Trabalho voluntário.

O serviço voluntário é a atividade não-remunerada, que não gera vínculo empregatício nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim. Trabalho feito por livre e espontânea vontade.
Aqui, no Canadá, o trabalho voluntário é uma prática muito comum. O Brasil vem crescendo em relação ao trabalho voluntário e empresas do terceiro setor e OGNs (Organização não governamental sem fins lucrativos) e cada vez mais, ajudando comunidades necessitadas e a sociedade de forma geral. Muitas empresas privadas estão dando peso ao Curriculum dos candidatos que são voluntários em suas horas livres e estes acabam tendo mais chances de serem contratados. O programa "O Aprendiz" (TV Record com Roberto Justus)desenvolveu provas que incluiam o trabalho voluntário e a implementação de projetos viáveis em comunidades carentes.
Para os novos imigrantes, o trabalho voluntário pode ser a primeira quebra da barreira imposta pela falta da "Canadian experience".
O marido foi o primeiro do casal a ser voluntário aqui no Canadá. Ele soube, através de um amigo do curso de inglês, que a FIFA estava selecionando voluntários para os jogos do campeonato mundial SUB-20 ou UNDER-20 que iriam acontecer aqui em Toronto e fez a inscrição para ser voluntário via internet. Dias depois entraram em contato com ele por e-mail pedindo que ele confirmasse os dias e horários que ele poderia "trabalhar". Logo em seguida, ele foi avisado da festa dos voluntários e do dia para ir buscar a roupa oficial da FIFA. Ficamos impressionados com a organização de tudo.

No dia marcado o maridão foi até o local indicado para pegar 1 camisa, 1 camiseta, 1 tennis Adidas, 1 boné, crachá com permissão para entrar inclusive na área reservada à imprensa e um livrinho com orientação para o voluntário!
Logo no primeiro dia ele encontrou a coordenadora de todo o projeto e disse:
-Eu mandei um e-mail pra vc!
-O mundo mandou e-mail pra mim...rs..rs..rs
-(tirando cópia de todos os e-mails) Eu mandei esses aqui....
-Ah, lembro de você. Você trabalhou com marketing esportivo no Brasil, certo? Vem comigo. Você está com fome?
Ela o levou para jantar na sala reservada aos voluntários. Regra a comida foi muito boa. Incluindo peixes e as bebidas como refrigerantes e água, tudo de graça. Após a janta ela o levou para a recepção do credenciamento e disse ao maridão que ele trabalharia lá. Ele ficou responsável por receber e orientar todos que estavam envolvidos com os jogos inclusive a imprensa internacional. Foi uma experiência e tanto. Para ele, um momento muito bacana foi quando ele disse que não falava muito bem inglês e a coordenadora dos voluntários, com um enorme sorriso, disse: "Seja muito bem vindo. Se você tiver qualquer problema de comunicação, recorra ao seu parceiro. Vocês aqui trabalham em dupla. Fique tranquilo e divirta-se bastante!" Foi isso que o maridão fez!
Eu sou a próxima a ser voluntária. Vou trabalhar no Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF). Sou voluntária como intérprete e também no Roy Thomson Hall. Teremos um treinamento na semana que vem e o trabalho será na segunda semana de setembro.
Veja aí as fotos tiradas pelo maridão durante os jogos U-20.










6 comentários:

Paula Regina disse...

Nanny,
é realmente coisa de outro mundo (de Primeiro mundo rsrs) a forma como o voluntariado é PROFISSIONAL por aqui. Ontem mesmo eu e o marido fomos voluntariar em uma corrida que elvanta fundos para a pesquisa do Câncer de Próstata (patrocinada pela Rogers - empresa que o marido trabalha) na Toronto Island e também foi nosso primeiro voluntariado aqui no Canadá mas certamente o primeiro de muuuuitos!! A experiência é fantástica, dá gosto de ver e claro que para situações como a minha que ainda estou procurando emprego uma excelente maneira de networking!
bjs para vcs e quem sabe um dia destes não nos encontramos voluntariando em algum evento pela vida...

K disse...

Que legal! Nem que seja só pra treinar o inglês tá valendo. E como vocês ficam sabendo dessas oportunidades?

Beijos,

Camila.

Thelma disse...

Ai, Nanny, agora até fiquei com vergonha, viu? Moro aqui faz um ano e ainda não tive a decência de procurar um trabalho voluntário. Mas desse ano não passa!
Ah, adorei as fotos, viu?

Nanny Kyrillos disse...

K,
nós ficamos sabendo das oportunidades através dos sites da FIFA e do TIFF por serem assuntos que gostamos, mas você pode procurar em sites de voluntariado mesmo. Se não estou enganada, toronto tem um site que divulga isso. Tente no Google.
Abs

Murilo Elbas disse...

Muito obrigado por este artigo. Ele despertou várias idéias dentro de mim. Estou indo morar em toronto no final de março. muito obrigadoooooooooooo.
Muita luz para você e toda aasua família. Um ano de muito sucesso, saúde, prosperidade e abundância.
Murilo Elbas
www.muriloelbas.com

Murilo Elbas disse...

Muit obrigado por este artigo. Estou indo morar em toronto no próximo mês de março com a minha família, e fico feliz com o trabalho voluntário levado a sério.
Parabéns e um ano repleto de prosperidade, saúde,abundância para você e toda a sua família.
Muita Luz
Murilo Elbas
www.muriloelbas.com