Wish you a Merry Christmas and a great Boxing Day!

Ano passado (2007) o nosso Natal teve cara de Natal dos filmes de hollywood. Estava frio, a neve já caía, as ruas estavam decoradas, a árvore mais linda que eu já vi estava no Eaton Centre (a árvore de Natal da Swarovski). Teve a parada do Papai Noel e guerra de neve na rua. Teve troca de presentes e um banquete feito pelo nosso querido amigo e chef de cozinha Aguinaldo.
Este ano foi muito diferente, o calor passava dos 30 graus, as árvores de Natal em alguns lugares também são lindas mas não chegam perto de algumas que vi ano passado e a troca de presente teve gosto de crise econômica. Assunto na pauta deste ano, tanto aqui na terra do sol e calor como aí, na terra do frio e neve! Dizem que a crise não chegou aqui e que recessão é uma palavra maldita, mas os economistas são categóricos em dizer que a recessão vai bater forte aqui e que a recuperação pode demorar 18 trimestres...como eu não sou economista eu só posso dizer que as principais ruas de consumo popular de São Paulo estavam lotadas, que de hora em hora os estoques das lojas foram abastecidos pelos caminhões que tanto atrapalham o trânsito da cidade e que não faltou presente embaixo das árvores.
Ano passado também foi o ano de uma nova experiência Natalina para nós: O Boxing Day! O dia Canadense da compra com desconto! A Visa Canada reportou que os canadenses gastaram em torno de $ 2 bilhões no ano passado, uma média de $ 328,00 por comprador. Algumas dicas dadas pela CTV para aproveitar o máximo do Boxing Day são:
  • Compare os flyers das lojas para saber os preços e organizar seu itinerário de compras;
  • Faça uma lista do que você quer comprar e tenha certeza de priorizar;
  • Verifique a política de devolução que está sendo praticada pela loja para o Boxing Day. Muitas coisas não podem ser devolvidas e são consideradas 'final sale';
  • Faça uma análise financeira pós Natal para saber quanto você ainda pode gastar dentro do seu orçamento;
  • Compre em dinheiro! Pessoas que compram com cartão de crédito tem a tendência a gastar 30% mais do que o previsto;
  • Vale a pena? Verifique o preço que você pagaria normalmente. Não compre apenas pelo prazer de comprar;
  • Compre aquele item que você paquerou o ano todo e não pode comprar antes da promoção;
  • Verifique a disponibilidade do produto mesmo antes de sair de casa. Se o preço é bom de mais para ser verdade e o flyer ou website da empresa não menciona a quantidade disponível do item desejado, é bem possível que ninguém vá conseguir comprá-lo simplesmente porque ele nunca esteve disponível!;
  • Se a compra for on-line, pesquise também nos sites americanos. Muitas vezes mesmo com as taxas e tarifas cobradas os preços ainda são inferiores por lá!;
  • Dê uma segunda rodada. Boxing Day pode parecer uma promoção de apenas 1 dia mas a verdade é que muitas lojas continuam com descontos em Janeiro e meio de Fevereiro para limpar o estoque para os itens da primavera;
  • Mesmo em promoção, barganhe! Você só tem a ganhar. Nas lojas grandes de rede é mais difícil a prática da barganha mas nas pequenas lojas isso pode funcionar muito bem!;
  • Vista-se para a ocasião. Horas de compras pedem um sapato confortável. Se for possível, deixe os casacos pesados no carro. Se as crianças forem com você, leve doces ou barras de cereal para enganar a fome. Leve algo para ler para distrair-se enquanto espera na fila do caixa ou do provador. (bem Canadense esse conselho, hein?!)

Para aqueles que não conseguem ficar sem comprar no Boxing day ficam as dicas, para os que , como eu, preferem um bom filme e a compania daqueles que ama, um Feliz Natal!

PS: Particularmente, eu e meu marido achamos o Boxing Day um teste de paciência. Fomos conhecer apenas por ser uma novidade. O preços não eram melhores dos que encontramos ao longo do ano. O que mais estressa nesse dia são as filas, falta de educação, empurra-empurra, etc! Uma boa forma de medir o seu QE!

5 comentários:

Anônimo disse...

Nanny,

Feliz Natal e um ótimo 2009!!
Espero que tenha se recuperado da cirurgia...
Sem querer ser intrometido, mas já sendo...
Por que vcs voltaram ao Brasil? Fazia parte do plano? Ou se decepcionaram com algo?

Mais uma vez, desculpe-me pela intromissão, mas às vezes, parece não fazer sentido, apesar de saber que vc tinha uma agência de intercâmbios...

Um abraço,
Felipe

Ju disse...

Oi Nanny,

tem algumas coisinhas equivocadas nas suas dicas...por exemplo sobre as lojas pequenas darem desconto maior, no caso quanto maior a loja melhor o desconto pq o preço de custo é mais baixo pra quem compra em grandes quantidades. É só pechinchar que dá pra conseguir um ótimo negócio!

Abraços,
Ju

Nanny Kyrillos disse...

Oi Ju,
as dicas não são minhas, como escrevi no post, são da CTV. Para ler na íntegra em inglês basta acessar o site deles. Eu tomei a liberdade de resumir e traduzir para o português.A única coisa que acrescentei no final foi que eu e meu marido não achamos o Boxing Day nada de mais!
Obrigada pela visita! Continue lendo o blog!
Bjs

Nanny Kyrillos disse...

Felipe,
vou tentar responder a sua pergunta em outro post. São muitos os fatores que levam alguém a sair ou não de seu país. Pelo tempo que venho escrevendo o blog eu já notei que muito querem impor seu ponto de vista...eu não sou assim, não! Eu deixo a vida me levar..rs..r.s..e planejo um pouco também!
Escrevo um post para conversarmos sobre isso!
Bjs!
Continue a ler meu humilde blog, ok?!

Sweet Canadian Life disse...

So' uma passadinha pra desejar um Feliz Ano novo pra voces!
Continue escrevendo, ta'?
e a gente continuara' lendo :-)
Beijos,
Denise
www.coelhocanada.blogspot.com