Happy Anniversary!

O início da vida de um bebê tem as datas marcadas quase que diariamente: 1 dia de vida, 1 semana de vida, completar um mês de vida é um marco e os albúns para as mamães que querem guardar cada minuto do início da vida de seus lindos bebês trazem páginas coloridas para colar o primeiro cacho de cabelos, anotar o dia do primeiro sorriso, primeiras palavras, assinaturas das primeiras visitas e assim vai...depois as mães esquecem isso! Minha mãe não anotou no meu albúm quando eu peguei o avião pela primeira vez para morar sozinha nos EUA em 1998, já com meus 20 e alguns anos. Ela também não anotou no meu albúm a primeira vez que me decepcionei com o trabalho, com a faculdade, com o namorado e nem a primeira briga com meu irmão está anotada lá! Acho que as mamães fazem esses registros diários apenas no primeiro ano de vida...depois...ah...depois você já sabe andar, já fala umas palavrinhas, já come papinha...e um outro bebê nasceu na família e você não é mais a novidade. Aí...o seu álbum será apenas uma recordação para quando você crescer.

Acho que na vida do imigrante os primeiros meses, e principalmente, o primeiro ano são anotados diariamente. Todos os dias temos uma nova impressão, uma outra idéia do que antes era certo para nós. Uma nova experiência acontece e uma nova informação é assimilada e mais uma palavra adquirida para o seu vocabulário de Inglês ou Francês. Contamos os dias e comemoramos cada mês!

Hoje completamos 6 meses aqui em Toronto. Não digo Canadá pois acho que Toronto não reflete o Canadá ou, é a verdadeira cara do país. Ainda sou muito recém nascida aqui para saber.

Eu e o marido lembramos bem o dia em que tomamos a decisão de imigrar. Em 2005 estávamos exaustos da situação que acontecia no país. Eu acompanhava as CPIs do momento e hoje, 2 anos depois, li que José Dirceu sairá impune, assim como outros ladrões e corruptos. Também precisávamos de mais desafios em nossas vidas (apesar de que, viver no Brasil, em nossa opinião, é um desafio de sobrevivência diário) que nos trouxesse alegria de fazer as coisas e planejar um futuro melhor. Nós sabíamos, e sabemos, que o Canadá não é o paraíso e nem o Brasil o inferno, mas as perspectivas aqui parecem muito melhores.

Nascemos aqui num dia frio, nevando e cinza, mas lindo! Um dia lindo. Seis meses atrás passamos pela imigração com nossos documentos e ouvimos o primeiro e tão desejado WELCOME to CANADA! Fomos para o Hotel admirando a paisagem, linda, o lago Ontário, tudo branquinho, como nas fotos, como nos filmes. Como eu sou ligada as energias, tenho muita fé em Deus e acredito que tenho um anjo especial que olha por mim, tirei a conclusão de ter sido um presente divino ser um Libanês o taxista (país da minha avó-materna-imigrante, que adoro) e ter o San Charbel no console do carro. Bons presságios! Check-in e malas no quarto é hora de conhecer a NOSSA cidade! Apesar do encantamento, nós não achamos Toronto tão bonita assim até conhecer Downtown, Eglinton & Yong, North York, High Park! Nós estávamos em Chinatown, e desculpe-me se ofendo alguém, mas não é a parte mais bonita da cidade. Se a primeira impressão ficasse mesmo, nós já teríamos mudado daqui...mas...Chinatown não é Toronto e como toda criança que está da fase de engatinhar e tentar ficar em pé e dar os primeiros passos, você não desiste da primeira vez que estatela o bumbum no chão, certo?!

Os primeiros dois dias em busca de um apartamento para alugar foram suficientes para revermos nossos conceitos. Apesar de muitas pesquisas, descobrimos que de fato Toronto é muito cara e alugar um apartamento em uma região bacana e próxima de uma estação de metrô não sai por menos de $1.200,00 por mês. O limão custa $1.00 a unidade, ou 1 por 5 unidades, dependendo de onde você for comprar, portanto vale a velha estratégia de pesquisar antes de comprar.

Apartamento encontrado, chega a hora de comprarmos os primeiros móveis e lá fomos nós, assim como a maioria dos recém-chegados até a IKEA, comprar móveis com design lindo e preços acessíveis e para ser acessível você leva até sua casa e monta com as ferramentas inclusas no pacote. Muito prático. Muito bacana para quem gosta, como eu, de DIY (do it yourself - faça você mesmo).
Apartamento montado, é hora de ir atrás da escola de inglês para o marido que não teve a oportunidade de estudar inglês no Brasil por pura falta de tempo. Correr também atrás de atualizar e adaptar meu curriculum para os padrões Canadenses o que me fez parar no N.O.W por 3 semanas, e garanto, foi extremamente útil. Mas enquanto corremos atrás dessa primeira fase de adaptação o dinheiro apenas sai da conta e o estress de ver suas economias fazendo apenas o sentido da saída e nunca da entrada na conta bancária começa a dar sinal de vida. Correr atrás do primeiro emprego não significa apenas voltar a engordar a conta bancária mas também a primeira e famosa experiência Canadense. Isso aconteceu para nós 2 meses e meio do nosso nascimento. Esta fase varia de imigrante para imigrante e gira em torno de: já vir empregado e 6 meses. Eu segui as orientações que tive durante o N.O.W e fui atrás mesmo. Primeiro emprego garantido, hora para entrar e hora para sair, período integral e bom salário, que garante uma vida boa (ainda não como desejamos, mas boa) para nós dois. Podemos sair nos finais de semana e economizamos em 3 meses o que levaríamos uns 6 no Brasil. Sabemos que assim que o marido também começar a trabalhar a situação financeira será ainda melhor e a situação emocional também, até porque, trabalhar é uma forma de se sentir integrado a sociedade.

Enfim, de uma forma geral, nesses 6 meses, garanto que os bebês estão evoluindo bem e dentro do esperado. No próximo post conto os prós e contras que enfrentamos até agora.

11 comentários:

Anônimo disse...

Oi Casal!
Adorei ler o relato e parabens pelos 6 meses
Estou curiosa para saber quais foram seus pros e contras
Nós já passamos um pocuo de 1 ano de Canada, e qualquer dia tbém vou falar sobre nossas impressões pós 1 ano
Beijos

K disse...

Que bom que os "bebês" estão bem. É muito legal ver esses relatos de quem já chegou a um tempinho. Muitos aniversários para vocês e não deixem de comemorar cada novidade.

Beijo,

Camila.

Sandro e Família disse...

Nanny

Muito boa a sua retrospectiva desse nascimento em terras canadenses.
Parabéns pelo primeiro semestre que logo se tornará primeiro ano com muitas realizações pessoais e profissionais.

Parabéns !!

Denis Monteiro disse...

Parabéns pelo seu aniversário!!!

O seu blog foi o primeiro que eu li (estudei completamente, hehe) depois de assumir o sonho de mudar para o Canadá.

Fico feliz que as coisas estão indo bem para vcs, e torço para que aconteça da mesma forma com todos os brasileiros que querem seguir o mesmo caminho, inclusive EU!

Abraços,
Denis

Anônimo disse...

Olá.
Parabéns pelo Blog e por postar suas experiências aqui, por mínimas que sejam, pois pra quem está aqui no Brasil fazendo planos pra partir ajuda muito, muito mesmo.
Me chamo Sérgio , sou designer gráfico e Web, e vou dar entrada no processo federal em outubro, próximo. Estou muito inclinado a ir para Torono. Estou pesquisando e vendo os prós e contras, vejo muita gente falando do custo Toronto, ser mais alto, por exemplo que Montreal e Ottawa, mais pelo que percebo os salários tende a ser maiores e o impostos menores por aí né... estou errado?!
Olha, se por acaso souber alguma coisa sobre esse mercado que eu trabalho, por aí e puder me dar um toque, ficaria-lhe muito grato.
Segue meu email: sousergio@hotmail.com

Parabéns pelas suas conquistas e muita boa sorte pra vce e seu marido.

sds,

sérgio santos
salvador-ba

myblog disse...

oi, Nanny
é muito legal o que vcs fazem, pois ajuda muita gente a entender a dinâmica da vida de imigrante.
Estou esperando o meu visto, pois meus exames acabaram de chegar em Tobago e estou pensando em que época ir. Qual é a sua área de trabalho? Minha área é comunicação e informação. Bom saber que vc gostou do NOW e 2 meses e meio para o 1o trabalho é muito bom. Parabéns e sucesso para os dois.
Adriana dw
piublue@yahoo.com

Paula Regina disse...

Oi Nanny,
é isso mesmo! nós mesmos vamos completar nosso primeiro aninho agora em setembro e já estou preparando um relato geral sobre o que é nascer em um novo país. O caso de vcs é exatamente o oposto do nosso, vc foi a bebê prematuro que começou a trabalhar com dois meses e meio e o maridão tá crescendo para batalhar pelo dele com a sua luta. Aqui em casa o meu maridão é o prematuro que pegou o emprego na área dele aos dois meses de idade (rsrs) e eu estou fazendo de um tudo para pegar o trabalho na minha área antes de completar um aninho! Então entendo bem quando fala de apenas uma renda entrando comparado ao que tinhamos no Brasil do casal colaborando em casa. Tenha certeza que as dificuldades emocionais deste primeiro ano são ínumeras e acabam por nos fortalecer ainda mais para outras áreas da vida!
Parabéns pelos seis meses!
gugu dadá pro ceis..

Ana Paula disse...

A gente também completou 6 meses de Vancouver. :) As experiências são bem parecidas... Parabéns! Os próximos 6 meses vão ser bem melhores! :)

Anônimo disse...

Nanny,

Vocês estão iniciando uma nova vida, cheia de esperança, planos e muitos desejos de sucesso.
O caminho não é fácil, e se vocês sairam do "paraíso do Lula" achando que as coisa iam ser fáceis, sinto muito, pois não serão. Certamente, serão esforços recompensados, com uma vida mais tranquila e segura.
Por aqui, parace que nada vai mudar. O orçamento do governo prevê mais um ano de assistencialismo sem futuro, apenas dar o peixe, mas sem nenhuma intenção de ensinar como se pesca.
O "vale fome", garantirá ao atual desgoverno, mais um breve período de pilantragem sem punição.
Por estas razões, esforcem-se e não olhem para traz. No país, vocês deixaram seus amigos e parentes. Não adianta termos o estúpido espírito patriótico apenas das épocas de competições, não adianta entoar canticos que falam "...sou brasileiro com muito orgulho e muito amor...", apenas para o futebol, talvez um dos mais corruptos esportes do Brasil.
Me cansa ver a impunidade, a corrupção, a fome, a doença nos hospitais e alta carga tributária, os maravilhos índices do governo e o povo na lama.
Tenham fé, tenham força e sejam felizes nesse país que dá oportunidades para aqueles que tem capacidade e que querem fazer algo melhor.
Infelizmente, muitos aqui, acreditam num comercial de televisão sobre um cigarro, onde um famoso jogador de futebol, o Gerson da seleção de 70, que falava assim: "...você tem que levar vantagem em tudo... certo?".
Desculpe-me por ir além do comentário e abrir o meu coração indignado com o país onde moro.
Mais uma vez, felicidades e em breve também iremos nascer!
Marcel

Paula Regina disse...

Super-trunfo Nanny!!!! Estou rindo sozinha até agora. Esta foi boa demais! é exatamente isso.
bjs

quebecanada disse...

oi

tô te adicionando na lista de links no meu blog, achei muito interessante o seu blog! vou passar mais vezes por aki, me add nos seus links se puder! ;) www.goingtocanada.blogspot.com