A pedido do Gean (blog meu cantinho), coloco aqui um
link para o projeto que está tentando desvendar quantos são os brasileiros que vivem na província de Ontário. Sei que são muitos pois a toda hora eu encontro um brasileiro "perdido" por Toronto.
O Gean também
postou no blog dele sobre a falta de união entre os brasileiros e o fato dos brasileiros não darem importância a transmitir a seus descendentes a cultura brasileira ou ensinar o idioma português.
Sou brasileira sim, mas nem com tanto orgulho. Gosto muito de certas coisas da cultura como a música, arte e criatividade, gosto da facilidade que o brasileiro tem em conviver com pessoas, a tolerância em relação as diferentes crenças religiosas, nosso bom astral e senso de humor e também o idioma, que acho rico e lindo. Mas muitas são as coisas que me envergonham em relação ao Brasil e que definitivamente fez com que tomássemos a decisão de mudar de país. Tenho certeza que quando estamos absolutamente felizes em algum lugar (se é que absolutamente feliz existe) nós não mudamos, certo?
Já passei por situações chatas aqui devido a falta de educação de alguns brasileiros. Lembro de estar no metrô e uma turma de brasileiros entrar aos berros, colocando os pés nos bancos, paquerando as mulheres e falando bobagens. O que eles não perceberam (ou não queriam perceber) é que outras pessoas ali provavelmente entendiam português (seria subestimar a inteligencia achar que a grande maioria aqui é no mínimo bilingue?). Tudo bem que já vi mexicano fazendo as mesmas coisas, será que é um problema latino?
Não tenho vergonha de ser brasileira, mas também não tenho aquele orgulho de bater no peito e dizer que sou brasileira. Acho que no fundo sou do mundo e nenhum país será definitivamente o "meu país". Gosto de muitas coisas de cada cultura e não gosto de outras, ponto final. E será que se nossas famílias não estivessem no Brasil nós sentiriamos falta do país ou seriam apenas lembraças daquele lugar lindo que você visitou um dia? Tenho minhas dúvidas se temos mesmo saudade do país, da comida, etc. ou esta saudade é apenas um pretexto para não dizer que a única saudade mesmo é da família e dos amigos? Eu não sinto a menor falta, ou pelo menos, não senti ainda, de lugares, comidas, cheiros, lojas, restaurantes...nada do Brasil. Tenho sim saudade das pessoas que amo e que lá estão. Quando fui entrevistada para o meu trabalho, um dos entrevistadores (que é canadense) disse que ama o Brasil e que lá é sua segunda casa...eu disse que é a minha também (segunda casa).
Meu bisavô foi do Líbano para o Brasil quando ainda era jovem e recém casado, lá formou sua família, meu avô nasceu no Brasil mas estudou na suiça e sempre visistava o Líbano. Foi no Líbano que casou com minha avó que veio com ele para o Brasil aos 17 anos e grávida da primeira filha (minha mãe). Minha avó fala árabe, inglês, português (sem sotaque) e francês. Ela tentou nos ensinar o árabe mas só minha mãe aprendeu. Eu sei vários palavrões, comidas e vocabulário de sobrevivência (quando estive no Líbano até que não passei fome..rs..rs..) só que dos meus tios, ninguém fala árabe, todos já visitaram o Líbano junto com minha avó e todos, inclusive eu, adoraram! Todos recebem parentes quando eles vão ao Brasil visitar. Todos amam a comida árabe. Somos muito bem recebidos por parentes distantes que sequer vimos antes (inclusive uma tia-avó que tenho em Montreal)...mas depois de tantos anos, depois de ter construído uma vida, uma história, uma família, pergunta a ela se ela pensa em voltar para o Líbano, pergunte qual a pátria dela, com que governo ela fica indignada e qual programa de TV ela gosta (garanto que é uma das novelas da Globo).
Acredito que nós (meu marido e eu) ficaremos assim, como minha avó. Acredito que vamos construir nossa vida aqui, fazer nossa história e visitar sempre o Brasil. Tenho certeza que sempre receberemos bem nossos parentes e amigos e que seremos bem recebidos por eles. Tenho certeza que ficaremos indignados com o governo canadense e vamos assistir ao weather channel todos os dias pela manhã. Não ficaremos aborrecidos se nossos descendentes não quiserem falar português ou viver no Brasil assim como não ficaremos se eles quiserem!
Acho a união muito importante, mas será que tem que ser uma união por nacionalidade? Prefiro a união por interesses em comum e não apenas porque sou Brasileira.