Os desafios da imigração.

Imigrar nos traz muitos desafios. Muitos foram previstos durante o processo de imigração mas outros chegaram apenas depois de já estarmos aqui. Quanto mais preparado o imigrante possa estar mais fácil será para superar os obstáculos iniciais mas, mesmo extremamente preparado, você não sabe quais serão seus verdadeiros obstáculos. No Brasil ou no Canadá, a vida ainda é uma caixinha de surpresas! Ainda bem!
Preparar-se é muito importante mas você tem que saber para que você está se preparando, certo? Aí vai o que nós encontramos como desafios!

(Brasil - Canadá)
  1. Morar um uma casa espaçosa, sem se preocupar em pagar aluguel contra morar em um apartamento pequeno e alugado, apesar de muito bem localizado mas, pagando bem caro.
  2. Poder receber a família e os amigos e estar perto deles. Poder dar uma paradinha na casa da vovó (ou de alguém que vc goste) entre o horário de trabalho e o supermercado apenas para dar e ganhar um beijo afetuoso contra não ter a família perto de você e nem mesmo os amigos fiéis que te conhecem como ninguém.
  3. Sentir-se confortável argumentando sobre qualquer assunto na sua língua mãe contra sentir-se um peixe fora d'agua em muitas situações, inclusive cotidianas, mesmo que você se considere fluente em Inglês ou Francês.
  4. Ter crédito na praça, conhecer seu gerente do banco e poder usar seu(s) cartão(s) de crédito com limite alto a ponto de você nunca ousar utilizar a metade dele contra não ter crédito algum, não conhecer ninguém no banco e não ter cartão de crédito a menos que você deposite o valor do seu limite como garantia do pagamento.
  5. Ter dificuldades em alugar um pequeno imóvel mesmo com dinheiro no banco pois você ainda não tem trabalho no país e não tem história de crédito e não tem um fiador, fazendo com que você receba propostas indecorosas como pagar 1 ano do aluguel adiantado contra procurar um apartamento que você queria muito morar e descobrir que o proprietário é vizinho do seu avó, que tem um excelente crédito na praça, e poder mudar no mesmo dia para assinar o contrato apenas uma semana depois. Fazendo tudo na base da confiança.
  6. Ter sua melhor amiga (quase irmã) como sua dentista e não se preocupar com o resultado de qualquer procedimento ou tratamento contra não ter a menor idéia do que esse cara aí de branco tá falando que eu tenho e o valor é..ah?!?!?!?! tudo isso?!?!?!?!?!? Vale pagar a passagem de volta e tratar com a amiga-irmã!
  7. Ter um emprego onde em 6 meses você foi reconhecida pela sua competência, apesar de que, o salário sempre deixava a desejar, contra ser tratada como uma pessoa que não tem a menor idéia do que está falando ou fazendo.
  8. Ter um bom carro com ar-condicionado e poder, mesmo que pagando caro pelos pedágios, e mais caro ainda para concertar o carro depois da viagem, dependendo da estrada, para poder viajar nos finais de semana contra não ter carro algum. (apesar de que o transporte público é mais do que excelente e tem Canadense que reclama muito da ineficiência do TTC)
  9. Para as mulheres: fazer depilação com aquela profissional maravilhosa e ficar linda em 30 minutos pagando apenas R$ 20.00 contra fazer você mesma sua depilação ou pagar C$ 50.00. Mesmo caso para a manicure e para a empregada que sempre tinha o cuidado de deixar uma jantinha para você esquentar ao voltar do trabalho. Fazer suas unhas mas nunca achar um lugar para amolar o alicate contra amolar o alicate em qualquer chaveiro descente.
  10. Não poder unir as coisas maravilhosas que existem no Brasil com as maravilhas do Canadá e aí sim, viver no paraíso!
  11. Ver suas economias indo emborar até você conseguir seu primeiro emprego Canadense.

(as vantagens)

  1. Ter medo de sair a noite, seja de carro ou a pé (vixi, nem pensar) contra andar pelas ruas sem qualquer preocupação carregando sua máquina fotográfica no pescoço, seu notebook na mochila e todos os seus cartões de crédito na bolsa.
  2. Conviver com os flanelinhas em todas as esquinas ou mesmo os "seguranças particulares" que te ameaçam caso você não pague a mensalidade contra não ver um flanelhinha nas ruas e os poucos mendigos que tem não abordam você mas pedem dinheiro através de uma cartaz!
  3. Ter que pagar escola particular, segurança particular, seguro saúde particular contra ter tudo isso de graça para todos.
  4. Conviver com uma sociedade injusta onde poucos são extremamente ricos e muitos são extremamente pobres e saber que a "justiça" acontece na grande maioria para os que tem dinheiro para pagá-la. Que denunciar à polícia não adianta na grande maioria dos casos e que a lei do silêncio impera nas favelas e bairros mais pobres contra ver que todos são respeitados pelas autoridades independentemente da conta bancária.
  5. Fazer novos amigos e conhecer pessoas inteligentes e com muita garra pois esta é a característica principal do imigrante.
  6. Conseguir voltar a poupar após conseguir o primeiro emprego Canadense.
  7. Vencer um grande e totalmente novo desafio!

Enfim, imigrar não é nada fácil, principalmente para o Canadá, onde você terá que se adaptar a um monte de culturas diferentes, onde a piada para um é uma ofensa para outro. Terá sua estima abalada enquanto prova a sua capaciadade profissional. Descobrirá que por mais fluente que você seja no inglês ainda falta muito para você se sentir integrado. Fácil não é, mas nossos olhos e mentes estão focados no médio e longo prazo, que acreditamos, é muito mais fácil do que continuar a viver no Brasil.

PS: Não poder lavar o banheiro e a cozinha por não ter ralo e acabar tendo que fazer uma faxina "a seco": é triste!

12 comentários:

Dani e Rafa disse...

OI Nanny
Ter saúde pública por aqui eu não acho vantagem não. Apesar de não custar nada aos nossos bolsos a qualidade oferecida do serviço é beeem questionável, qdo comparado aos serviços particulares do Brasil. Eu não me importaria de pagar novamente como fazia lá em troca de um bom atendimento e por um médico que me passe confiança.

Karol disse...

Oi Nanny,

Excelente post. É muito bom saber a opinião das pessoas que já estão no Canadá.

Um abraço

Familia 4M disse...

Ótimo post, relata que nem tudo são flores como pensam!
Todos nós passamos pelos prós e contras, e ainda bem que isso acontece, senão a vida fosse só de coisas boas ou ruins, não teria graça não é?
Beijos

Paula Regina disse...

Pois é Nanny! Bem colocado, principalmente a parte que vc diz que por melhor preparado que estejamos antes de deixar o Brasil, há muitas vivências e desafios que só vamos conhecê-los de verdade quando chegamos por aqui mas mesmo assim, já que não existe o paraíso (coisas boas do Brasil + coisas boas do Canada em um só país) eu ainda prefiro as coisas boas do Canadá e claro ter que lidar com a saudades constantemente.
*PS: Obrigada pelas palavras de carinho lá no ERA.
bjs

Anônimo disse...

Oi!!!

Eu concordo com suas palavras, mas tb ainda prefiro estar aqui...

Agora o que esta sendo mais dificil pra mim eh nao achar uma boa manicure.. hehe.. Alias o cabeleleiro que te falei eh bom, viu.. Gostei do trabalho dele!! (nossa como esse meu comentario soou futil!!! ahahahah)

Bjs!! e Saudades!!

;)

Ana Paula disse...

Maravilhoso. Mesmo estando preparados e SABENDO tudo isso antes de chegar aqui, viver na pele todas essas dificuldades é um teste de resistência e perseverança. Muito bem colocado!! :D

Lucas Cassol Gonçalves disse...

NANNY!!

Ótimo post! um dos mais realistas que pude ler nos últimos tempos =)

Não é fácil, mas tem muuuitas vantagens a imigração... a grande questão:

- Quando nos sentiremos em casa?

Um abração!

E muita força e paz...

Anônimo disse...

Nanny,

Meu nome é Bruna, encontrei seu blog através do Google e gostei muito das informações que você fornece para os interessados em mudar de país.

Eu e meu marido estamos planejando de ir para o Canadá também.
Gostaria de obter algumas informações com você para podermos nos planejar.

Meu e-mail é co_bruninha@hotmail.com

Aguardo seu contato.

Obrigada

Luiz e Dani disse...

Adorei o post.
Concordo totalmente com a depilação!!! E esse negócio de não ter ralo no banheiro foi meu primeiro choque aqui, rsrsrsrs...
Bjos e sucesso para vcs.
Dani.

Nanny Kyrillos disse...

Bruna,
mande suas dúvidas que eu terei o maior prazer em respondê-las.
Abs
Nanny

:= disse...

Acho que no Brasil tínhamos mais conforto material do que aqui, mas quando vamos pensar no conforto pessoal que é sair às ruas sem ter medo e morar numa sociedade mais igualitária não há comparação.
Sinto falta das mordomias que tinha antes (como faxineira, por exemplo) mas eu não trocaria o que tenho hoje pelo que tinha ontem.
Não sentir medo o tempo todo é uma das coisas mais importantes pra mim (fui assaltada 7 vezes em SP).
Adorei o post, faço minhas as suas palavras.
Bjs

Sandro e Família disse...

Nanny

Parabéns pelo excelent post, e tenho certeza que no próximo ano quando fizer um parecido o placar será diferente.
Os 11 x 7 a favor do Brasil tende a mudar de lado conforme o tempo for passando.

Abração