Esportes oficiais das Olimpíadas de Inverno 2010.

Para os que imigram ou estão na fila da imigração, uma das necessidades básicas é sentir-se parte do novo país. Além do idioma, a cultura local é de grande valia para a inserção do novo imigrante. Aprender gírias, expressões idiomáticas, história e geografia do país e obviamente suas manifestações culturais e esportivas faz com que o novo imigrante sinta-se mais próximo da realidade dos nativos. Para se ter um exemplo da mão contrária, imagine um novo imigrante canadense no Brasil. Alguém que não sabe nada da nossa política, tem sotaque ao falar português e não sabe nada sobre o carnaval e futebol ou mesmo MPB. Como ele se sentirá fazendo parte de um grupo em uma roda de bar? Ou na segunda-feira de trabalho pós campeonato de futebol? Qual será o quebra-gelo dele?
- "Tá frio hoje, hein?!"; "Que chuva!"; "Nossa, que calor!!!"

Essas serão as únicas possibilidades para se iniciar uma conversa que esse imigrante terá. É assim que você quer se sentir ao chegar lá?

Os esportes de inverno são muito praticados e acompanhados, não apenas durante as olimpíadas de inverno de Vancouver 2010, mas durante todo o inverno canadense (que em algumas regiões pode durar o ano todo!). Por isso, aproveitar a euforia das olimpíadas para aprender sobre os esportes oficiais é uma boa pedida.

Segue aí um resumão!

Alpine Skiing: (ou downhill): is the sport of sliding down snow-covered hills on skis with fixed-hell bindings. O que significa que o calcanhar do esquiador fica preso aos skis.
A prova em Vancouver aconteceu no Whistler Creekside. Canadá ficou em quinto lugar na competição masculina com Erik Guay e em sexto lugar no feminino com Britt Janyk. Saiba mais sobre esse esporte e suas categorias clicando aqui.

Biatlon: combina o cross-country skiing com tiro com rifle. A prova aconteceu no Whistler Olympic Park.

Bobsleigh: Ricardo Raschini é um dos precursores do esporte no Brasil e vem praticando desde 1.998 quando morava nos EUA. As competições ocorreram no The Whistler Sliding Centre.

Crosscountry: considerado um dos esportes mais exigentes da olimpíada é equiparado a uma maratona.

Curling: um dos esportes favoritos dos Canadenses e que exige muita precisão.

Figure Skating: um dos esportes mais lindos e emocionantes unindo força, precisão, dança, música e encanto. O casal Francês Yannick Bonheur e Vanessa James fizeram história sendo o primeiro casal negro a competir nas olimpíadas nesse esporte. Não foi a apresentação mais pontuada, mas sem dúvida foi a mais emocionante, pelo tema, pela música e pela maravilhosa performance do casal.

Para conhecer todos os outros esportes e seus competidores, clique aqui ou veja abaixo a matéria da SportTV.



E veja aqui uma das apresentações deste maravilhoso casal que levantou a platéia!

1 comentários:

Carlos ( KK ) disse...

Adorei o post. Adoro assistir esportes e confesso que estava com problema para entender alguns...

Outra coisa importante, saber e acompanhar esportes pode ajudar na socialização... Está todo mundo comentando sobre as Olímpiadas no trabalho.