Cold calling is the process of approaching prospective customers or clients, typically via telephone, who were not expecting such an interaction. The word "cold" is used because the person receiving the call is not expecting a call or has not specifically asked to be contacted by a sales person.
Cold calling é um termo que todo newcommer irá ouvir e praticar até encontrar o primeiro emprego. Provavelmente usará esta técnica para encontrar o segundo emprego até encontrar o emprego dos seus sonhos.
Como definido acima, em inglês, o cold calling é uma técnica usada principalmente pelo telemarketing ativo, que muitos de nós, se não todos, odiamos!
Chegando ao Canadá e a procura do seu primeiro emprego, onde você quase não conhece ninguém, será a sua vez de postar-se atrás de um telefone e começar a trabalhar no seu próprio telemarketing! Seu objetivo? Vender-se!
Cursos como o N.O.W oferecem um módulo focado apenas no tema e uma aula prática onde você ligará para as empresas de seu interesse em busca de uma oportunidade. A idéia é que você descubra quem é responsável pela contratação na empresa na sua área de atuação. Se for o RH, a idéia é tentar burlar o departamento da burocracia e chegar direto em quem seria seu chefe se você trabalhasse na empresa. Ligando para esta pessoa, você pedirá uma oportunidade para uma 'entrevista informativa' pessoal ou por telefone mesmo. A maioria dos Canadenses, já habituadas a essa abordagem, são muito gentis e disponibilizam um tempo para conversar com você. Alguns, como esperado, não lhe darão atenção e você descobrirá a felicidade do telemarketing, que é transformar um NÃO em SIM.
Agendando a 'entrevista informativa', seu objetivo é mostrar ao potencial empregador suas habilidades e como elas se encaixam as necessidades da empresa. Se isso não for possível, seu segundo objetivo é iniciar um networking.
Vou dividir os temas em posts diferentes para facilitar o entendimento de todo o processo. Neste post falarei sobre a técnica do cold calling e nos próximos posts sobre a entrevista informativa, networking, resume e postura em entrevistas.
Cold Calling:
Ao iniciar a ligação tenha em mente o que você falará, o que você procura e como irá se apresentar. Vale a pena usar as técnicas de tom de voz, respiração, memorização e tudo mais que estiver ao seu alcance para parecer seguro, confiante e principalmente calmo durante a ligação. Algumas pessoas sofrem muito para utilizar essa técnica, mas eu garanto que com um bom treinamento, todos podem usufruir dessa ferramenta na busca de emprego.
Após superar o medo de ligar a um desconhecido, siga algumas dicas para ter sucesso no cold calling.
Introdução de abertura: apresente-se de forma dinâmica, simpática e entusiasmada. NÃO pergunte se é uma boa hora para uma conversa rápida, dando ao interlocutor a oportunidade de se desvencilhar de você.
- Hi, this is Jonh Smith! How are you?
- Is this a good time to talk? (não dê abertura - não use esta pergunta)
Inicie uma breve apresentação profissional. Diga algo como:
- I'm a Database Administration with 5 years of hands-on experience and I'm contacting you to enquire about your requirements for someone with my skillset.
em seguida mencione porque você se destaca dos outros candidatos:
- I'm certified on Database Platform A and B and in my most recent position, reduced database downtime by 23%.
Não há necessidade de fingir que você ligou apenas para conversar. Sua intenção é conseguir uma entrevista, portanto, vá direto ao ponto.
Ask for an interview. ie. "When can I meet with you in person?"
Não tenha medo de parecer inconveniente e pense nos seus objetivos nessa ligação. Aceite a rejeição se for o caso e parta para a próxima empresa da sua lista.
Cold calling é um termo que todo newcommer irá ouvir e praticar até encontrar o primeiro emprego. Provavelmente usará esta técnica para encontrar o segundo emprego até encontrar o emprego dos seus sonhos.
Como definido acima, em inglês, o cold calling é uma técnica usada principalmente pelo telemarketing ativo, que muitos de nós, se não todos, odiamos!
Chegando ao Canadá e a procura do seu primeiro emprego, onde você quase não conhece ninguém, será a sua vez de postar-se atrás de um telefone e começar a trabalhar no seu próprio telemarketing! Seu objetivo? Vender-se!
Cursos como o N.O.W oferecem um módulo focado apenas no tema e uma aula prática onde você ligará para as empresas de seu interesse em busca de uma oportunidade. A idéia é que você descubra quem é responsável pela contratação na empresa na sua área de atuação. Se for o RH, a idéia é tentar burlar o departamento da burocracia e chegar direto em quem seria seu chefe se você trabalhasse na empresa. Ligando para esta pessoa, você pedirá uma oportunidade para uma 'entrevista informativa' pessoal ou por telefone mesmo. A maioria dos Canadenses, já habituadas a essa abordagem, são muito gentis e disponibilizam um tempo para conversar com você. Alguns, como esperado, não lhe darão atenção e você descobrirá a felicidade do telemarketing, que é transformar um NÃO em SIM.
Agendando a 'entrevista informativa', seu objetivo é mostrar ao potencial empregador suas habilidades e como elas se encaixam as necessidades da empresa. Se isso não for possível, seu segundo objetivo é iniciar um networking.
Vou dividir os temas em posts diferentes para facilitar o entendimento de todo o processo. Neste post falarei sobre a técnica do cold calling e nos próximos posts sobre a entrevista informativa, networking, resume e postura em entrevistas.
Cold Calling:
Ao iniciar a ligação tenha em mente o que você falará, o que você procura e como irá se apresentar. Vale a pena usar as técnicas de tom de voz, respiração, memorização e tudo mais que estiver ao seu alcance para parecer seguro, confiante e principalmente calmo durante a ligação. Algumas pessoas sofrem muito para utilizar essa técnica, mas eu garanto que com um bom treinamento, todos podem usufruir dessa ferramenta na busca de emprego.
Após superar o medo de ligar a um desconhecido, siga algumas dicas para ter sucesso no cold calling.
Introdução de abertura: apresente-se de forma dinâmica, simpática e entusiasmada. NÃO pergunte se é uma boa hora para uma conversa rápida, dando ao interlocutor a oportunidade de se desvencilhar de você.
- Hi, this is Jonh Smith! How are you?
- Is this a good time to talk? (não dê abertura - não use esta pergunta)
Inicie uma breve apresentação profissional. Diga algo como:
- I'm a Database Administration with 5 years of hands-on experience and I'm contacting you to enquire about your requirements for someone with my skillset.
em seguida mencione porque você se destaca dos outros candidatos:
- I'm certified on Database Platform A and B and in my most recent position, reduced database downtime by 23%.
Não há necessidade de fingir que você ligou apenas para conversar. Sua intenção é conseguir uma entrevista, portanto, vá direto ao ponto.
Ask for an interview. ie. "When can I meet with you in person?"
Não tenha medo de parecer inconveniente e pense nos seus objetivos nessa ligação. Aceite a rejeição se for o caso e parta para a próxima empresa da sua lista.
2 comentários:
Excelente post!! Estou acompanhando e anotando as dicas! Obrigada por compartilhar essas informações!! :)
Oi Nanny, tudo bem? Me chamo Patricia e eu e meu marido estamos no processo provincial por Québec. Gostei muito das informações do seu post e coloquei um link no meu blog, tudo bem?
Um abraço e muito sucesso para você!
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