Pagando a taxa final.

A correspondência que pede o pagamento da taxa final e o envio do passaporte explica também como você deve proceder neste ponto do processo.
A primeira coisa é colocar a(s) etiqueta(s) na capa do(s) passaporte(s) conforme a figura que vem como exemplo.
A seguir você deve ligar para o número (11) 5509-4343 - Consulado em São Paulo - e seguir as orientações para saber o valor exato da taxa em reais e o número da agência e conta onde o depósito deve ser feito.

A voz "eletrônica" diz, vá a uma agência do Banco Itaú Personalité já com o valor exato da taxa em reais já que o atendente não fará a conversão para você.
Valor atual: R$ 925,00 para o aplicante, marido,...blá...blá...blá
Favorecido: Consulado Geral do Canadá
Agência: 0033
Conta Corrente: 377018-02
Após efetuar o pagamento envie seu passaporte para o consulado com o comprovante do pagamento. Guarde uma cópia do comprovante para você!

As dicas:
  • Assim que efetuar o pagamento, peça ao caixa para imprimir o comprovante em duas vias. Alguns atendentes dizem que você tem que tirar xerox para ficar com uma cópia do comprovante mas a verdade é que o próprio caixa pode imprimir o mesmo comprovante duas vezes.
  • O Banco de Boston (onde pagamos a primeira taxa do processo) foi comprado pelo Itaú e as agências viraram Itaú Personalité. Acontece que o Itaú Personalité já existia antes da compra e se você tentar fazer o pagamento em uma agência que não era Banco de Boston anteriormente vai perder a viagem!
Explico: o sistema entre o Itaú e as novas agências do Itaú Personalité (que eram do Banco de Boston) ainda não estão trabalhando em sintonia. Isso significa que para o atendente as contas correntes do Personalité antigo tem apenas 5 números seguido de um dígito e as agências do antigo Boston são 6 números seguido de 2 dígitos...
Resumindo: Se você não quer perder a viagem, por enquanto, até alguém nos contar que tudo está normalizado, vá direto a uma agência que era do Banco de Boston ou descubra, após uma pequena fila, porque essas agências não são pop, que não é possível fazer o depósito ali!

Não culpo o consulado pela informação, já que isso é um problema no sistema entre os bancos, e não do consulado. Afinal eles tinham conta no Banco de Boston que virou Itaú Personalité e é exatamente esta informação que nos é passada!
Agora, convenhamos, eu havia lido algo do tipo em um Blog no início de novembro do ano passado(2006) e não pensei que um Banco que obteve um dos maiores lucros nos últimos anos aqui no Brasil precisasse de tanto tempo para sincronizar seus sistemas!
Como dizem no Canadá e EUA - Good for them!

8 comentários:

Anônimo disse...

Oba, chegou o pedido dos passaportes! Parabéns!!! Agora falta pouco, hein?

Paula Regina disse...

Oi Nanny ,
Obrigada pela visita no ERA e pela torcida. Boa sorte com tudo aí e nos vemos em Toronto!
bjs

Anônimo disse...

Acho que foi no nosso blog. rs Nós fomos, inocentemente, a uma agência do Itaú Personalité e, depois daquela pequena fila, descobrimos que não poderíamos pagar naquele banco. rs Fazer o quê? Até agora continua essa bagunça?

Abraço,
Carol

Anônimo disse...

Ola Nanny , parabens, deve ser um alivio......vi seu comentario sobre California Driver License (de maio de 2006) e estou numa situacao identica. Voce tem mais informacoes sobre a carteira de habilitacao? Mandou carta para eles? Como pagou?
Muito obrigado. Conrad e Ana Paula.
Se voce puder por favor responda para --- > Ap_cardona@hotmail.com

:= disse...

Fazia tempo que eu não passava por aqui e fiquei super contente com as novidades que encontei.
Parabens, muitissima sorte e que de tudo certo para voces!
Bjs

Ju disse...

Oi Nanny!

Passamos pela mesma confusão para pagar a taxa, o pior é que antes ligamos para uma agência do Itaú Personalite e perguntamos se poderíamo fazer o depósito lá, disseram que sim. Chegando lá, depois de ficar na fila nos mandaram para uma outra agência. Pior que não se pode confiar nem nas informações passadas pela própria agência!

Boa sorte pra vcs!! Agora falta muito pouquinho! Vcs já tem data de partida?

Beijos!

Anônimo disse...

Parabéns por mais uma etapa vencida.
O post sobre o Pernsonalité vai ajudar bastante para que muitos não fiquem na fila sem necessidade.
Abração

Coriolis Girl disse...

Oi, Nanny

Meu nome é Simone e estou iniciando o processo de migração agora. Venho lendo tudinho que você escreve, as dicas são maravilhosas!

Agora uma coisa intrigante: quer dizer que eu tenho que sacar em 1900 reais em dinheiro vivinho e andar na rua com todo esse dinheiro até achar uma antiga agência BankBoston?

Tem algum outro jeito ou vou ter que andar com esse $$$ na rua???

Bom, você não tem mais essa preocupação agora que está aí sã e salva em Toronto...

Abraços,
Simone
(acho que vou pra Calgary)