Talking about money with Canadians.


No N.O.W Program discutimos diversos assuntos sobre o Canadá. Lógico que o foco é trabalho, como arrumar o primeiro emprego, como manter o emprego e o ambiente de trabalho mas, como trabalho está ligado a relações interpessoais, não dá para fugir do debate sobre a cultura Canadense propriamente dita.
Um módulo do programa foi dedicado a interesses gerais sobre o Canadá e sua cultura. Falamos sobre sigilo, privacidade, direitos humanos, proximidade física (nada de beijinhos) e muito bem colocado pela Andréa (Ex amiga virtual e agora amiga real que faz o N.O.W na mesma turma que eu): como o Canadense lida e fala sobre dinheiro.
A resposta do nosso instrutor foi a de que o Canadense trata o assunto dinheiro como algo particular e com certeza não vai sentir-se bem com a pergunta: Quanto você ganha?!

Para falar a verdade eu sempre achei a maior falta de educação alguém fazer esse tipo de pergunta. Muitas vezes eu vi este tipo de situação no Brasil e sempre me perguntava sobre o porquê da pergunta.

Em 99% dos casos infelizes que eu tive que presenciar o motivo da pergunta era apenas para comparar. Se o interlocturor recebesse menos o fulano-chato-competitivo-que-perguntou ficava feliz. Se fosse o contrário ele achava uma forma de depreciar o seu interlocutor!;

1% dos casos era por pura curiosidades e/ou inveja;

0% era para oferecer um salário melhor!

Eu sempre me perguntava qual era o motivo de uma pergunta tão indiscreta mas algumas pessoas achavam normal. Portanto, eu realmente não sei dizer se no Brasil é ou não normal este tipo de pergunta.

Chegamos a conclusão de que aqui no Canadá não é. Este tipo de pergunta é de foro íntimo! Que maravilha...não é a toa que eu me sinto em casa aqui no Canadá! Respeito é tudo aqui!

Mas todos nós queremos ter uma base mínima de quanto é necessário ganhar para viver aqui.

Conclusão: $ 40,000.00 a 45,000.00 (ano) já está ótimo para início e $ 60,000.00 a 65,000.00 (ano) você já pode considerar que recebe um ótimo salário. Nem preciso dizer que maravilhoso mesmo é acima de $ 100,000.00 (ano)

Observamos que tudo depende do seu estilo de vida, necessidades, tamanho da sua família, etc.

Mas para nós, que estamos no N.O.W aprendendo a fazer um résumé Canadian Standard, e ainda não temos Canadian Experience, arrumar o primeiro emprego remunerado já é excelente!

PS: aqui usa-se a vírgula primeiro de depois o ponto. Explico: R$ 100.000,00 (vírgula e os centavos). CN$ 100,000.00 (ponto e depois os centavos).

6 comentários:

Lucca disse...

Aqui no Brasil nunca foi considerado de bom tom perguntar o quanto alguém ganha, nem mesmo dentro da família. Ninguém da minha família nunca me perguntou o quanto eu ganho e eu nunca disse. Até aonde eu sei, na europa isto também é bem restrito. Na verdade, acho que isto transcende culturas, é uma coisa de classe social, pelo o que eu pude obeservar aqui e fora. Abs para vocês e boa sorte!

Sergio disse...

Também acho de muita falta de educação perguntar quanto alguem ganha. Na área do meu marido algumas vezes quando um avisa o outro sobre uma vaga interessante pode-se comentar alguma coisa, mas em casos muito específicos.
Outra coisa que acho horrível é quando perguntam o preço do plano de saúde ou da escola das crianças sem nenhum interesse que nao seja curiosidade. Acho de extrema falta de educação também.

Um abraço,

Marilena

Sandro e Família disse...

Como foi bem lembrado por você, a discrição é uma das qualidades dos canadenses.
Esse assunto de salário aqui no Brasil é na maioria das vezes apenas para se fazer comparações e checar quem ganha mais.

Parabéns pelo post.

Abraços

Anônimo disse...

Ainda bem que eh assim tao particular.. Tambem detesto quando gente fica fazendo mil perguntas pra tentar "adivinhar" quanto vc ganha.. Nem meu pai sabia meu salario....

BJs!!

;)
Conexao Toronto

Anônimo disse...

Nanny,

Quando sou questionado sobre o meu salário não me incomodo de dizer que ganho apenas US$ 10,000.00 por quinzena(líquido).
O sorriso amarelo da outra pessoa acusa que a pergunta foi idiota...
Será que gente que acredita???

Abração para vocês!

Marcel

Nanny Kyrillos disse...

Adorei!
Eu tenho um tio, medico, que respondia.
Nossa profissao nao e nada interessante fincanceiramente. Eu recebo R$ 1.000,00!...rs..rs..
Depois completava...mas o retorno de salvar uma vida me basta!...
A pessoa nunca sabia o que responder!
Sera que alguem acreditava tb?!...sobre a grana logico...heheheh