Terminando o N.O.W Program


Hoje foi o último dia, das 3 semanas, do N.O.W Program e posso garantir que vale muito a pena!
O objetivo do programa é facilitar a entrada dos "newcomers" no mercado de trabalho.
O curso aborda assuntos como: adaptar seu résumé ao "Canadian Standard", aprender a escrever uma "Cover Letter" e "Thank You Letter", como elaborar a carta de referência (inclusive trazer a carta de referência do Brasil é uma mão na roda - vou falar mais sobre isso), referências pessoais e profissionais (um deles será sua referência profissional), como agir em uma entrevista (inclusive a sua "MOC Interview" é gravada para você analisar depois, junto com seus colegas), hábitos Canadenses, como manter o emprego, direitos do funcionário, pesquisas de mercado de trabalho e salários, "networking card", "cold calling",etc
Uma infinidade de coisas que nós, imigrantes de todos os países, achamos que sabemos mas, descobrimos que ainda temos muito para aprender!
Confesso que amaria terminar o N.O.W já com uma proposta de emprego e começar a trabalhar na segunda! A fase da ansiedade está aí e não tem como negá-la! Não terminei o curso com uma proposta de emprego mas tenho a certeza que encontrarei uma posição no mercado com muito mais facilidade do que sem todas as informações que obtive no programa!
A estrutura do programa é muito boa. Mesmo imigrantes que já moraram em outros países disseram nunca ter visto um programa assim. Lá você terá acesso a computadores, fax, copiadoras, telefones (para "cold calling"), "handouts" e "Job Developers - JD" (como são chamados os nossos técnicos na busca de emprego) da mais alta qualidade e profundo conhecimento naquilo que fazem! E tudo isso de graça (tá bom...dos impostos que vamos pagar depois que começarmos a trabalhar).
Eu acredito que tive muita sorte com o meu JD pois ele é mais tradicional e bem detalhista e acho que seguindo seus conselhos eu tenho mais chances de acertar! Ele foi, e vai continuar sendo pelos próximos 3 meses ou até eu encontrar um trabalho, um excelente treinador! Daqueles que exige, cobra e ao mesmo tempo aconselha e é paciente. Eu realmente saí do curso contente com o meu novo Résumé e com a minha nova forma de atuar em entrevistas! Como já disse em outro post, eu estava habituada a estar do outro lado da mesa!
Durante o programa nós percebemos que imigrar não é simplesmente mudar de país e aprender o idioma, mas sim entender toda uma cultura com muitas regras "não escritas" que muitos de nós levaria muito tempo e alguns foras para perceber o que está fazendo errado.
Durante o curso você também receberá dicas de como se vestir e se quiser pode ser encaminhado para um serviço chamado "Dress your Best" que basicamente veste você para a entrevista e para a primeira semana de trabalho, tudo isso por apenas $ 25,00. Mas calma! Eu ainda não fui até lá para ver como é mas prometo que vou escrever um post sobre isso assim que eu conhecer melhor o serviço deles.

7 comentários:

Paula Regina disse...

Oi Nanny,
parabéns pelo término do Now. Eu também fiz e você descreveu bem a essência do programa e se você diz que deu sorte com o JD pode acreditar que deu mesmo e tenho certeza que pelo que diz você está com o Mike! Queria eu ter pego ele como JD (mas a gente nao escolhe isso). De qualquer maneira concordo muito com você de que sem este tipo de curso o imigrante "bate" muita cabeça no começo sem imaginar o que nos espera pela frente. Ah, e quanto a sua ansiedade em trabalhar entendo plenamente mas faça de tudo para segurá-la (exercício físico, terapias o que quiser) pois é um passinho de "bebê" por vez em direção ao trabalho. Eu agora estou na metade do meu contrato de Co-op (o trabalho que apesar de nao remunerado já é na minha area de atuação que eu tanto amo) e só em junho vou saber se serei contratada lá ou terei que voltar a aplicar as dicas do NOW no mercado! Veja que paciÊncia é a principal virtude que o imigrante precisa ter!
boa sorte e sucesso
Paula

Anônimo disse...

Nanny,

A primeira etapa está encerrada e desejamos que muito em breve você encontre o seu 1º emprego canadense.

Tenho lido blogs de outros amigos que chegaram ao Canadá e o roteiro é esse mesmo, mas não perca a fé, o entusiasmo, pois você terá êxito muito em breve.

Quando nós chegarmos aí também passaremos pelas mesmas angústias e expectativas e sabemos que tudo vai dar certo!

Muito boa sorte no caminho da aquisição da "experiência canadense".

Quando puder, faça um post sobre assuntos tratados no "NOW".

Abração a todos!

Marcel/SP

Anônimo disse...

Oi Nanny. Parabens por mais etapa. Nos tambem estamos terminado esta semana o nosso programa, no nosso participamos do engineering connection, um programa assim como o NOW , mas especifico para engenheiros. E assim como vc falou, tenho certeza que todas as informacoes que recebemos durante o curso estaremos bem mais capacitadas a iniciar no mercado de trabalho.
boa sorte pra vcs. Abraco
Andrea
valenca.andrea@gmail.com

Carol, Ênio e Leila disse...

Oi Nanny,
meus parabéns por mais um passo rumo ao primeiro emprego. Mal posso esperar pela minha vez. rs Por enquanto, fico de longe torcendo por vocês.
Um abraço,

CArol

:= disse...

Nanny, às vezes as coisas demoram a acontecer mas com certeza sempre acontecem. Eu espero que com vc tudo seja bem rápido!
Não se esqueça de nos contar assim que vc arranjar um emprego.
BOA SORTE!
Bjs

Ana Paula disse...

Oi, Nanny. Esses cursos são muito bacanas mesmo. O André fez um desse de 3 semanas e terminou na semana passada. Mas agora começa a fase da angústia. Mesmo dominando todas as técnicas, é muito complicado... eu não quero ser pessimista, mas tem horas que dá um desânimo! :(

Anônimo disse...

Ai, Nanny..
Eu ando num stress danado com essas cold calls...Meu coracaozinho nao aguenta assim nao.. ahahah..
Mas ta dando certo.. Pelo menos to mandando meu cv pra todo lado. Uma hora pinta, ne?

Bjs!!!

;)