Será que esta é a melhor hora para sair do Brasil?

Acabei de receber esta matéria sobre o Brasil de um amigo canadense que me pergunta se eu realmente acho que esta é a melhor hora para sair do país! Eu não sei responder já que imigrar acontece por diversos motivos e muitos subjetivos que nem tem a ver com a economia do país. Eu por exemplo vejo que o Brasil vem realmente crescendo e são tantas as oportunidades que penso em me clonar! Ainda assim eu mantenho um pé no Canadá.
A matéria mostra alguns lados do Brasil e acho que vale a pena assistir. Se tiver dificuldade em entender o inglês, bom, aí você deve procurar a NK Coaching e começar agora o seu programa de inglês, seja para imigrar ou para aproveitar as oportunidades que o Brasil tem a oferecer!

Assista a matéria clicando aqui ou abaixo.

8 comentários:

Alvaro disse...

Ao assistir o vídeo me convenci mais ainda a ficar bem longe do Brasil...

Tatiana disse...

acho que uma coisa é crescimento economico outra é qualidade de vida e outras coisas. Isso tá longe ehehe

Carlos, Fernanda e Anna Luiza disse...

Depois do novo aumento para os parlamentares e ministros, sim, estou ainda mais convencido que é hora de sair do Brasil...urgentemente !! Concordo do o Alvaro !!

Ma disse...

Sem dúvida, agora é a hora de sair!!!
De que adianta crescimento econômico sem infra-estrutura, qualidade de vida e sustentabilidade?
O Brasil ainda tem muito que aprender...
Adorei o video, uma das melhores reportagens sobre o Brasil que já vi. E o nosso presidente, como sempre passando carão...
Estou citando o seu post no meu blog, ok??
bjos!

Com o pé no Canadá disse...

Nanny, o IELTS foi uma luta grande... acho q uma das maiores que ja tivemos... mas qdo a vitoria chegou a sensaçao é das melhores! O Rê foi preparado por três professoras...rsrsrs panico... nao medimos esforços. Mas é um alivio saber q valeu a pena.
Tbm ja esta adicionada aqui.
Bjs, Sa

Marden Bastos disse...

Oi Nanny,

Com certeza uma reportagem que mostra os dois lados do Brasil, a beleza e a riqueza de recursos, sem colocar o país debaixo do chinelo dos países ricos. Mas mostra os problemas sérios que temos e apesar da classe mais baixa hoje ter acesso a comprar geladeira, TV e telefone celular, isto não tira as pessoas da zona da probreza. E estes problemas de infraestrutura, saúde, violência, corrupção não vão ser resolvidos enquanto não houver muita seriedade por parte do governo e por parte do próprio povo.
De que adianta você ter um emprego satisfatório, ganhar descentemente e não poder usufruir disto de forma plena pois tem sempre alguém à espreita, no sinal de trânsito, na saida do restaurante ou do trabalho onde a sua vida pode valer uma merreca da carteira , um passe de ônibus, um celular ou qualquer outra coisa insignificante.
Meu carro dorme na rua quase todo dia, já dormi de porta sem trancar e garagem literalmente aberta aqui no Canadá.O máximo que aconteceu foi uma folha entrar lá dentro trazida pelo vento! Esta qualidade de vida não tem preço!

Anônimo disse...

O Brasil tem um GDP maior que o Canadá, assim como a Índia e a China. Mas cadê esse dinheiro para o povo? Isso ai é reportagem para gringo ver. O brasileiro é um dos povos que mais paga taxas no mundo e o que recebe em troca? Nada.

Anônimo disse...

Achei bem ponderado o seu post. Penso ser importante que os futuros imigrantes tenham o màximo de informação sobre a realidade no Canadá, que muitas vezes é retratado como verdadeira canaã para imigrantes qualificados de outros países. A vida de um imigrante qualificado aqui é tão dificultosa quanto a de um imigrante qualificado nos EUA, Inglaterra, Alemanha, Itália, Austrália, etc. A condição de estrangeiro, por razões óbvias, é sempre difícil. Sou estudante de mestrado em Montreal há 1 ano e 6 meses, período no qual conheci muitos brasileiros altamente qualificados que vieram para cá para serem residentes permanentes. Pessoas com mestrado/doutorado, fluentes no francês e no inglês que somente depois de trabalhar 5-8 anos em subempregos (i.e. garçom de restaurante português, entregador de jornal no metrô às 5 da manhã, sopradora de balão [!]) conseguiram algo em suas próprias áreas (advocacia, fisioterapia e ensino de física). Outros, nem essa sorte tiveram. Assim, a pergunta que cada candidato a imigrante deve se fazer é: quão ruim é a sua vida no Brasil? É uma vida tão tão tão ruim que valha a pena passar anos trabalhando em empregos cucarachas no Canadá, sofrendo preconceito velado? Percebo que algumas pessoas possuem uma fantasia e um deslumbre sobre o que seja a vida no exterior. Alguns, por exemplo, fizeram um curso de línguas, visitaram o Canadá, acharam o máximo e pensam que terão a mesma situação enquanto residentes permanentes. Esquecem-se do ditado: farinha pouca, meu pirão primeiro. Ou seja, quando se coloca dinheiro no meio, competição por emprego com canadenses, o buraco passa a ser mais embaixo. Você não é mais visto como aquele estudante chicano que passará uns meses e voltará para o seu país, mas sim um concorrente, alguém que veio para ficar e que concorre com os cidadãos canadenses por emprego, dinheiro, benefícios. E quando se deixa a condição de “café com leite” para ocupar a posição de concorrente, é óbvio que a coisa muda de figura em qualquer lugar do mundo. Por isso, é muito importante se munir com o máximo de informações e refletir bastante antes de tomar uma decisão tão radical. A propósito do tema, vejam esta reportagem produzida pela emissora canadense CTV: http://www.youtube.com/watch?v=zLEwNZ6qkms&feature=player_embedded. Enfim, se quiser pagar para ver, coloque as ilusões de lado e faça consciente das dificuldades e da realidade, muitas vezes brutal, no Canadá que, assim como qualquer país no mundo, tem os seus problemas.