Ponderando.

Hoje já estamos certos e decididos de que vamos imigrar para o Canadá mas antes de tanta certeza nós tivemos muito o que ponderar.
Acho que o mais difícil mesmo é pensar na família. Eu e minha família toda (que não é pequena) moramos um ao lado do outro, é um condomínio familiar! Sempre que um viaja o outro dá uma passadinha em frente a casa para ver se está tudo ok. Precisa de alguma coisa? Fica fácil recorrer à família. E nós, as mulheres da família, temos o costume de ligar uma para a outra quando estamos no supermercado para saber se falta algo. Como sentirei falta disso no Canadá! Já estou sentindo só de pensar!
Meu marido talvez não sinta tanto a diferença do dia-a-dia pois a família dele mora em São Paulo e nós em Campinas.
Os amigos também são uma questão séria. Meus pouco e fiéis amigos de verdade. Não falo dos conhecidos, mas daqueles amigos que escolhemos para serem nossos irmãos. Já sinto falta deles também. Me pergunto se vou encontrar amigos como os de infância no Canadá! Espero que sim! Espero criar vínculos tão fortes como os do Brasil.
Como eu já morei nos EUA e no Canadá eu sei como fazer para suprir nossas necessidades alimentares. Não tem nada que somos loucos para comer que não seja possível encontrar no Canadá, então isso vai ser fácil!
Resumindo, para nós a única coisa difícil de administrar é a saudade da família e dos amigos. Mas aí temos tanta tecnologia que nos facilita comunicarmos com pessoas queridas, que relaxo. Além disso penso em como é rápido vir ao Brasil em alguma emergência pois o meu bisavô levou 2 semanas e meia para ir de São Paulo ao Guarujá a cavalo e nós levaremos 8horas e 50 min de São Paulo a Toronto!

3 comentários:

Anônimo disse...

Oi,
Vc vai ver q fará amigos, q apesar de pouco tempo de amizade, parecerá q é uma amizade muito antiga. As coisas acontecem em um ritmo diferente, o entendimento das necessidades é mais profundo e considerado seriamente. E a solidariedade entre pessoas longe da família e amigos é fantástica.
Boa sorte.
Abraço

Nanny Kyrillos disse...

Cimenne,
essa é a minha expectativa.
Acredito que os amigos são a família que escolhemos.
Vc tem um blog também? Se tiver passa o endereço.
Abraços e obrigada pelo post.

claudia viajante disse...

também gostaria de emigrar para o Canadá, já vivi 3 anos nos EUA e comheço bem o leste canadense.Achei muito interessante teu blog pois dá várias informações,porém gostaria de saber em que situações poderia viver aí legalmente.tenho 51 anos,aí não se é velha com esta idade, sozinha, jornalista aposentadae tenho condições de me manter financeiramente. aqui no Brasil sou classe média, aí talvez seja considerada pobre. Domino ingles. email claudiabarcelloscavalcanti@yahoo.com.br