Tenho sotaque ou falo errado?

Uma das coisas que sempre comento com os alunos de inglês é que eu não corrijo sotaques.

Definição de sotaque: é uma maneira particular de determinado locutor pronunciar determinados fonemas em um idioma ou grupo de palavras. É a variante própria de uma região, classe ou grupo social, etnia, sexo, idade ou indivíduo, em qualquer grupo linguístico, e pode-se caraterizar por alterações de ritmo, entonação, ênfase ou distinção fonêmica. É também o nome usado para a pronúncia imperfeita de um idioma falado por um estrangeiro.

Sotaque faz parte da característica da fala de cada um de nós mesmo dentro do próprio país. Quem já teve a oportunidade de viajar pelo Canadá deve ter notado as diferenças de sons, entonações, velocidade da fala, etc, etc. No Brasil não é diferente. Dê um pulo no Rio de Janeiro e pegue um vôo direto para Porto Alegre e você perceberá o que estou falando, certo?

O importante é não pronunciar palavras erradamente. Ter sotaque, desde que compreensível e falar errado são coisas bem distintas, eh? (eh, muito usado pelos Torontianos).

Aqui está um vídeo muito bacana que imita vários sotaques! Descubra qual lhe parece mais agradável. Eu particularmente gosto muito do californiano (L.A) e achei que o texano deixou a desejar (como não gosto reparo muito...rs.r.s..). E você? Qual o seu preferido?

Have fun!!!!




Veja no outro vídeo a diferença de sotaque do querido Dr. House ( Hugh Laurie) que de americano não tem nada. Nesta brincadeira sobre gírias percebe-se o forte sotaque inglês (que eu acho um charme, mas não consigo imitar! :-( ).

3 comentários:

Lupatinadora disse...

Quando eu morava em Buffalo me falaram que há muitos apresentadores de telejornais de lá em várias partes dos EUA principalmente pq o sotaque é mais "leve". É muito parecido com o de Toronto, by the way.

Eu gosto dos que me parecem mais "neutros", como o da California.

Patitando disse...

Oi Nanny, me diverti muito com esse post! Muito interessante a moça com os diversos sotaques e ri muito quando ela chegou no francês... Ai ai!

Tb ri muito com o Dr. House...

Abraço!

Unknown disse...

adorei essa mulher.... o máximo...

quanto ao hugh lindão.. OMG... com sotaque original ele fica mais lindo ainda ai ai ai

beijos