De Volta ao Canadá - Parte II - Será que vale a pena?


O grupo de discussão do Yahoo! foi muito útil para nós durante nosso processo de imigração. Foi lá que tivemos ajuda do Luis para saber onde pegar as declarações necessárias em Campinas -SP e também conhecemos a Maria Farinha, com sua família, (Diva que receberá um post especial sobre ela e seu trabalho, brevemente) que estavam imigrando na mesma época que nós e tornaram-se amigos e dividiram ansiedades e felicidades além da primeira pizza no Canadá.

Eu continuo no grupo e sempre que posso ajudo, mas recentemente travou-se um embate sobre o tema: "Vale a pena imigrar para o Canadá?"

Fiquei pensando que dependendo de onde você está e o que está fazendo da sua vida e do seu grau de satisfação com todos os aspectos dela, (trabalho, família, dinheiro, realizações pessoais, etc) esta pergunta terá respostas muito diferentes e em constante mudança, como as imagens de um caleidoscópio.

Quando chegamos a Toronto, ainda com neve e muito frio, ficamos encantados com a gentileza e educação de todos. Depois de um tempo ficamos decepcionados com a falta de educação e higiene, principalmente no metrô. Quando fomos ao Brasil, ficamos encantados com as novas estações de metrô de São Paulo e com a limpeza dos vagões e das próprias estações.

Depois da fase turista-residente-permanente-deslumbrado vem a fase da procura de emprego, das contas no início, no meio e no fim do mês, da adaptação do resumé e treino para as entrevistas. Cold calls, entrega de curriculum, etc, etc. Por diversas vezes você passa pela situação de ter questionado o fato de não ter experiência Canadense e consegue remediar o fato dizendo que tem experiência internacional e é fluente em 2 idiomas (se não mais).

Como seu telefone não toca, a não ser a Rogers oferecendo um pacote com tv+phone+internet+tudo que você quiser por um monte de meses e de graça até você descobrir que você vai passar muito tempo ao telefone com eles discutindo as contas, como no Brasil, pelo menos eu tinha muito o que reclamar com a NET (serviço de tv, internet em Campinas), o banho de água fria é inevitável. Suas economias fazem o caminho inverso daquele que você sonhava os números da sua conta-corrente começar a ficar desanimador.

Acontece que você é um imigrante e sendo assim, veio preparado para encarar as situações com ânimo e bom humor e lógico que sabíamos que o início não é nada fácil! (Dizem que ao abrir um empreendimentos você apenas investe no primeiro ano, empata no segundo e começar a ver o lucro no terceiro - parece que a teoria se aplica também a imigração).

Depois de um certo tempo, você já sabe andar pelas ruas com mais facilidade, conhece algumas pessoas e seu telefone já toca e as entrevistas começam a aparecer. Após 1 ano, nós já nos sentimos adaptados. Temos uma boa rede de amigos e já temos até lugares preferidos para frequentar.

Olhando o Brasil daqui, tudo o que ouvimos é que a economia está crescendo e as oportunidades aumentando. Olhando o Canadá do Brasil vemos que existem ótimas oportunidades mas que o crescimento é mais lento, porém mais estável.

Olhando o Brasil daqui, vemos como os Brasileiros são preocupados com a opinião dos outros e com o status. Para o Brasileiro, a impressão que dá, é que imigrar não tem volta. Que a volta ao Brasil é uma demonstração de incompetência e de vergonha! Acontece que imigrar é uma das diversas experiências que a vida irá nos proporcionar. Assim como casar e separar não significa incompetência emocional e abrir um empreendimento e fecha-lo não significa incompetência profissional, iniciar uma faculdade e mudar de idéia...e por aí vai...

Eu e meu marido, encaramos tudo como fases e como experiências.

Se vale a pena ou não, sinceramente, não sabemos. Sabemos que não queremos chegar aos 100 anos, isso mesmo, queremos viver muito, sem ter passado por todas as experiências que a vida nos deu, pelo simples medo de não dar certo.

Conhecemos imigrantes com mais de 20 anos no Canadá que sonham em voltar a viver no Brasil, imigrantes que quando tiram suas férias nem pensam em passar pelo Brasil e vão para outros locais do Canadá ou Europa, Caribe, etc. Também conhecemos imigrantes, como eu e meu marido, que continuam achando vantagens nos dois países.

Falando filosoficamente, acreditamos que não existe resposta para tal pergunta. Vale a pena imigrar? VOCÊ que sabe!

8 comentários:

Paulo Henrique disse...

Uhu! Voltou em grande estilo! Concordo integralmente. Tem gente que acha loucura esta história de imigração. Me olham meio atravessado, acho que pensando quão pouco patriota eu sou :)
Eu não ligo. Se der certo, vou pra lá, sim. E encaro tudo como uma experiência. Se decidir voltar mais tarde, no problem. Pelo terei cidadania canadense :)
abraços

Sandro e Família disse...

É engraçado como algumas pessoas querem impor suas experiências como regras em um assunto tão complicado.
Concordo quando diz que se vale a pena ou não só mesmo a pessoa poderá dizer.

Parabéns pelo post.

Abraço

Anônimo disse...

Parabens!
Acompanho seu blog silenciosamente. Nunca postei nada,
mas hj, nao aguentei.
Estou aqui no Canada quase 4 anos. Vim por casar com um canadense que conheci no Brasil. Adorei o 1. ano, empatei o 2., as portas se abriram no 3.ano, mas mesmo assim, eu e ele ainda nos questionamos se valeu a pena. Temos tudo aqui, mas algo enigmatico nos chama de volta. Resolvemos entao, investir la, ja que nossos filhos qdo vao ao Brasil, ficam doentes na hora de voltar. por que sera? rsrs e (quase nem falam portugues)Acabamos de voltar de la, foi 1 mes de muitas delicias. E estavamos em Brasilia, (cidade q dizem que nao tem lazer) Imagina se tivesse !!!!!
Parabens pelo post (2)
M. Guze
ps:esta eh a minha experiencia.Sem imposicao para ninguem. rsrs

Anônimo disse...

Parabens!
Acompanho seu blog silenciosamente. Nunca postei nada,
mas hj, nao aguentei.
Estou aqui no Canada quase 4 anos. Vim por casar com um canadense que conheci no Brasil. Adorei o 1. ano, empatei o 2., as portas se abriram no 3.ano, mas mesmo assim, eu e ele ainda nos questionamos se valeu a pena. Temos tudo aqui, mas algo enigmatico nos chama de volta. Resolvemos entao, investir la, ja que nossos filhos qdo vao ao Brasil, ficam doentes na hora de voltar. por que sera? rsrs e (quase nem falam portugues)Acabamos de voltar de la, foi 1 mes de muitas delicias. E estavamos em Brasilia, (cidade q dizem que nao tem lazer) Imagina se tivesse !!!!!
Parabens pelo post (2)
M. Guze
ps:esta eh a minha experiencia.Sem imposicao para ninguem. rsrs

Anônimo disse...

Nanny,

O Brasil mudou nos últimos anos, mas apenas para as classes menos favorecidas, em razão do diversos "vales-fome" mantidos pelo atual governo. Pelo menos antes isso doque a fome. A classe média sofre subsidiando os desmandos da base aliada e dos membros do partido no poder.
Como membro da classe média, sinto que gasto menos em diversão e mais em infraestrutura(escola, plano de saúde, transporte etc) que sobem seus preços todos os anos e em níveis superiores à minha "reposição salarial".
Hoje o Brasil está comovido com o assassinato brutal da Isabella, para qual gostaria que os culpados fossem exemplarmente punidos, mas vejo velhos e crianças no nordeste e regiões mais pobres morrendo lentamente de fome, doenças e inanição, castigadas pela voracidade da gula por dinheiro de "nosso" representantes na câmara, senado e no planalto, desviando verbas que seriam para dar condições mais dignas de vida para essa pessoas.
Quanto ao fato de imigrar, cada um terá que tomar decisão e olhar o que realmente quer. Eu sei o que quero e sei o quão difícil será para mim e minha família, mas não podemos ficar com medo e depois passar a vida toda lamentando.
Quanto ao Brasil, espero que mude de verdade, que luz da sabedoria brilhe em cada um de nós na hora de votar e que os nossos representantes façam aquilo que desejamos e leve o povo para condições dignas de vida.
Desculpe pelo excesso.

Logo logo estaremos aí, mas já não penso tanto em Toronto, você tem alguma opinião sobre outras cidades ou estados?

Abração!

Marcel

Nanny Kyrillos disse...

Marcel, gostei muito da sua colocação. Desde que sou pequena escuto e vejo a luta da classe média para não despencar para a pobreza e a dificuldade em criar os filhos e ter uma vida digna. Não existe preconceito com a pobreza, mas viver sem condições mínimas de saber que no outro dia você terá o que comer, realmente não traz dignidade nem orgulho de ser cidadão, seja qual for o país.
Obrigada pela visita.
Sobre outros lugares, tenho amigos de Toronto mudando para Alberta (cidades maiores), nós particularmente adoramos Montreal (mas não conhecemos muito o mercado de trabalho e sabemos que é famosa pelas ajudas do governo) e eu adoro Vancouver. Tenho um casal de amigos que mudaram para lá (de Toronto para Vancouver) mas estão pensando em voltar. Não sei bem o motivo, mas os dois começaram a trabalhar logo que mudaram.
Abs. Seja bem vindo ao Canadá e ao Blog.

Anônimo disse...

Ola Nanny!!!! Ha alguns meses atras escrevi pra vc (fazendo mil perguntas sobre imigrar p/ CAN, melhor opcao, etc...eu estava voltando de londres na epoca) e agora venho aki de novo escrever, pq ler eu sempre leio. Eu estou buscando um curso p/ Teacher Training visando lecionar no CAN mesmo e/ou outro pais. Apesar de estar buscando em varias escolas, ainda nao me senti segura em relacao a nenhuma delas. Vc poderia indicar alguma instituicao??? Meio vago, eu sei. Sorry though. Mto obrigada! Juliana

Luis disse...

Bela postagem!

Infelizmente, muitos são os que estão à busca de fórmulas mágicas e eficazes para 100% dos casos.

Ao fazerem a pergunta "imigrar vale a pena?" estão na verdade querendo evitar o trabalho de pesquisar, de analisar e de refletir. Estão atrás do atalho e não do caminho a ser percorrido.

Quem faz a tal pergunta ainda não parou pra pensar que como quase tudo nesta vida a resposta é: "SÓ DEPENDE DE VOCÊ"

Abraços, Luis.