Entre Brasil & Canadá.


Nosso leitor Felipe quer saber porque optamos por voltar ao Brasil. Eu fiquei de responder, mas não nego que fiquei intrigada em saber onde no blog eu disse que optamos por voltar definitivamente ao Brasil. Entenda, não estou questionando a sua pergunta, apenas fiquei preocupada por ter passado a impressão errada em algum momento. Para responder ao Felipe, que espero continue sempre acompanhando o Unzip, eu reli o Blog atrás do mal-entendido e não achei um post onde eu tenha escrito em volta definitiva, porém achei vários textos onde eu escrevi que nós queremos aproveitar o que há de bom nos dois países.
De qualquer forma Felipe, sua pergunta me fez refletir um pouco sobre algumas questões que realmente angustiam muitos imigrantes (e que eu não bato mais a cabeça para responder já que encontrei minha paz de espírito com algumas respostas):
- Será que vale a pena vender o que tenho no Brasil, juntar toda a minha grana e partir para o Canadá definitivamente?
Para nós, a resposta é: não vale! E por isso mantemos um patrimônio no Brasil para servir de teto todas as vezes que decidimos voltar, em férias, à trabalho ou definitivamente. Essa é a nossa garantia e paz de espírito. Sabemos que sempre teremos um lugar para voltar caso as coisas não aconteçam como gostaríamos. Conversando com um amigo psiquiátra, aprendi que existem duas grandes correntes na psiquiatria sobre o planejamento do futuro e a administração de nossas frustrações e que cada um de nós se encaixa em uma delas. Em uma linguagem bem leiga é o seguinte: a primeira diz que temos que planejar e visualizar o que queremos já que navegar sem rumo nos leva a lugar nenhum (o que se aproxima da teoria de O Segredo) e que realizar o que foi planejado é recompensador; e a segunda que diz que não devemos planejar nada já que o fato de não conseguir realizar o que era almejado nos tráz frustrações (acho que se aproxima com a teoria do 'deixa a vida me levar, vida leva eu...'!).Eu não recomendo que um imigrante que está apostando todas as suas fichas na imigração vá ao Canadá seguindo a segunda corrente, mas ter em mente a segunda corrente é imprescindível para a sobrevivência!
- Será que vamos nos adaptar?
Eu me adaptei rapidinho, ou melhor, eu já nasci adaptada! Sempre fui muito independente e sempre soube e lutei pelo que quero. Não há comida, distância, saudades que me faça mudar de idéia. Minha mãe uma vez me disse que sou 'cabeça-dura' ou teimosa e eu nunca me esqueço da minha resposta: 'a diferença entre teimosia e perseverança é o resultado!'. Você, mais do que nínguem, vai saber se a insistência em viver no Canadá ou no Brasil é teimosia ou perseverança! Nós (eu e marido) não temos o menor problema em ir e vir e repensar nossas escolhas e tomar novos rumos! Só não aceitamos não fazer nada pelo simples medo de errar! Ah, sim, já o marido não se adaptou tão bem, mas nada que o impeça de viver no Canadá. No caso dele, a dificuldade maior é com o idioma. Como publicitário ele é falante e conhece Deus e o mundo aqui no Brasil e lá ele ainda é um peixe-meio-fora-meio-dentro-d'agua.
- Vou conseguir emprego na minha área de conhecimento e atuação. Se sou gerente no Brasil serei também no Canadá?
Não para as duas perguntas. Exceções existem, mas são poucas e você definitivamente pode ser uma delas. Esteja preparado para não ser! Você não é melhor ou pior do que os outros imigrantes, mas a sua área de atuação pode não ter a demanda que têm aqui ou você precisa validar seus diplomas ou precisa voltar a universidade ou precisa provar que realmente sabe o que sabe! Eu fui para a mesma área que atuava no Brasil só que no Brasil eu fui dona da minha própria empresa e atuava ou pelo menos entendia da adiministração ao marketing, da contabilidade as vendas. No Canadá, meu primeiro emprego foi em uma escola de inglês e uma das minhas funções também era orientar os alunos que viajavam. Tenho certeza que fiz diferença na vida de muitos deles e conquistei bons amigos, mas por muito tempo fui tratada como a mais débil de todos os funcionários. Como se eu fosse criança ou estagiária. Não é fácil, mas acontece! Até o dia que decidi tomar as rédias do meu rumo novamente e fui convidada a ser gerente de marketing para os mercados de língua portuguesa de uma escola de idiomas.
- Vou conseguir enriquecer ao imigrar?
Eu ainda não vi isso acontecer. Conheci imigrantes que estão muito bem e muito provavelmente não estariam tão bem assim se estivessem no Brasil, mas tenha em mente que o retorno do que você investiu demora e talvez você não queira ou não consiga esperar. Ah sim! O Canadá não é considerado o país ideal para se construir uma grande fortuna do nada! Ele é considerado um país ideal para se ter uma vida confortável e estável! Para quem já teve a oportunidade de conhecer a agressividade dos americanos para negócios vai achar o canadense demorado e indeciso. Como diz meu marido: no Canadá, para morrer de repente leva-se 6 meses!
- E a pergunta que eu tenho feito para mim mesma e agora para vocês, quando eu encontro um casal de imigrantes: Imigramos por nós ou pelos nossos descendentes? Afinal, ao que tudo indica, sempre é a segunda geração que aproveita melhor o fato de a primeira ter imigrado. A busca por segurança e melhor qualidade de vida é realmente para nós, os imigrantes?
De qualquer forma Felipe, eu estou no Brasil à trabalho e meu marido está em um projeto muito interessante de novas mídias (relacionadas ao projeto 'Cidade Limpa' da cidade de São Paulo), portanto no nosso caso, como eu tenho um contrato de trabalho e uma declaração do meu empregador de que estou no Brasil à trabalho os meus dias aqui continuam contando como se eu estivesse em Toronto. Do marido também, já que é meu dependente nesse caso. Veio ao Brasil para me acompanhar. Eu logo estarei de volta à Toronto e depois à São Paulo novamente! E assim viveremos até recebermos uma proposta para Dubai, Suíça, Chile, Florianópolis, Marte, sei lá...onde a vida levar!
PS: No início do segundo ano em Toronto eu me inscrevi no George Brown College para ter um currículo mais próximo das exigências canadenses. Ainda tenho 2 módulos que vou terminar na minha próxima ida, mas a visibilidade do meu currículo melhorou muito desde que iniciei o curso. Estou desenvolvendo um projeto de coaching e consultoria de imagem coorporativa que tem sido muito interessante, inclusive aqui no Brasil, onde coaching e consultoria de imagem ainda é novidade. Entende o que eu digo sobre aproveitar o que há de bom nos dois países?
(Imagem: istockphoto.com)

10 comentários:

Anônimo disse...

Pra ser bem sincero, esse post tá com cara que foi escrito por imigrante frustrado. Estou no Canadá a 7 anos. Antes de vir eu tinha uma pequena empresa de TI no Brasil e tinha uma vida muito confortável com carro do ano, apartamento nos Jardins e possibilidade de fazer viagens internacionais uma vez ao ano. Num belo dia fui assaltado e baleado por R$8.00 que eu tinha na carteira, não reagi, apenas dei minha carteira, o bandido nem viu quanto tinha e me deu um tiro. Na cabeça. Fiquei em coma por um mês e os médicos consideraram minha recuperação um milagre, ainda mais pq hoje a única sequela que tenho é uma leve descordenação na mão esquerda. Depois de ver a morte de perto por tão pouco decidi sair do Brasil, minha mulher que tinha um cargo gerencial numa multinacional topou por estar muito abalada. Vendemos tudo e viemos para o Canadá praticamente sem planejamento e com um inglês muito precário. O plano era aprender inglês, analisar o mercado e abrir uma empresa aqui. Levamos um ano e meio estudando inglês e trabalhando na faxina para não torrar nossas economias. Nesse meio tempo tb analisamos as opções para abertura do nosso negócio aqui. depois de estudar bastante inglês minha mulher conseguiu um emprego numa empresa multinacional na mesma área em que trabalhava no Brasil, porém em um cargo inferior, após um ano nessa multinacional ela já atingiu o mesmo cargo que tinha no Brasil e passou a ganhar o triplo do que ganhava lá. Não demorou muito para quitarmos nossa casa aqui em Vacouver e até eu conseguir o capital pra abrir meu próprio negócio. Da chegada ao Canadá até a abertura do meu negócio foram 3 anos e meio. No quinto ano nossa situação financeira estava tão confortável que minha mulher resolveu deixar o cargo dela para se dedicar a nossa filha recém nascida. Nossa situação financeira aqui é bem melhor que a do Brasil e hoje consigo ganhar anualmente Ca$200.000.00. Sou exceçao? Não. Gente com cabeça pequena e que fica frustrado no primiero obstáculo nunca se dará bem por aqui. Não é fácil, mas está longe de ser impossível. Conheço muitos imigrantes na mesma situação que eu, que apesar de todas as dificuldades não desistiram e hoje vivem uma vida extremamente confortável. Obviamente que aquele que vem pra cá com altas expectativas tb vai se frustar mais e acho que esse é o seu caso. Vc já veio com um pé atrás, deixando moradia no Brasil, o que já é o primeiro passo pra dar errado. SE vc não vai investir na vida aqui pra que vir? Não seria mais fácil fazer um intercâmbio?
Me desculpe se estou sendo rude, porém acho que com 1 ano e pouco de Canadá vc não tem a experiência necessária para dizer que fazer a vida aqui é fácil ou difícil, ainda mais se vc nem veio com vontade de vencer por aqui e não acho que vc tem o direito de frustrar os sonhos de qualquer pessoa mesmo pela internet. Não é pq as coisas não sairam bem para vc que tudo será ruim para todos que chegarem aqui. Não generalize e não se esqueça que com suas frustrações e negatividade vc pode frustrar os sonhos de muita gente.

Boa sorte e boa vida pra vc aí no Brasil, que com certeza é o seu lugar. Sei que vc provavelmente não vai publicar esse recado, mas pelo menos tente deixar sua negatividade e generalizaç~oes de lado.

Nanny Kyrillos disse...

Caro Renato,
fico feliz com suas conquistas e com as realizações de seus sonhos! Ter passado o que você passou no Brasil faria com que muitos mudassem para nunca mais voltar!
Apenas acredito que você não tenha lido o meu post corretamente!Eu disse, aproveitar o que há de bom nos dois países! Não somos frustrados nem lá e nem cá! Acho que tenho mais flexibilidade do que você. Agora, não seja ingênuo de acreditar que todos os imigrantes podem se aventurar como você, já que, pelo que você disse, com o grana que você levou, fica bem mais fácil fazer com que as coisas aconteçam.
De maneira alguma quero frustrar as expectativas de niguém, quem sou eu, coloquei apenas um dos milhões de pontos de vistas que existem por aí, e cabe a cada um de nós, ler, analisar e levar em conta ou não. Para falar a verdade, fiquei feliz por saber que um leitor do meu blog acha que eu tenho tanto poder assim!
Espero que com toda essa experiência e bons resultados você esteja ajudando ouros imigrantes a alcançar o sucesso!Você tem um blog para ajudá-los e incentivá-los? Tenho certeza que muitos imigrantes gostariam de saber mais sobre sua história de sucesso.
Felicidades!
Ah, e sim, você está sendo rude, mas novamente, isso é de cada um!
E sinto muito pelo seu início ter sido difícil. Mais uma prova de que inglês fluente é fundamental!Por isso que eu escrevi que poucos vão chegar ao Canadá com o mesmo cargo e que o investimento leva tempo para retornar!

Unknown disse...

Nanny,

eu estou num processo de amadurecimento da minha escolha de ir pro Canadá. Tenho que concordar com você, em qq lugar do mundo temos que ser fluentes na língua ou sermos únicos (como alguns jogadores de futebol e artistas) como não tenho dons artísticos ou atléticos e dependo apenas do meu cérebro estou estudando muito (inglês já não é meu problema, agora estou mergulhando no Francês) para que as coisas aconteçam. Eu acredito que não podemos reclamar da falta de oportunidade se não estivermos preparados, “ferramentalmente” (com línguas, cursos diplomas) e psicologicamente. Acho que o Renato não entendeu o sentido do seu post, de mostrar o lado positivo e negativo e a importância de se estar preparado. A única coisa que eu vejo de outra forma é a maneira de encarar o "um pé lá outro cá". acho que quando deixamos "um rabo preso" podemos sentir uma certa dificuldade em viver plenamente"a nova realidade" é como o bebe que chora e a mãe saem correndo... ele sabe que pode contar com ela... beijos Taty

Nanny Kyrillos disse...

Taty, muito boa sorte para você! Prepare-se mesmo pois conhecimento nunca é perdido.
Para esclarecer o um 'pé-lá-e-outro-cá', eu só tenho um argumento. Dinheiro. Meu negócio sempre foi ligado a viagens e um pé em cada lugar. Quando estou no Brasil eu divulgo o college para o qual trabalho em Toronto e quando estou em Toronto recebo meus grupos de Brasileiros. Simples assim! Aproveito muito o que há de bom nos dois países! Nesse ponto eu posso dizer: good for me...hahahahahhahaha
Beijos

Gean Oliveira disse...

Eu concordo contigo Nanny. Desde 2003 que moro aqui, e se tivesse a oportunidade que voce tem de aproveitar o lado bom dos dois paises, nao pensaria 2 vezes e faria o mesmo.

Parabens pelo excelente texto, e como voce disse, Ingles eh fundamental. Eu me dou melhor aqui do que no Brasil em termos de "cargo e salario". Dai ficar por aqui. Mas a partir do dia que eu conseguir me sustentar vivendo de blog, eu mudo pra Fortaleza na epoca do inverno :)

Beijo

Anônimo disse...

Nanny.
Parabens pelo excelente texto !!
Vc foi clara, direta e escreveu com muita sabedoria.
Uma vez eu escrevi para vc sobre aulas de ingles, mas logo apos achei pertinho de minha casa uma conceituada escola e estava sem tuition neste ano.Para cidadaos e imigrantes. Tudo conspirou a meu favor. Obrigada pela dica que vc deu, mas como o ingles nao eh a minha lingua nativa,como eh a do marido e de minha filha, sempre devo estar estudando.

Voltando ao texto... Depois de estar morando em Brasilia , adaptada, concursada e sendo "chefe", me apaixonei por Porto Alegre e resolvi mudar. La fiquei 2 anos, mas posso dizer que Porto Alegre nao gostou de mim.
Com esta experiencia, qdo mudei para Canada (obra do destino x casamento) nunca me desfiz do meu cantinho em Brasilia. E foi a melhor coisa que pude fazer.

E quer saber ? quem nao faz isto eh porque nao pode!!

Qto ao amigo "revoltado" ai de cima, Renato, eh uma pena que precisou mudar de Pais por ter uma experiencia fatidica e assustadora, mas parece que o imigrante frustado eh ele.Ele mesmo se achou rude e grosseiro, pque se esta tao bem como conta, pque todo este rancor ?? Eh cada um....eu nao entendi ainda a agressividade dele.

bjos Marilia- B.C.

Paula Regina disse...

Nanny! Como sempre uma excelente descrição do que é bem realista! Parabéns, concordo contigo pois o seu texto resumiu o que eu sempre digo: não há fórmula porque cada um tem o seu limite e seus motivos para analisar o que pode ou não aguentar em nome da imigração que é muito dura sim!
bjs

Nanny Kyrillos disse...

Gean: Obrigada pelo comentário. Como já conversmos, eu e você temos idéias diferentes sobre alguns temas e com gentileza e inteligência sempre conseguimos debater nossas idéias, o que sempre acrescenta para todo mundo. O debate! Não o embate!
Torço para que em breve você possa passar o inverno de Toronto em Fortaleza;
Marília:Fico muito feliz por ter te ajudado um dia! B.C é linda. Eu adoro a cidade de Victoria, quem sabe comprarei lá uma nova casinha...para ficar com um pé em cada lugar mesmo! haha...só pra quem pode!haha! Engraçado que eu li o seu comentário e fui ler os jonrnais on-line e caí em uma matéria sobre investimentos imobiliários no Brasil. Lá tinha uma lista de famoso que possuem casa nos EUA e Brasil, entre eles Gisele (super TOP), Antonio Banderas,Guga, e dizem Madonna. Será que eles não aproveitam o que há de bom em 2,3,4,5 países?!?!? E sim, tanto aqui no Blog como nos e-mails que recebi, a pergunta realmente é: pra que a grosseria? Never mind!
Paulinha, já posso te chamar assim, não é?! Fico muito feliz todas as vezes que você lê meu blog e comenta aqui! Você tem o domínio da escrita que admiro!'Ídala!'. Quando eu tiver um filho vou fazer como seu pai fez com você. Abrir jornal nem que seja para fingir que estou lendo!!! Apenas para estimular a leitura. Lembro disso por causa de um post que você escreveu em homenagem ao seu pai!

Anônimo disse...

Só estou lendo esses comentários tanto tempo depois que foi postado mas queria deixar minha experiência. Ainda estou no Brasil mas muito ansios esperando por meu OK para ir para o Canadá. Se vou com intenção de ficar: claro que sim! Tenho uma vida tranquila no Brasil, emprego, casa, familia, etc. Mas acho importante ir com o pé no chão e saber que se as coisas não derem certo, como pretendo, tenho para onde voltar.
Minha história: quando era criança imigramos (a familia, meu pai foi a trabalho) para USA. Depois de cinco anos, meus pais resolveram voltar ao Brasil. Estávamos bem lá, mas acharam que estaríamos melhor aqui. Como eu era criança ainda (12 anos na epoca) não tinha opinião a respeito e voltei. Confesso que depis de algum tempo estavam de certo froma arrependidos da decisão, mas mesmo assim tivemos uma vida boa.
Quando terminei a faculdade, resolvi viajar para a Alemanha. Quando ia entrar no avião, me despedi da minha mãe, com a intenção de ir pra ficar. Ela só me disse: lembre-se lá você estará sozinha e terá que batalhar muito com certeza. Tenha a cabeça no lugar, se esforce ao máximo. Mas se chegar o momento em que você achar que não vale a pena não tenha VERGONHA de voltar. Estamos aqui, te amamos e você sempre terá um lugar aqui no Brasil.
Fui. Fiquei um ano, adorei e concluí que não queria ficar. Voltei. Nâo é tão fácil ficar sozinha num lugar assim tão longe. POdem acreditar: o frio, a comida, o idioma... isso é tudo fichinha.
Agora vou tentar novamente: vou para o Canada (se Deus quiser), mas agora com filha e sabendo que mãe pode ir sempre que quiser. Como pretendo estar lá legalmente (e só assim que vou), poderei também fazer a escolha.
De novo, pretendo ir pra ficar. Acho que o futuro da minha filha agora esta em jogo também, então em principio é isso que preciso, mas saibam todos que DE JEITO NENHUM pretendo ficar em qualquer lugar onde eu considere minha vida "não tão boa" e vou, sabendo que mesmo que eu não deixe aqui casa e bens, vou sempre poder ter a cabeça erguida, mesmo se tiver que desembarcar em terras tupiniquins.

carla disse...

OLA ANDEI LENDO OS POSTS,NO MEU CASO N ESTOU NO BRASIL NEM NO CANADA AINDA,MORO NA INGLATERRA JA A QUASE 7 ANOS E EU E MEU NOIVO CANADENSES EMBARCAMOS P O BRASIL C CASAMENTO JA MARCADO POR LA,EM MAIO DO ANO Q VEM MUDAMOS P O CANADA, CALGARY P SER MAIS PRECISA,BOM N SEI COMO VAI SER MINHA VIDA NO CANADA MAS APOSTO Q VAI SER UM COMECO BEM MAIS FACIL DO QUE EU TIVE AQUI QUANDO CHEGUEI S FALAR NEM HELLO EM INGLES,E FOI GRITANTE A MELHORA DE VIDA E DE TRABALHOS C A EVOLUCAO DO APRENDIZADO DA LINGUA,E OLHA Q NUNCA FREQUENTEI NENHUM CURSO APRENDI C A CONVIVENCIA C AS PESSOAS E C MUITA FORCA DE VONTADE TAMBEM,CLARO Q QUANDO CONHECI MEU NOIVO 4 ANOS ATRAS TENDO UM PROFESSOR PARTICULAR O INGLES FLUIU,BOM OQ TENHO A CONCORDAR C A NANNY E: A LINGUA E FUNDAMENTAL E O ESFORCO PESSOAL DE CADA UM TAMBEM, ESPERO Q ME ADAPTE TAO BEM AI QUANTO ME ADAPTEI AQUI, FINGUERS CROSSED!!