Primeiro Aluguel.

Alugar uma casa ou apartamento no Canadá pela primeira vez, não é a tarefa mais simples que o imigrante enfrenta mas, é administrável e divertida.
Vamos contar um pouco do que encontramos por aqui.
O primeiro apartamento que fomos ver era de um Brasileiro que estava mudando do Canadá para um país da Europa. Ele tinha pressa na mudança e estava deixando tudo para vender. Cama, microondas, computador, etc...
O valor do aluguel era muito interessante, CN$ 550,00 ao mês para um apartamento de 1 dormitório. Fomos conhecer o apartamento no nosso segundo dia aqui. Nem preciso contar que nos perdemos e fomos parar super longe! Depois de um tempão é que nós perguntamos sobre a rua que queríamos e ficamos sabemos que já havíamos passado por ela, uns 20 minutos atrás! Mas valeu muito nosso engano. Aproveitamos para conhecer uma outra parte da cidade e tirar fotos na neve. Como disse: para nós tudo é motivo de diversão!
Após a parada do "Street Car", que é o nosso ônibus elétrico, ainda caminhamos umas 6 quadras até o prédio. A rua é muito bonita, como todas as ruas daqui, o prédio pequeno e...meio feio...
Fomos atendidos pelo "super" do prédio, uma espécie de zelador. O corredor cheirava a peixe e o tapete era sujo. Algumas coisas quebradas, mas até aí...vamos ver o apartamento por dentro. Até que era bonitinho...mas...estava fora de questão. Motivos: cheiro de peixe me deprime, tapete sujo me dá alergias e era muito loge de qualquer ponto de ônibus, metrô ou street car. Agradecemos e fomos embora. A noite a proprietária nos ligou para saber qual era nossa decisão, se nós havíamos gostado. Dissemos que sim mas que pretendíamos mesmo morar em North York. Thank you!
No dia seguinte seguimos a orientação da minha prima. Ela diz que os Canadenses são mais receptivos quando você já adianta exatamente o que quer, assim ninguém perde tempo. Então nossos telefonemas, para todos os telefones que anotamos de lugares que gostamos foram assim:
-"Olá, meu marido e eu estamos procurando um apartamento de 1 dormitório, apenas para nós dois, sem filhos ou animais de estimação e temos a intenção de gastar até CN$ 1.100,00 no aluguel, você tem algo disponível?"
Algumas respostas foram: "Sinto muito, nosso 1 dormitório é de CN$ 1.200,00" ou "Tenho sim, quando vocês pretendem mudar?"
Nossa resposta sempre foi: "Right away!" ou melhor...ontem...queremos mudar ontem...rs...
Assim marcávamos para ver o apartamento. Alguns nós gostávamos e outros não. Alguns pediram 1 ano (isso mesmo: 1 ANO) do aluguel adiantado, outros pediram um "fiador", outros apenas o primeiro e o último aluguel e os documentos que comprovam que somos imigrantes legalizados com permissão para trabalhar aqui.
Como disse o marido da minha prima: "Vocês ouvirão de tudo em relação a locação, não fiquem ansiosos, procurem bem antes de fechar contrato".
Finalmente achamos aqui, onde moramos hoje. Um prédio com saída direta para o shopping e para a estação de metro e onibus. No shopping nós temos uma boa praça de alimentação, supermercado 24 horas, farmácia, livraria, etc. Ao lado do prédio nós temos uma excelente biblioteca, cafés, lojas, etc
Nos pediram o primeiro e o último aluguel em "Money Order", o que é facil de fazer no banco ou nos correios. Pediram também meu extrato no banco Canadese (provavelmente para ver se teríamos um ano do valor do aluguel na conta) e uma renda. A renda eu comprovei com um extrato do dia de uma conta que tenho no Brasil que ainda recebo algumas pendências. No mesmo dia o funcionário do "rental office" nos ligou para dizer que estávamos aprovados. Mudamos no dia seguinte.

Resumindo, para os amigos que estão na espera de imigrar: nós demoramos 7 dias para alugar nosso apartamento e mudamos no oitavo dia. Muitos imigrantes demoram mais tempo, portanto separe o valor de um mês de Hotel ou outra hospedagem provisória até alugar seu cantinho. Se demorar menos de 1 mês é lucro.
Aluguel em Toronto é mais caro do que imaginávamos quando estávamos no Brasil, e olha que pesquisamos, mas para se ter o conforto de sair direto na estação de metro paga-se um preço, a média que encontramos foi de CN$ 1100,00 a 1300,00 para um apartamento de 1 dormitório com tudo incluso. Só chegando aqui no inverno para saber quanto é importante ter a saída para o metro, para quem não vai comprar carro, lógico!
Quando assinar o contrato, via de regra de um ano, tenha certeza que está incluso a água, luz e hydro (água quente).
Internet e telefone são fáceis de pedir e instalar. Nossa internet demorou 4 dias para ser instalada. Valeu a pena trazer o aparelho celular do Brasil desbloqueado. Você compra apenas o chip por CN$ 25,00 e não precisa assinar contrato de 2 ou 3 anos com a empresa. Assim você pode cancelar quando quiser. Isso é ótimo no início. Apenas certifique-se que seu celular é tri-band ou quadri-band.

9 comentários:

Sandra Vicente disse...

Uau!
Ótimo post e ótimas dicas. Principalmente sobre o celular.
Parabéns pelo apto. Poderiam colocar umas fotos depois?
Beijos,
Sanddra

Anônimo disse...

Muito bom o post!
Este apto que vcs alugaram é em North York?
Será que somos vizinhas?
Bjs

Anônimo disse...

Os alugueis são maiores do eu pensava tambem. Temos que poderar muitas coisas antes alugar, principalmente o frio e a escola para os filhos.
Em qual é o bairro voces estão?
Eu fiquei morando 1 mes proximo aa estação Warden, parecia uma bairro bem tranquilo.

Pegou o microondas?

Abração!
Marcel/SP
Marcel

bel disse...

cara nanny
sou isabel
tb sou de Campinas e estou para iniciar um processo em setembro.
digo setembro pq percebi q preciso entregar junto com a documentação a minha nota do IELTS.
eu apenas comecei ler suas anotações no blog e gostaria de manter contato.
o q é o programa NOW

Sandro e Família disse...

Obrigado pelas dicas e informações que ajudarão muito nosso início em terras canadenses.
Sucesso !!

IdeadaDea disse...

Que legal que está tudo certo com vocês aì...
A busca pelo apartamento é realmente cansativa... Mas também tivemos sorte, pois 4 dias depois que chegamos jà estávamos nos mudando... conseguimos um contrato de 4 meses, para que possamos procurar algo melhor posteriormente!

Boa sorte para vocês!!

Abraços,

Déa e Marcelo

:= disse...

Sempre acompanho seu blog e tenho achado as informações muito úteis.
Boa sorte na sua nova vida e continue no contando tudo!
Bjs

Ana Celia disse...

Oi Nanny,
Nada melhor do que ter nosso cantinho...:)

Hydro=luz

Bjs e boa sorte,
precisando de algo e' so' escrever

Bjs,
Ana

silviamcb disse...

Olá Nanny, meu nome è Silvia e estou indo para Toronto estudar ingles por 6 meses com meu marido. Você sabe de algum apartamento de 1 ou 2 quartos para alugar? Em qual mês a temperatura começa a ficar insuportavel e abaixo de zero? Qualquer dica já me ajudaria. Bjs
silviamcb2005@gmail.com