueiros no Canadá não andam tão animadas! Muitos amigos queridos surgiram aqui!
Obrigada a todos pelos elogios!
Pat: eu também curto muito seu blog.
Taty: eu também amava viajar sozinha! É uma experiência única onde as pessoas se mostram solicitas. Hoje tenho a melhor compania do mundo, que é do maridão! Também adoro experimentar uma nova culinária. Minha única restrição é com camarão, mas eu já cheguei a pedir um prato pelo número dele no cardápio e além da diversão do graçon e de outros clientes do restaurante foi uma surpresa adorável! Acabei comendo Mahi Mahi em um excelente restaurante em San Diego - CA e de quebra conhecendo um grupo de californianos curiosos por nossa cultura! Ótimas lembranças!!
Felipe: concordo com vc. Vencedor é aquele que vai, volta, vai de novo, vai para outro lugar...enfim...vencedor é aquele que realmente VIVE! Vou linkar seu blog aqui, ok?!
Beijos a todos. Continuem escrevendo! Adoro! :-)

Filipe Moreira disse...

Ah, ótimo!

Obrigado Nanny!

Você já está no meu, e não deixarei escapar nenhum post novo! Risos...

Abraços.

Filipe Moreira

:) Família Feliz :) disse...

Excelente post.Relatividade pura! o importante é não perder tempo demais analisando o que os outros pensam a nosso respeito, ou sobre nossas escolhas, viver a nossa vida com nossas dores e alegrias é o grande lance!
Tine