Politicamente correto.

Se há uma coisa difícil de manter-se fiel é com a filosofia do politicamente correto.
Ser politicamente correto significa agir de forma correta, não preconceituosa, preocupada com o meio ambiente, com os recursos naturais, com a alimentação, reciclagem, e também com o que se diz e faz no dia-a-dia.
Em muitos momentos ser politicamente correto no Canadá me faz refletir sobre quanto ainda temos a evoluir no Brasil em relação ao respeito aos direitos individuais, a privacidade, ao patrimônio público, entre outras coisas.

São vários os exemplos:

  • determinadas perguntas e comentários de foro íntimo são evitadas, principalmente no ambiente de trabalho. Perguntas ou comentários relacionadas à religião, orientação sexual, raça, idade e até estado civil, não são consideradas perguntas de bom-tom ou politicamente corretas. São consideradas perguntas constrangedoras;
  • cuidar do lixo, reduzir o tempo do banho, comprar produtos de empresas que respeitam o meio ambiente e os funcionários, ser politizado, engajado e voluntarioso são atitudes de bom-tom e valorizadas no Canadá;
  • Pensar no coletivo, naquele que vem depois de você, mantendo os lugares limpos (exceto o metrô de Toronto), funcionando, pagando taxas e tarifas mesmo que sem a supervisão de outros e principalmente ser confiável, é de grande valor para os Canadenses.
Por outro lado, algumas atitudes do politicamente correto me deixam intrigada. Uma delas é não desejar feliz Natal e sim feliz Feriado (happy holidays). Fui pesquisar um pouco mais sobre isso e descobri que existe um grande debate em relação a isso. Alguns afirmam que é uma questão religiosa. Outros, que é uma questão política/religiosa onde Republicanos são cristãos e Democrátas não (leia um texto interessante em inglês aqui).
Acho que por ser tão complicado viver em um regime tão severo do politicamente correto, onde donos de SUV's estão sendo discriminados por dirigirem carros que consomem muito combustível, a ostentação ficou brega e até a moda acompanha as mudanças de comportamento mudando o foco dos estilista (do luxo para o prêt-à-porter), e opções de produtos orgânicos ou do Fairtrade ficam cada vez mais conhecidos e caros é que surgiu esse super crítico e divertido desenho animado:

The Goode Family!


Vale a pena assistir e identificar-se com as situações que essa família (que tenta ser correta) passa para não fica mal vista perante a crítica sociedade politicamente correta!

2 comentários:

Patitando disse...

Oi Nanny, já conhecia a história do "Happy Holidays" e confesso que não me desce de jeito nenhum... Se é Natal, porque ficar inventando qualquer coisa?

Os outros valores entendo muito bem. Na verdade, uma das coisas que me atrai no Canadá é justamente o respeito pela individualidade dos outros e pelo bem comum. Tem algumas discussões interessantes sobre valores culturais em psicologia social que explicam bem isso, mas isso é assunto para um mega post rs...

Abraço!

Nanny Kyrillos disse...

Oi Pati,
eu adoraria saber mais sobre essas discussões sobre valores culturais que você mencionou!
Vamos trocar figurinhas!
Bjs