Brazil X Canada - Money Matters!

São inúmeras as razões que fazem um brasileiro, ou qualquer outro imigrante mudar-se ou não para o Canadá. Sei que uma delas e talvez tão importante quanto a segurança, é o dinheiro. O que me lembra uma expressão que sempre me deixou intrigada: Money talks!

Infelizmente essa é uma grande verdade. Não conheço os quatro cantos do mundo (se é que o mundo tem cantos), mas acredito ser uma verdade universal. Um pouco mais de colorido em um país do que outro, mas quem nega? Money talks!

Após 1 ano e meio morando no Canadá, sem ter que pagar plano de saúde e com um excelente médico de família, que para a nossa sorte, tem seu consultório a 2 quadras do nosso apartamento, foi que levei o grande choque do plano de saúde no Brasil!

Quando visitamos a terrinha por apenas 2 meses decidimos que não faríamos plano de saúde. Nada nos aconteceu, por sorte, e por isso não podemos avaliar o atendimento pago pelo governo do Brasil e o do Canadá.
Desta vez estamos a trabalho e vamos ficar mais tempo e por este motivo decidimos que deveríamos voltar a pagar o plano de saúde por aqui. Mesmo que o mais simples, que cubra uma emergência por exemplo. Sabíamos que barato não seria, mas ainda assim é mais barato do que pagar um atendimento particular. Uma consulta particular em Campinas (SP) não sai por menos de R$ 280,00.

Procuramos o hospital que tem um excelente atendimento e um plano de saúde com preços até que acessíveis. Sou associada a este plano desde 1976. Cancelei apenas por 1 ano e meio, por causa da mudança. A volta foi como um cliente qualquer. Cumprir todas as carências sem choro nem vela!
Tudo bem! Não vou precisar mesmo! Se Deus quiser!

45 dias e R$ 580,00* a menos depois, precisei ser atendida no pronto socorro do hospital. Assim que entrei fui prontamente atendida, demora de 5 minutos e lá estava eu sendo atendida pelo médico. Como o caso era relativamente sério e os remédios não estávam fazendo efeito, fui encaminhada para fazer um exame e logo recebi uma visita de uma responsável pela parte administrativa do hospital. Como ainda tinha que cumprir a carência para exames complexos, eu teria que pagar R$ 150,00 pelo exame. Sinceramente, com a dor que eu estava, eu pagaria o que eles me pedissem! E os hospitais sabem disso, ou não!?

Mas a moça foi muito gentil e disse que como eu sempre fui associada ao hospital ela liberaria o exame e nós poderíamos pagar no dia seguinte. Ótimo! Nada como um bom histórico e um pouco de conhecimento! Afinal, meu avô foi sócio-benemérito do hospital (carteira número 6)! Quase um fundador!

Tudo ótimo se eu não estivesse com dores insuportáveis. Após o exame, chegou-se a conclusão de que eu deveria ser internada para passar por um procedimento cirurgico. O médico plantonista, com a delicadeza de um elefante, deixou bem claro que eu não seria internada se não deixasse um cheque de...adivinha...de...R$ 20.000,00! Isso mesmo! Você não leu errado não! R$ 20.000,00! Maravilha! Para quem não tem opção...faça o cheque e depois corre atrás, certo?!

Assim foi feito e todo o procedimento e internação correram muito bem! 20 minutos depois eu já estava no quarto (que só de hotelaria custou mais de R$ 600,00 por diária - nem hotel de luxo, hein?! Fala sério!) e no dia seguinte, bem cedo, recebi a visita do meu querido médico, que voltou de viagem para me atender e me operar. Ele me deu alta.

Das 8:00 da manhã até às 3:00 da tarde, do dia que recebi alta, o maridão, incansável, gastou todo o seu português e latim com a diretoria do hospital para entender o porquê do pagamento. Eu dei entrada no hospital como emergência e já tinha cobertura para isso! Após muita conversa e argumentação o hospital devolveu o cheque e pagou todas as despesas pelo plano de saúde!

Alívio geral da nação, mas a sensação de que o dinheiro é muito mais importante que a saúde ou a vida de alguém ficou clara e cristalina! Apenas no dia seguinte a minha internação, quando o departamento comercial abriu, foi que meu marido provou que nós tínhamos direito a cobertura pelo plano! E aí?! Se o cheque não fosse dado eu ficaria sem atendimento?! Eu morreria na fila?! Eu seria mandada para casa?!

Para os que estão preocupados com a minha saúde, fiquem tranquilos! Foi apenas um susto! Estou ótima e recuperada! Próxima semana terei um retorno com meu médico, pago pelo plano!

Para os que estão preocupados com o futuro da saúde no Brasil, fiquem mesmo! Somos a cópia perfeita dos EUA! Não tem plano de saúde...que pena...tenha muita fé!

MONEY TALKS HERE!!!

*R$ 580,00 é o valor mensal do plano de saúde para nós dois.

3 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara disse...

Infelizmente no Brasil saúde e educação são um luxo pra poucos. Abraços.

E a vida segue...

Paula Regina disse...

Que bom que você já está bem e recuperada! E realmente esta é a parte que eu mais amo aqui no Canadá. Tem dois meses eu precisei passar por vários exames por aqui e usei bastante a saúde pública canadense que não deixa nada a desejar e o melhor de tudo não gastei um tostão com nada!
js

De disse...

Afe que eh dificil saber o que doi mais, se a dor fisica ou a tristesa de ver a saude do pais nesse estado.
Pelo menos vc esta bem e o pior ja passou.
se cuida, viu.
Bjs.

;)