Leis de trânsito...você obedece?


Conselho interessante e óbvio que recebi quando fiz intercâmbio nos EUA pela primeira vez, veio de uma senhora de 70 anos para, na época, uma garota de 20 que estacionou o carro na contramão em uma rua muito tranquila e residencial. De fato, como não havia ninguém na rua, eu achei mais fácil simplesmente parar em frente a casa dela na mão contrária. Pensei que como iria parar por uns cinco minutos, tempo que levaria para o meu amigo japonês Yoshi sair e trancar a porta, mal não tinha!

Acontece que a sra., dona da casa, muito educada, viu a cena e acompanhou meu amigo até o carro e me disse, de forma suave e gentil, mas muito firme: "querida, sempre que estiver em uma cultura diferente, observe a atitude dos nativos!". Naquele momento, não entendi bem sobre o que se tratava e pedi que se explicasse. Ela disse: "nessa rua toda, você vê algum carro parado no meio fio na contramão?" Ah, entendi! Constrangida eu pedi desculpas e desde então passei a ser muito mais observadora em relação aos costumes, não só quando em países diferentes, mas também em cidades e estados do mesmo país.

Meu amigo Yoshi, ao entrar no carro, nada comentou. Eu quis saber a opinião dele sobre o que aconteceu. Ele me disse que um japonês pensaria a mesma coisa, mas provavelmente não me diria nada.


Muitos anos depois, lembrei-me desta situação. Fui a uma instituição financeira no Brasil e não consegui estacionar meu carro em uma das 2 vagas reservadas PARA CLIENTES em frente ao banco porque dois carros estavam estacionados no meio fio fechando todas as vagas disponíveis no estacionamento, inclusive a terceira vaga que é reservada a deficientes.


Pensei: se fosse uma estrangeira morando no Brasil e seguindo o conselho daquela doce senhora americana, eu iria começar a parar no meio fio sem me preocupar se ali é o estacionamento de um estabelecimento comercial, hospital, ou garagem de uma residência. Apenas estacionaria fechando outros carros ou garagens já que isso é uma atitude dos nativos. Também não teria medo de ser multada ou ter meu carro guinchado, já que os nativos também não tem. E obviamente, como um bom nativo brasileiro, eu teria uma boa desculpa caso fosse questionada do porque de estacionar fechando os outros ou tomando vagas de deficientes e idosos: É SÓ UM MINUTINHO!


0 comentários: