Brazil takes off!!!

A matéria de capa da revista The Economist de 12 de novembro de 2009 deixa claro a visão que a comunidade internacional está tendo do Brasil atual.
O editorial da revista faz elogios ao desenvolvimento recente do país e diz que as previsões são de que em algum lugar, ainda nesta década, o país deve ocupar o lugar de quinta maior economia mundial, ultrapassando a França e Inglaterra.
Além disso, Obama elogia nosso presidente dizendo que ""That's my man right here," (que eu entendo como: "Esse é meu camarada" e não: "esse é o cara"(clique aqui para ver o vídeo).
Para fechar com chave de ouro, Lula é considerado o brasileiro mais confiável, seguido de perto por Willian Bonner (conforme pesquisa da Datafolha realizada em novembro de 2009), e o Homem do Ano 2009 pela Le monde!!!
O que mais queremos?!?!?
O que mais queremos para esta década? Teremos a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016)! Já não estamos felizes?!
Eu, pessoalmente e honestamente, quero muito mais! Quero um país que realmente cuide de seus cidadãos, que cuide de providenciar uma educação de excelência, com professores bem remunerados, bem preparados e motivados e que isto não custe ao cidadão além do imposto já pago. Gostaria que o acesso ao sistema de saúde fosse mais justo e que os planos de saúde privados fossem apenas uma opção para aqueles que querem um atendimento mais luxuoso em hospitais que mais parecem hotéis! Mas que aqueles que não podem pagar o luxo pudessem ter acesso aos tratamentos mesmo que em hospitais com cara de hospital! Que os médicos pudessem viver dignamente atendendo a rede pública sem a necessidade de plantões desumanos seguidos por meses sem fim!
Mas o que mais desejo para 2010 é que nós brasileiros aprendessemos a não dar suporte aos que corrompem, as empresas que não pagam seus funcionários em dia ou não garatem seus direitos apenas para lucrar cada vez mais, para pessoas físicas que acham bacana contar que ficaram livres de uma multa por subornar um policial rodoviário ou que conseguiu um serviço público mais rápido por conhecer ´alguém de dentro´. Por mais indignados que ficamos ainda não sabemos como punir essas pessoas excluindo-as do convívio social com os decentes, corretos e honestos.
Quero um país onde jogar lixo na lixeira seja um ato natural, ajudar e respeitar os mais velhos, pedestres, ciclistas e motociclistas seja considerado legal, que dirigir dentro do limite permitido por lei seja ´cool´ e respeitar a lei do silêncio, não fumar em locais públicos nem dentro dos carros dos não fumantes, conviver harmoniosamente com seus vizinhos, educar os filhos a respeitar as normas de condutas sociais (a tão importante etiqueta que vovó nos ensinou) seja considerado super ´maneiro´.
E por último, mas não menos importante, quero um país onde o protetor solar seja subsidiado pelos nossos impostos e custe menos de R$ 5,00 o frasco para que realmente possa ser usado diariamente por todos, ajudando a prevenir o câncer de pele que acaba custando muito mais ao governo quando já adquirido!
Quero muito um país onde pessoas qualificadas, cultas e intelectualizadas, que poderiam fazer muita diferença no Brasil, não precisem imigrar para outros países em busca de uma melhor qualidade de vida e reconhecimento financeiro e profissional!!!

5 comentários:

Fernanda disse...

Olá! O seu comentário sobre a matéria disse que tudo! Não acredito nessas matérias dizendo que a economia do Brasil está melhor. Para estar melhor era necessário um salário mínimo que cobrisse as despesas básicas de uma casa, o que não acontece. Para mim estas matérias de crescimento econômico do Brasil só servem para "vender" um Brasil que não existe. Se a economia estivesse tão boa assim eu com certeza não teria imigrado para o Canadá.

Bjs e uma ótima semana para vcs!
Fernanda

Anônimo disse...

Eu tenho que comentar...um governo como o do Lula, que na minha opinião é o mais corrupto de todos os tempos, e o povo ainda o considera um ótimo presidente? Como o comentário anterior, o Brasil é uma farça, infelizmente só os mais esclarecidos conseguem ver isso, o povão está feliz com o futebol, samba e verão o ano todo! Economia, segurança,educação e respeito ao próximo? Essas são palavras que NUNCA poderão ser ditas sobre o Brasil.

Abs,
Paulo Dunlop.

Ma disse...

ótimo post!!!

concordo com tudo!!!

Mesmo com o "Brazil taking off" eu é que quero "take off" também, e aterrissar o mais rápido possível aí no Canadá.

Abraços.

Carlos ( KK ) disse...

Acho que esse povo que escreve essas revistas deveria passar um ano no Brasil com os filhos estudando nas escolas públicas e se tratando em hospitais públicos.
E a gente ainda comemora olímpiadas e copa do mundo.

Na minha opinião esse país está na casa do sem-jeito. O que é uma enorme pena!

Dra. Ana Maria Luna Ramalho disse...

Realmente seu comentário sobre a matéria resume tudo!
Além do mais, eu fico pensando, de onde vem todos esses cálculos?
Como pode o Brasil chegar a 5a maio economia do mundo tendo 70% da população vivendo na baixa renda, na pobreza, pra não dizer ainda na miséria, pois sair da linha da miséria foi somente um jogo político, onde a única diferença entre o que vive abaixo da pobreza e na miséria é o fato de eles terem comida, apenas através do bolsa família, que é uma vergonha!
Esse país, jamais será primeiro mundo com a mentalidade que tem!
Jamais irá se sobrepor a Inglaterra e França em saúde, educação e desenvolvimento!
Tudo isso é uma farça, comandada pelo excelente marketing social do nosso excelentíssimo presidente!
E vcs sabem porquê os paises de primeiro mundo acreditam? Pq não estão aqui! Não acompanham os escândalos! Eles tem acesso somente aos números mas não estão por dentro da nossa realidade! E esses números que eles vêem, exorbitantes, jamais são repassados a população! Eles estão socados nas malas, meias e cuecas desses políticos imundos do Brasil!
Bjs pra vcs,