Résumé, Cover Letter and Thank you Letter.

Nunca me preocupei tanto com a elaboração do meu currículum como aqui no Canadá!
No início da minha carreira eu usei um modelo de curriculum de uma matéria que saiu no Estado de São Paulo. Achei bacana, simples e objetivo e fiz meu curriculum conforme as orientações da matéria! Nem preciso dizer que isso tem tempo!
Depois do primeiro emprego minha vida profissional sempre seguiu a linha dos convites e indicações de colegas de trabalho ou ex-colegas de trabalho. Nunca mais usei um curriculum, nem quando mudei de área.
Meu marido, então! Nem sabe mais o que é um curriculum. Por muitos anos como diretor de um jornal de grande prestígio em São Paulo, a carreira dele sempre foi feita através de novas propostas de trabalho, ou seja...a concorrência tentando roubar o bom profissional do outro...a primeira vez que ele entrou em contato com um Headhunter foi quando um deles entrou em contato com meu marido para fazer uma proposta da concorrência!
Eu sempre dava dicas aos amigos e conhecidos, afinal o que eu mais fiz nos últimos 6 anos foi participar da contratação de novos profissionais.
Agora me vejo as voltas com a elaboração do meu résumé. Até para trabalhar em loja no shopping você tem que apresentar um résumé eficiênte! Nos EUA, quando eu trabalhei lá, bastava preencher um formulário. Eles faziam as perguntas que interessavam a eles e você respondia e logo era chamado para uma entrevista. Résumé só para cargos mais altos! Não no Canadá!
Vi que a Second Cup estava contratando e só para saber como é que é eu perguntei à caixa: "Estão contratando aqui? Meio período?". -"Sim, se você tiver interesse traga o seu RÉSUMÉ que eu entrego para o meu gerente." -"Vocês não tem uma "aplication"? -"Não."
E como nós imigrantes, regra, somos qualificados, fizemos pelo menos uma faculdade e temos no mínimo 1 ano de experiência em nossas áreas é que queremos um trabalho bacana, começando em funções um pouco mais simples, tudo bem, mas de preferência em nossas áreas de atuação ou quem sabe até, mudando de profissão mas, queremos trabalhar naquilo que gostamos e somos felizes.
Para nos preparar para as diferenças culturais no ambiente de trabalho e na busca pelo primeiro emprego aqui no Canadá é que muitas agências patrocidas pelo governo oferecem cursos para elaboração de résumé, carta de apresentação (Cover Letter), carta de agradecimento (thank you letter), entrevista, linguagem corporal, etc
Um dos cursos, que é o que eu vou fazer, é o NOW (Newcomer Opportunities for Work) oferecido pelo Toronto District School Board que é gratuito e oferecido para todos os imigrantes legais no país.
Outra dica bacana que eu tive foi o Skills For Change. Lá você pode ter a ajuda de um consultor para fazer o seu curriculum de acordo com a oferta de emprego que te interessou. Você também pode participar das palestras, usar o computador, fax, impressora, copiadora e até o telefone, tudo de graça, desde que o propósito seja a busca por emprego.
Outra dica bacana, para quem é da área de turismo é o curso oferecido pelo ACCES Employment Service chamado Ready to Work. Para saber mais clique aqui.
O ABRIGO é um lugar onde os imigrantes de expressão portuguesa podem encontrar dicas e orientações de profissionais preparados para receber os "newcomers". Não achei o site deles mas o ABRIGO fica no térreo do Dufferin Mall , mesmo lugar onde você poderá dar entrada no seu SIN Card.
Quando comecei a escrever este post queria mesmo dar minha opinião. Opinião de uma imigrante com apenas 1 mês de Toronto. Vejo que não faltam oportunides para bons profissionais, temos muito mais oportunidades aqui do que no Brasil. A econômia continua aquecida e não faltam empregos. Só que: nós ainda não temos a experiência Canadense. Assim como quando saímos da faculdade e nos inscrevemos nas vagas de treinee, aqui nós teremos que ter paciência e vontade. Focar o seu mercado e segui-lo, persegui-lo...rs....porque as chances de crescer são enormes! Como disse o meu marido: "Eu sei que não vou começar a minha carreira e meu network no Canadá do ponto que estava no Brasil mas sei que em muito menos tempo ultrapassarei o ponto em que estava".
Aqui, todos os dias nós ganhamos! Ganhamos com a cultura, com a diminuição do stress pela violência, pelo aprendizado e aperfeiçoamento de um novo idioma. Com o aprendizado na busca do primeiro emprego Canadense!
Quero pedir aos amigos blogueiros, que já estão aqui no Canadá, que sendo possível, escrevam sobre suas experiências na busca do primeiro emprego. Sei que este é um assunto que aflige a grande maioria dos imigrantes que estão por vir!

E o alarme de incêndio tocou!

Antes de contar nossa maravilhosa experiência com o corpo de bombeiros canadense, quero agradecer a Ana Célia pela correção que fez em relação ao meu post anterior: Hydro = energia elétrica e não água quente. São essas as colaborações que fazem dos blogs tão úteis para todos nós! Obrigada.

Outros recadinhos rápidos:
Mirela, nós estamos 3 estações antes da North York. Acho que não somos vizinhas mas podemos nos conhecer qualquer hora;
Marcel, não pegamos o microondas pois já havíamos comprado, mas estamos atrás de um liquidificador..rs..rs..;
Isabel, depois vou fazer um post apenas sobre o programa N.O.W;
Déa, que bom que está tudo dando certo com vocês. Quem sabe um dia vamos até aí visitá-los;
Todos vocês, muito obrigada pelos post e e-mails.

Então vamos a nossa primeira experiência canadense com alarme de incêndio.
Alguns tantos anos atrás minha mãe veio conhecer o Canadá e ficou hospedada no Holyday Inn aqui em Toronto e voltou traumatizada para o Brasil. No meio da madrugada o alarme de incêndio tocou e as pessoas (maioria turista e sem treinamento para emergências) saíram correndo dos seus quartos e atropelando umas as outras pelas escadas. Minha mãe desceu 14 andares de pijamas e quando chegou no térreo ficou sabendo que era um alarme falso.
Até hoje minha mãe não gosta de andares altos nos prédios (para morar) e quando fica em Hoteis a primeira coisa que faz é verificar as saídas de emergências.
Nem imagina minha mãezinha que ontem o alarme do nosso prédio disparou as 11:30 da noite. Como eu estava exausta eu fui dormir mais cedo, as 11:30 eu já estava no décimo sono. Quando de repente aquela sirene mega alta começa a tocar. Eu totalmente sonada peguei o celular para desligar o alarme achando que já era cedo. O Rô, maridão, só sabia rir!
- Nanny, não é o celular! É o alarme de incêndio! Falou assim: Emergency, emergency, nesse "speaker" aí na parede!
- É mesmo? E o que a gente faz?
- Sei lá!
Abrimos a porta e não vimos uma alma nos corredores!
-Será que é um treinamento? (eu perguntei...ainda sonada no último grau!)
-Treinamento? A essa hora? Nanny, o treinamento foi semana passada, lembra? Acorda! Coloca uma roupa e vamos descer!
Lá foi a atrapalhada Nanny com um casaco comprido, calça jeans e chinelos Havaianas e seu respectivo marido de calça jeans, tenis e camiseta procurar a saída de emergência. O mais engraçado é que só fomos olhar o mapa do andar quando a emergência aconteceu (ainda mais eu que sempre zoeie com minha mãe da mania de saber onde é a saída de emergência!) e não tinha uma viva (nem morta, tá?!) alma nos corredores. Quando chegamos até as escadas foi que encontramos uma monte de gente descendo, civilizadamente pelas escadas. Num silêncio de dar medo! Saímos na lateral do prédio e não no shopping como imaginou o Rô.
Eu com frio nos pés e ele com frios nas mãos e braços, ficamos mais alguns minutos em frente ao prédio elogiando a rapidez dos 3 carros de bombeiros fazendo aquele barulho todo, com aqueles heróis (eu adoro bombeiros) carregando um milhão de ferramentas, seguindo sem medo algum prédio adentro...para logo em seguida dizer que tudo não passou de um falso alarme!

Mas olha a cena: gente tirando foto, com flash, da varanda! (o alarme ainda ligado e a voz no "speaker" gritando: emergency)- esses fulanos tirando fotos não estavam nem aí, né?! Ou já sabiam que não tinha incêndio algum?!
Uma senhora com 2 cães enormes, um branco e um preto, e um pijama de matar de desgosto qualquer pessoa mesmo que pouco entendida em moda.
A mocinha que colocou seu cachorrinho na malinha e o carregou escada abaixo. Ficou sentada, quietinha até ter permissão para subir novamente.
Dois caras salvaram seus notebooks! Estavam agarrados neles! -Muito certo, eu pensei!

Essa experiência fez com que eu e o Rô tomassemos algumas providências:
  • Nossos passaportes, cartões de crédito e documentos importantes estão juntos e de fácil acesso para nós;
  • O Notebook já fica na malinha dele para ser carregado;
  • Já olhamos o mapa do prédio para fuga em caso de emergência (viu mãe?!);
  • Da próxima vez eu coloco um tenis. Nada pior que uma emergência de Havaianas!;
  • Vamos dormir sempre arrumadinhos...pijamas na moda, né gente?! Nunca se sabe?!

Primeiro Aluguel.

Alugar uma casa ou apartamento no Canadá pela primeira vez, não é a tarefa mais simples que o imigrante enfrenta mas, é administrável e divertida.
Vamos contar um pouco do que encontramos por aqui.
O primeiro apartamento que fomos ver era de um Brasileiro que estava mudando do Canadá para um país da Europa. Ele tinha pressa na mudança e estava deixando tudo para vender. Cama, microondas, computador, etc...
O valor do aluguel era muito interessante, CN$ 550,00 ao mês para um apartamento de 1 dormitório. Fomos conhecer o apartamento no nosso segundo dia aqui. Nem preciso contar que nos perdemos e fomos parar super longe! Depois de um tempão é que nós perguntamos sobre a rua que queríamos e ficamos sabemos que já havíamos passado por ela, uns 20 minutos atrás! Mas valeu muito nosso engano. Aproveitamos para conhecer uma outra parte da cidade e tirar fotos na neve. Como disse: para nós tudo é motivo de diversão!
Após a parada do "Street Car", que é o nosso ônibus elétrico, ainda caminhamos umas 6 quadras até o prédio. A rua é muito bonita, como todas as ruas daqui, o prédio pequeno e...meio feio...
Fomos atendidos pelo "super" do prédio, uma espécie de zelador. O corredor cheirava a peixe e o tapete era sujo. Algumas coisas quebradas, mas até aí...vamos ver o apartamento por dentro. Até que era bonitinho...mas...estava fora de questão. Motivos: cheiro de peixe me deprime, tapete sujo me dá alergias e era muito loge de qualquer ponto de ônibus, metrô ou street car. Agradecemos e fomos embora. A noite a proprietária nos ligou para saber qual era nossa decisão, se nós havíamos gostado. Dissemos que sim mas que pretendíamos mesmo morar em North York. Thank you!
No dia seguinte seguimos a orientação da minha prima. Ela diz que os Canadenses são mais receptivos quando você já adianta exatamente o que quer, assim ninguém perde tempo. Então nossos telefonemas, para todos os telefones que anotamos de lugares que gostamos foram assim:
-"Olá, meu marido e eu estamos procurando um apartamento de 1 dormitório, apenas para nós dois, sem filhos ou animais de estimação e temos a intenção de gastar até CN$ 1.100,00 no aluguel, você tem algo disponível?"
Algumas respostas foram: "Sinto muito, nosso 1 dormitório é de CN$ 1.200,00" ou "Tenho sim, quando vocês pretendem mudar?"
Nossa resposta sempre foi: "Right away!" ou melhor...ontem...queremos mudar ontem...rs...
Assim marcávamos para ver o apartamento. Alguns nós gostávamos e outros não. Alguns pediram 1 ano (isso mesmo: 1 ANO) do aluguel adiantado, outros pediram um "fiador", outros apenas o primeiro e o último aluguel e os documentos que comprovam que somos imigrantes legalizados com permissão para trabalhar aqui.
Como disse o marido da minha prima: "Vocês ouvirão de tudo em relação a locação, não fiquem ansiosos, procurem bem antes de fechar contrato".
Finalmente achamos aqui, onde moramos hoje. Um prédio com saída direta para o shopping e para a estação de metro e onibus. No shopping nós temos uma boa praça de alimentação, supermercado 24 horas, farmácia, livraria, etc. Ao lado do prédio nós temos uma excelente biblioteca, cafés, lojas, etc
Nos pediram o primeiro e o último aluguel em "Money Order", o que é facil de fazer no banco ou nos correios. Pediram também meu extrato no banco Canadese (provavelmente para ver se teríamos um ano do valor do aluguel na conta) e uma renda. A renda eu comprovei com um extrato do dia de uma conta que tenho no Brasil que ainda recebo algumas pendências. No mesmo dia o funcionário do "rental office" nos ligou para dizer que estávamos aprovados. Mudamos no dia seguinte.

Resumindo, para os amigos que estão na espera de imigrar: nós demoramos 7 dias para alugar nosso apartamento e mudamos no oitavo dia. Muitos imigrantes demoram mais tempo, portanto separe o valor de um mês de Hotel ou outra hospedagem provisória até alugar seu cantinho. Se demorar menos de 1 mês é lucro.
Aluguel em Toronto é mais caro do que imaginávamos quando estávamos no Brasil, e olha que pesquisamos, mas para se ter o conforto de sair direto na estação de metro paga-se um preço, a média que encontramos foi de CN$ 1100,00 a 1300,00 para um apartamento de 1 dormitório com tudo incluso. Só chegando aqui no inverno para saber quanto é importante ter a saída para o metro, para quem não vai comprar carro, lógico!
Quando assinar o contrato, via de regra de um ano, tenha certeza que está incluso a água, luz e hydro (água quente).
Internet e telefone são fáceis de pedir e instalar. Nossa internet demorou 4 dias para ser instalada. Valeu a pena trazer o aparelho celular do Brasil desbloqueado. Você compra apenas o chip por CN$ 25,00 e não precisa assinar contrato de 2 ou 3 anos com a empresa. Assim você pode cancelar quando quiser. Isso é ótimo no início. Apenas certifique-se que seu celular é tri-band ou quadri-band.

Primeiros dias.

Agora que estamos com internet aqui em casa, volto a atualizar o Blog com mais freqüência.
Antes de mais nada, segue alguns recadinhos:


  • Victor, você perguntou sobre aluguel mas não deixou um e-mail ou contato para eu te responder, se quiser mande um e-mail pra nós, ok?!
  • Maria Farinha e família, nós adoramos conhecer vocês pessoalmente. Adoramos a pizza na sua casa! Thanks a lot! Vocês foram nossos primeiros amigos virtuais que conhecemos pessoalmente! Vamos marcar mais vezes, hein?!
  • Dani e Rafa, super obrigada por sua pronta resposta. Vamos ligar pra vocês em breve. Só agora vi seu e-mail com os telefones! Sua dica da padaria foi ótima!
  • Carol & Fernando,Paula Regina, Ana Célia, Luly e Wander, e tantos outros amigos virtuais, valeu a força!
  • Ricardo (de Campinas), boa sorte no seu processo, aproveite para estudar bastante o idioma, Inglês ou Francês (caso Quebec).

Nos primeiros dias aqui em Toronto nós pegamos todas as mudanças climáticas: um dia nevando, outro dia um azul lindo e não tão frio, um azul lindo e muito frio. Uma nevasca terrível que fez muita gente voltar pra casa mais cedo, um dia cinza e gelado, uma noite muito agradável...13C...e assim vai...

Esta última semana tem sido agradável apesar da previsão de neve para o domingo, será?! Com neve ou não, todos os dias para nós são ótimos! Saímos bem cedo e voltamos no fim do dia. Parece que não mas nós imigrantes já temos muitos compromissos logo que chegamos. O principal para nós era achar nosso cantinho para morar, tirar todos os documentos e conhecer melhor a cidade.
Depois de alugado o cantinho, fomos atrás de comprar as primeiras coisas para chamar o cantinho de "cantinho habitável"..r.s.r.s....destino: IKEA, Canadian Tire e Wal*Mart , lojas que farão parte de nossas vidas por um bom tempo, ou será para sempre?
Prepare-se para as primeiras despesas. Gasta-se muito no primeiro e segundo mês. Como já ouvi alguém dizer, não tem chá de panela ou a avó, mãe ou tia para ajudar a montar a casa.
Semana que vem começamos uma nova etapa. O Rô vai para a escola de inglês e eu vou iniciar o programa N.O.W.

Em busca de um lugar para morar.

Depois de 8 dias no Hotel, nós conseguimos alugar nosso apartamento. No nosso caso vou dizer que e um apertamento mas que está ótimo para o nosso início. Nosso prédio tem saída para o metro e para o shopping. Fica na Eglinton com a Yonge. Um cruzamento bem legal, com muito comércio, restaurantes, etc.
Não foi fácil bater perna no frio e as vezes nevando para achar um apto mas tudo sempre dá certo no final, não é mesmo?!..rs...
Para a locação nos foi pedido o extrato do banco canadense, passaporte com visto que nos permite trabalhar legalmente no país, um "money order" no valor do primeiro e do último aluguel e na entrada nós ainda pagamos o aluguel de março, pois o mês já havia começado, então nosso primeiro aluguel seria em 1 de abril e para entrar em março nós pagamos os dias que faltam para acabar o mês...ou seja...na verdade nós já adiantamos 3 alugueis.
Temos uma piscina semi-olímpica (25 metros) aquecida e coberta e uma área para tomar sol...quanto chegar o verão..rs..rs...isso tudo na cobertura do prédio.
Temos também uma academia que fica no prédio ao lado mas que faz parte do conjunto e portanto podemos usar.
A lavanderia fica no sub-solo com máquinas novas por cartão pré pago e não moedas.
Temos ainda direito a um armário no sub-solo para guardar bicicletas, malas...sei lá o que pq ainda não vi o tamanho..r.s.r.s...
Estamos na biblioteca ao lado de casa e meu tempo está acabando. Assim que nossa internet for instalada nós vamos atualizar o blog com nossas primeiras experiências por aqui!