O primeiro emprego a gente nunca esquece!

Depois que terminei o chamado terceiro colegial, fiz o caminho natural da maioria dos meu colegas de classe, vestibular e faculdade. Alguns, como eu, passaram no vestibular logo após o colegial e não fizeram cursinho preparatório para a faculdade e terminaram o curso universitário aos 21 ou 22 anos. Eu me formei com 21 anos. No terceiro ano da faculdade eu comecei meu primeiro estágio em uma empresa alemã. Aprendi com a cultura séria e respeitosa (alguns dizem fria) dos alemães. Eu não tinha quase nenhuma experiência profissional. Já havia vendido água no vestibular ou bijux no colégio para ter uma grana para viajar ou comprar uma roupa...mas trabalhar...isso era outro papo.
Foi a primeira vez que eu experimentei as pressões que sofrem os executivos e o pessoal de vendas. Primeira vez que vi um "puxão de tapete", mentira, fofoca, competição, etc...
Até o colegial você vê todos os seus colegas de sala como amigos mas na faculdade você os vê e é visto como concorrente!
Como estagiário você é o "mané" que não sabe nada, que vai servir café, que vai buscar documentos no centrão de busão onde ninguém quer ir, enfim...mas você sabe que é a chance de ser, um dia, quem sabe, efetivado! No mínimo é o início da sua vida profissional. Vai ser o momento que você provavelmente vai encontrar as pessoas que por várias vezes irá reencontrar durante a sua carreira e, se você continuar na mesma área até a aposentadoria, você será funcionário um dia, chefe em outro, e também terá seus estagiários. Vai indicar um ex-colega de trabalho para uma vaga bacana e será indicado um dia. Aí você já adquiriu experiência e já conhece muita gente e, se por azar, um dia você ficar sem emprego você sempre terá seus contatos para buscar uma nova oportunidade.
Depois de tudo isso feito você resolve...bom, você resolve imigrar...é...imigrar! Mudar para um país onde a sua experiência não é a mesma dos profissionais da sua área em seu país. Onde muitas vezes o que você fazia nem existe ou sua profissão tem outro nome ou é "certificada" fazendo com que você, já com alguns cabelos brancos (mesmo tingindo você sabe que os tem) volte para o estágio anterior e se torne novamente um tipo de estagiário...mas agora...um estagiário mais experiente!
A busca pelo primeiro emprego tanto aqui no Canadá como aí (no Brasil) requer disciplina, vontade, pesquisa, preparo, coragem e contatos.
Apenas procurar os classificados nos jornais já não conta como procura de emprego. Conta como "dei uma olhada nos classificados". A verdade é que você tem que buscar seu emprego. Contar com a ajuda de amigos, familiares e conhecidos nesta busca. Ir atrás, fazer suas oportunidades!
Aqui é a mesma coisa. Apenas, em muitos casos, como o meu, você não conta de imediato com a ajuda de familiares, amigos e seu network de anos de trabalho. Você tem apenas seu résumé, sua capacidade de "vender" suas qualidades e sua apresentação. '' Óbvio que isso dificulta encontrar seu lugar ao sol mas não é impeditivo. Apenas dificulta!
Foi indo atrás e visitando os lugares onde eu gostaria de trabalhar que eu consegui meu primeiro emprego aqui e na minha área! Alguns lugares eu fui recebida de forma seca e super formal. Vi meu résumé ser jogado em uma pilha de papéis sem o menor constrangimento. Ouvi muitos não (mesmo porque NÃO eu já tinha, eu estava atrás do SIM) e um dia, finalmente, ouvi o tão querido sim!
Foi uma empresa que visitei e enquanto explicava o motivo pelo qual eu queria deixar meu résumé o dono, que estava perto, fez sinal à secretária para que ela me encaminhasse à sala dele. Fiz minha primeira entrevista ali mesmo, mas já havia me preparado (fazendo o N.O.W, por exemplo) e pesquisado tudo sobre os lugares onde queria trabalhar. Desta forma eu já sabia desde a fundação da empresa, o que ela oferecia, o mercado que atuava, etc. Na mesma hora fui encaminhada para outro prédio onde fiz outra entrevista e fui convidada a voltar a tarde para uma terceira entrevista. Voltei feliz da vida achando que sairia de lá com uma proposta de emprego mas foi um banho de água fria. "Apenas" fui apresentada para o responsável pelo departamento que tinha interesse em trabalhar. A entrevista foi rápida e eu fiquei decepcionada.
Duas semanas depois (numa sexta-feira) eu recebi uma ligação para uma conversa com outra pessoa na mesma empresa na segunda-feira. Por essas coisas da vida, eu tinha mais duas entrevistas para o mesmo dia. Cancelei as outras entrevistas e fui. Saí de lá com uma proposta de emprego part-time (lembra do estagiário, que topa quase tudo em troca da primeira oportunidade de experiência?) que aceitei na mesma hora. Tinha em mente que: esta era minha primeira oportunidade de entrar no mercado de trabalho Canadense em minha área e era minha chance de ter minha primeira experiência profissional Canadense! Trabalhei dois dias como part-time e recebi a proposta de começar full-time!
Escrevi este post, grande assim, apenas para dividir com os que estão aqui, ainda na procura do primeiro emprego, que as coisas podem demorar um pouco mas acontecem desde que você não pare de procurar e de se preparar para abraçar sua oportunidade e, para os que ainda estão no Brasil, que com planejamento, vontade, dedicação, estudo, você terá sua oportunidade nessa terra chamanda Canadá que nos recebe muito bem! Não permitam que pessoas e idéias pessimistas o tirem do seu foco e objetivo. Eu ouvi muitas coisas, positivas e negativas, e uma delas foi que eu não iria conseguir! Estou aqui para provar que consigo e que todos conseguem desde que busquem realizar seus sonhos com muita vontade!

20 comentários:

Sandra Vicente disse...

Parabens!!!!!!!!!!!!!!!

Sandro e Família disse...

Nanny

Parabéns pelo primeiro emprego e pelo excelente post contando a sua realidade na procura pelo primeiro emprego no Canadá.
Apesar dos pessimistas de plantão que sempre torcem contra, com certeza com qualificação e força de vontade conseguiremos nossos objetivos.

Abração

Anônimo disse...

Um otimo post motivador!
Parabéns, pessoas como você que conseguem sucesso!!!
Um forte abraço.

Anônimo disse...

Hey! Parabeeeeens! E olha que foi super rapido, hein? Lembro de quando vc saiu do BR. Nao faz tempo, nao! Eh isso q eu digo: se correr atras e fizer a tarefa de casa consegue. Tem que se preparar. Boa sorte, beijos
Sara

Dani e Rafa disse...

Parabéns Nanny.. É arregaçando as mangas que se consegue as coisas por aqui.. Com esforço e dedicaçào tudo dá certo.. Sucesso.

Anônimo disse...

Era justamente o que eu estava precisando ler hoje.
Muito obrigada!
Sucesso para vocês!

Zaninha disse...

Nanny, legal ouvir isso....essa é uma das minhas grandes preocupações nesse processo...bjs e continuo acompanhando seu Blog...

Rosana.

Vanessa Kirnicki disse...

Fico muito feliz por haver pessoas determinadas como tu, eu deixo me levar muito a baixo, tenho medo que os Nãos me façam perder a esperança.
Espero ter força para superar tudo isso.
Já agora o meu pai é alemão e os alemães são frios!

Um beijo enorme

Ana Paula disse...

Nanny, parabens!!! A gente ainda esta lutando do lado de ca, mas acho que ainda nao estamos nos esforçando o suficiente... o seu exemplo é uma prova disso. A gente ainda não foi bater na porta dos empregadores...

Ana Celia disse...

Parabens, Nanny! :)
Depois de batalhar nosso lugar no mercado de trabalho daqui com certeza nao tem como esquecer.

Bjs,
Ana

Anônimo disse...

Nanny,

Seu Blog e uma delicia e vc se superou nesse seu ultimo post. Lindo, honesto e muito motivador. Parabens!

Bem, mas deixa eu me apresentar ne?

Meu nome e Katiane e estou morando em Toronto ha um ano e 5 meses.

Eu vim pra ca com meu marido que eh canadense, mas estava morando no Brasil ha tipo uns 7 anos, devido ao trabalho dele. Quer dizer, ele foi pro Brasil por causa da empresa, mas depois acabou se apaixonando pelo Nosso Pais.

Nos conhecemos e nos casamos la e um ano apos nosso casamento a empresa aqui foi vendida e com a confusao, os canadenses que trabalhavam la foram trazidos de volta. E aqui estamos nos, desde dezembro de 2005.

No comeco foi bem complicado pq foi tudo muito repentino e meio que caimos de para-quedas aqui. Apesar do meu marido, Peter o nome dele, ser canadense, ele nao e de Toronto e alem disso, ficou mto tempo no Brasil (fala mto bem port. e acho que sente mais falta que eu, as vezes, hehe. Brasileirou de vez!) ou seja a experiencia tem sido nova para todos nos.

Eu entrei no processo de imigracao depois que cheguei aqui, pois como te disse, foi tudo muito corrido, e agora que o processo esta chegando no final.

Isso e complicado pq nao posso trabalhar nem estudar ainda (pelos programas do Governo) e etc. Ou seja estou aqui esse tempo todo tentando aprender e me virar do jeito que da ne?

Eu estudei ingles muitos anos no Brasil e pratico muito com o Peter, mas vc ja sabe que qdo a gente muda e que percebe que o esquema e mais complicado ne? Mas com o tempo meu inglezinho tem melhorado cada vez mais.

Estou fazendo uns curos de marketing/propaganda (minha area) na U of T na escola de Continuing Studies e estou gostando muito. La conheci algumas pessoas e fiz algumas amizades. Sao pessoas bem bacanas, colombianas.

Essas amizades tem sido super bom pra gente, mas confesso que ando na busca de mais amizades com brasileiros.

Um dia, descobri o Blog do Gean e atraves dele descobri essa rede super legal de blogs e amizades de brasileiros aqui. Nossa menina, viciei nesses blogs de brasileiros! Sempre que posso fico lendo e me divertindo, me emocionando e me identificando com todas as experiencias. To adorando isso, ja deixei comentarios em outros blogs tb e espero fazer boas amizades.

Tenho muiiiiiiiiiiitos amigos no Brasil e por mais bacana que todas as pessoas que conheco aqui sejam, sinto falta do nosso jeito brasileiro de fazer e ter amizades. E dificil explicar, mas acho que vc me entende ne?

Pelo menos eu tenho uma amiga brasileira aqui, ela tb e casada com um canadense e por muita coincidencia a gente ate ja se conhecia de vista, pois somos do mesmo mercado de trabalho.

Apesar da minha papelada da imigracao ainda nao esta 100% finalizada, consegui entrar num Co-op Porgram e estou no ultimo mes do meu Placement (3 meses no total). Tenho certeza que nao vou ser contratada aqui,pois eles nao tem nenhuma vaga e, na verdade, nem necessidade.

Mas ta valendo muito a pena ate pq nem posso trabalhar ainda e vou receber a carta de referencia com a famosa Canadian Experience. Ja e uma mao na roda para a busca do sonhado primeiro emprego aqui ne?

E uma emrpesa bem legal, fabrica de moveis para ambientes publicos e profissionais. Estou no depto de Marketing. Tenho aprendido bastante e trabalhado meu ingles.

Moramos atualmente em Scarborough, mas estamos de mudanca nesse proximo final de semana para Mississauga, ja ouviu falar? Pois e, estou animada com a mudanca.

Moramos em uma Town House, mas foi uma coisa provisoria e rapida que o Peter arranjou pra gente, digamos, "aterrissar". Ele veio primeiro do que eu e alugou essa casa que e perto da empresa dele, para que pudessemos nos ajeitar ate eu chegar e termos tempo para procurar um lugarzinho mais a nossa cara.

Casa e complicado pq alem de dar um mega, super, hiper, trabalho, fica bem mais caro.

Outra motivacao para mudar e que apesar da regiao que moramos ser muito gostosa e com casas fofas, eh uma area muito quieta, muito parada e isso realmente nao eh a minha sabe? Me deprime um pco, principalmente no inverno. Nenhum filho de Deus no meio da rua!!!Preciso de movimento!!!!

Enfim, estamos mudando para um apzinho, menor, mais pratico e mais barato, hehe. E outra coisa legal, eh que essa amiga brasileira que eu tenho aqui, tb mora la e vamos ser quase vizinhas. EBA!!!

Entao e isso, Nanny, falei um pouco de mim para vc me conhecer melhor, ja que eu ja te conheco um pquinho atraves do seu Blog.

Agora espero vc entrar em contato para que possamos comecar uma amizade bem legal, ok? Nao sei se meu e-mail vai ficar cadastrado junto com esse comentario (nao entendo nada de blogs) entao vou deixa-lo aqui:

katianealvarenga@hotmail.com

Ah, duas outras coisas super importantes sobre mim: tenho um filhao adolescente, fruto do meu primeiro casamento qdo eu era muuuuuuuuuuuito novinha. Ele veio comigo ne, pq sem ele eu nao aguentaria.
E a outra coisa e que sou de BH. Mineirinha...

Um beijo grande para vc e toda sorte do mundo no seu novo emprego!!!

Kati

Anônimo disse...

Oi Nanny, Parabéns !!! É como você mesma disse: a gente tem que criar a nossa oportunidade, e você fez isso muito bem !!! Me lembro de quando ainda estávamos no Brasil e trcávamos informações sobre recebimento de solicitação exames, passaporte etc, nossos processos foram bem próximos, mas eu só vim em Março. De lá pra cá continuo acompanhando sua jornada atraves do seu blog. Eu também já consegui meu primeiro emprego canadense, contrato temporário, mas em uma excelente empresa, e na minha área.Muito sucesso, abraços. Andrea Valenca valenca.andrea@gmail.com

Anônimo disse...

Oi Nanny!

Parabéns pelo emprego e pela garra!!!

Bjos

:= disse...

Foi ótimo ler esse post depois do pessimismo que ronda o grupo Canada Immigration.
Fiquei chocada com umas das msgs que era mais ou menos assim:
Se vc tiver muita, mas muita sorte mesmo, sua vida dará muito certo no CA;
Se vc tiver muita sorte sua vida dará certo.
Se vc tiver apenas sorte terá um trabalho como outro qualquer.
Realmente depois disso suas palavras são música para meus ouvidos.
Desejo a vc muita, muita sorte mesmo.
Bjs

Anônimo disse...

Oi Nanny
Adorei seu post e parabéns pela garra e determinação para seu 1º emprego canadense!
Boa sorte e tudo vai dar certo!!

Like a New Home Blog disse...

Olá Nanny!
Excelente esse post, me inspirou muito a nunca desistir do que sonhamos em fazer e do emprego que almejamos encontrar. Realmente não podemos nos acomodar nunca...
Esperamos estar chegando ao Canadá definitivamente em Setembro e claro, estamos muito apreensivos e preocupados quanto a questão emprego... enquanto isso vamos pesquisando o máximo que pudermos para ser mais fácil entender o mercado de trabalho aí...
Abraço
Adriane

Anônimo disse...

Nanny,

Tudo é uma questão de tempo. Todos os passos foram percorridos, os "nãos" ouvidos, assimilados e serviram de impulso. Agora que chegou o "SIM" é hora de comemorar e "passar o recibo" que todos podem alcançar o sucesso profissional e familiar.
Aos pessimistas, que dó "doceis"!
Muita sorte no seu emprego!

Abração!

Marcel

Ju disse...

Parabéns Nanny!! Muitas felicidades no primeiro emprego canadense! =)

Beijos!

Paula Regina disse...

Oi Nanny,
Parabéns pela determinação e tenho certeza que é isso que faz a diferença não somente para o imigrante no Canadá mas para qualquer momento e lugar da vida - o quanto de garra e disposição alguém está determinado a oferecer por uma causa! Eu estou aqui exatamente na mesma fase de "estagiária com experiência" buscando a efetivição e ao mesmo tempo indo atrás das oportunidades.
Não é mole não mas é certo que a hora daqueles que lutam chega.
bjs
Paula

Roberta Moura disse...

Vc descreveu sua experiência tão bem. É muito bom ver que vc venceuuuu e isso só mostra que vc só tem a crescer!!! Parabéns!!!
bjoos