Résumé, Cover Letter and Thank you Letter.

Nunca me preocupei tanto com a elaboração do meu currículum como aqui no Canadá!
No início da minha carreira eu usei um modelo de curriculum de uma matéria que saiu no Estado de São Paulo. Achei bacana, simples e objetivo e fiz meu curriculum conforme as orientações da matéria! Nem preciso dizer que isso tem tempo!
Depois do primeiro emprego minha vida profissional sempre seguiu a linha dos convites e indicações de colegas de trabalho ou ex-colegas de trabalho. Nunca mais usei um curriculum, nem quando mudei de área.
Meu marido, então! Nem sabe mais o que é um curriculum. Por muitos anos como diretor de um jornal de grande prestígio em São Paulo, a carreira dele sempre foi feita através de novas propostas de trabalho, ou seja...a concorrência tentando roubar o bom profissional do outro...a primeira vez que ele entrou em contato com um Headhunter foi quando um deles entrou em contato com meu marido para fazer uma proposta da concorrência!
Eu sempre dava dicas aos amigos e conhecidos, afinal o que eu mais fiz nos últimos 6 anos foi participar da contratação de novos profissionais.
Agora me vejo as voltas com a elaboração do meu résumé. Até para trabalhar em loja no shopping você tem que apresentar um résumé eficiênte! Nos EUA, quando eu trabalhei lá, bastava preencher um formulário. Eles faziam as perguntas que interessavam a eles e você respondia e logo era chamado para uma entrevista. Résumé só para cargos mais altos! Não no Canadá!
Vi que a Second Cup estava contratando e só para saber como é que é eu perguntei à caixa: "Estão contratando aqui? Meio período?". -"Sim, se você tiver interesse traga o seu RÉSUMÉ que eu entrego para o meu gerente." -"Vocês não tem uma "aplication"? -"Não."
E como nós imigrantes, regra, somos qualificados, fizemos pelo menos uma faculdade e temos no mínimo 1 ano de experiência em nossas áreas é que queremos um trabalho bacana, começando em funções um pouco mais simples, tudo bem, mas de preferência em nossas áreas de atuação ou quem sabe até, mudando de profissão mas, queremos trabalhar naquilo que gostamos e somos felizes.
Para nos preparar para as diferenças culturais no ambiente de trabalho e na busca pelo primeiro emprego aqui no Canadá é que muitas agências patrocidas pelo governo oferecem cursos para elaboração de résumé, carta de apresentação (Cover Letter), carta de agradecimento (thank you letter), entrevista, linguagem corporal, etc
Um dos cursos, que é o que eu vou fazer, é o NOW (Newcomer Opportunities for Work) oferecido pelo Toronto District School Board que é gratuito e oferecido para todos os imigrantes legais no país.
Outra dica bacana que eu tive foi o Skills For Change. Lá você pode ter a ajuda de um consultor para fazer o seu curriculum de acordo com a oferta de emprego que te interessou. Você também pode participar das palestras, usar o computador, fax, impressora, copiadora e até o telefone, tudo de graça, desde que o propósito seja a busca por emprego.
Outra dica bacana, para quem é da área de turismo é o curso oferecido pelo ACCES Employment Service chamado Ready to Work. Para saber mais clique aqui.
O ABRIGO é um lugar onde os imigrantes de expressão portuguesa podem encontrar dicas e orientações de profissionais preparados para receber os "newcomers". Não achei o site deles mas o ABRIGO fica no térreo do Dufferin Mall , mesmo lugar onde você poderá dar entrada no seu SIN Card.
Quando comecei a escrever este post queria mesmo dar minha opinião. Opinião de uma imigrante com apenas 1 mês de Toronto. Vejo que não faltam oportunides para bons profissionais, temos muito mais oportunidades aqui do que no Brasil. A econômia continua aquecida e não faltam empregos. Só que: nós ainda não temos a experiência Canadense. Assim como quando saímos da faculdade e nos inscrevemos nas vagas de treinee, aqui nós teremos que ter paciência e vontade. Focar o seu mercado e segui-lo, persegui-lo...rs....porque as chances de crescer são enormes! Como disse o meu marido: "Eu sei que não vou começar a minha carreira e meu network no Canadá do ponto que estava no Brasil mas sei que em muito menos tempo ultrapassarei o ponto em que estava".
Aqui, todos os dias nós ganhamos! Ganhamos com a cultura, com a diminuição do stress pela violência, pelo aprendizado e aperfeiçoamento de um novo idioma. Com o aprendizado na busca do primeiro emprego Canadense!
Quero pedir aos amigos blogueiros, que já estão aqui no Canadá, que sendo possível, escrevam sobre suas experiências na busca do primeiro emprego. Sei que este é um assunto que aflige a grande maioria dos imigrantes que estão por vir!

12 comentários:

Anônimo disse...

Ola Nanny ... realmente escrevi tudo sem ordem ... vamus começar novamente ... =]

-Estou indo pro Canada com um Trabalho Garantido,já.(o dono da empresa será meu sponsor)

-agora a duvida, será que neste caso, a espera é grande tbm ???

Ana Celia disse...

Oi Nanny,
Eu fiz Skills for Change e recomendo muito. O curso dura 2 semanas e vale a pena para ter uma base geral. Depois do curso levei cerca 2 meses e meio para conseguir meu primeiro emprego. Fiz muito spam do meu resume para tudo quanto era vaga possivel e imaginavel...:)
E depois que comecei a ter retorno, haviam dias em que eu tinha duas entrevistas... em lugares longe como Mississauga e Brampton (detalhe: naquela epoca eu nao dirigia) e era duro ir de onibus...
Mas, como vc mesmo escreveu, o Canada tem muitas oportunidades, pegue o seu primeiro emprego, para ganhar experiencia e depois se vc nao gostar, procure outro que pague melhor... depois do primeiro emprego (na sua area) outras propostas apareceram muito mais facil. Eu ja tive 2 empregos e meu marido 3 isso num periodo de 3 anos.
Um site muito bom alem do workopolis e' o http://www.jobsetc.ca/

Caso precise de mais alguma informacao e' so' escrever e tentaremos ajudar...:)

Bjs e boa sorte,
Ana

Nanny Kyrillos disse...

Oi Gabriel,
infelizmente não sei te dizer como funciona e quanto tempo demora quando você já tem um trabalho aqui.
Espero ser rápido pois qual empregador vai querer ficar esperando, não é mesmo?
Boa sorte e se puder passe aqui para contar como foi.
Abs
Nanny

Ana Paula disse...

Oi, Nanny, nem me fala! Aqui do outro lado do país, eu e o André estamos passando pelo mesmo sufoco. Tem hora que até desanimo de tanto mandar resume e não ter retorno nenhum. Nós dois já fizemos uma entrevista, cada um de nós. A minha não deu em nada, a dele a gente ainda está esperando...

Esses cursinhos que o governo oferece são realmente muito bons. Eu já participei de alguns workshops e um cursinho de planejamento de carreira. É TANTA informação que não sabemos nem por onde começar! Mas a gente chega lá!

Bjs!

:) disse...

Eh realmente de deixar a gente bem desanimada. Mas eu ja vim meio preparada (emocionalmente) pra passar por essa fase.. Vamos ver quanto tempo leva.. A gente soh nao pode desistir!!!

Bjs e muita sorte!!!

;)

Anônimo disse...

Oi Nanny chegamos a menos de um mes e estamos na mesma situacao
; resumes, cover letter etc... Nunca pensei que fosse tao complicado e o tal do Network entao nem se fala !! Estamos partipando do ACCES - Enginner Connection. Comecamos na segunda e estamos justamente na fase de elaborar nosso resume. Boa sorte pra vcs valenca.andrea@gmail.com

disse...

Oi Nanny, tudo bem?

Pois eh, tambem estamos adorando Toronto, pelo menos nesse curto espaco de tempo!!! Ainda nao fez uma semana e estamos no aguardo da resposta para fecharmos um apartamento! Estamos sem casa e rotina!!! Vamos ver se ate a semana que vem ja teremos uma e ai tocamos o barco pra frente! Depois eu conto!!!
Um grande beijo
Lu

Dani, Annie e Luiz disse...

fiquei um tempo sem aparecer, pensei em vc essa semana, vim para ver as novidades e vejo que vcs já estão aqui na terra gelada!! Que maravilha! Esse comecinho é complicado, mas logo vcs conseguem, a maioria do pessoal recomenda alguns cursos que fizeram ai em Toronto. Estou aqui torcendo para vcs!!
Sucesso na nova terra!
Bjinhos.

Paula Regina disse...

Oi Nanny,
se preocupa não que todo mundo passa pelas mesmas etapas. Claro que para uns vai mais rápido e para outros menos. O meu marido que é engenheiro de telecomunicações conseguiu emprego na área dele no nosso segundo mês aqui mas eu que sou PR tenho que batalhar um pouco mais. Estou agora no meu placement (estágio não remunerado na área) mas que está valendo muuuito à pena pois está me levando aos contatos da minha área. E como a Ana Célia falou depois do primeiro emprego (a Canadian Experience realmente faz diferença) fica melhor. Sim, exige muuuita paciência e vontade! E como vc mesma disse vale muito à pena no final. Pelo que tenho visto o tempo médio para tudo se acertar é de um ano (entre cursos que vc citou, estágios não remunerados e trabalho de fato na área)
bjs

Unknown disse...

O meu foi feito muito tempo atras, em 2003. Chama-se Dufferin Peel Adult Learning Centre. Fiz em Mississauga. Eles tem um outro branch em Markham, se nao estou enganado.

No Centro de Informacao Comunitaria Brasil Angola nos tambem oferecemos os servicos por ti mencionados. Nao tem a mesma estrutura do YMCA, por exemplo, mas boa vontade e dedicacao nao faltam! Nosso website eh www.centrobrasilangola.org

O site do abrigo esta under construction: http://www.abrigo.ca/

Eduardo disse...

Olá blogueiros...
Sou formado em Ciência da Computação e trabalho com Análise e Projetos de Sistemas há 7 anos. Vocês poderiam informar-me uma boa fonte de pesquisas para trabalhos na minha área por aí?

Abraços à todos e até breve !

Eduardo de Freitas Carneiro
Software Engineer

Eduardo disse...

Olá à todos...

Estou matriculado em um curso de inglês de 4 semanas para meados do primeiro semestre de 2010 durante minhas férias do trabalho. Para aproveitar melhor minha estada em Toronto neste período, o que vocês me recomendam? Pois em 2011 após terminar minha pós estou pretendendo vir "de vez" e quero estar melhor preparado e atendo às novidades que possam ajudar a me estabelecer...

Abraços
Eduardo