Como se preparar para o IELTS!


Muitas pessoas sofrem apenas ao imaginar que terão que enfrentar uma avaliação ou prova. Um vestibular, concurso público, teste de proficiência e até para conseguir a carteira de motorista, são momentos que podem gerar uma ansiedade tão grande que chegam a causar o famoso 'branco' na hora H!
Eu realmente não tenho a fórmula mágica para resolver isso, porém digo, por experiência própria, que adquirir conhecimento, aprender os macetes da prova e na mesma proporção dominar a ansiedade, me ajudaram a conseguir as notas máximas no IELTS mesmo sabendo que eu tinha toda a responsabilidade para o sucesso da nossa imigração já que sou o sponsor.
Hoje, como COACH de futuros imigrantes eu vivo diariamente a angústia de cada um deles e me solidarizo com cada um de meus coachees. Eu sei que depois de um excelente preparo, serão bem sucedidos na prova, mas enquanto isso não acontece, os níveis de ansiedade tendem a subir!
Para ajudá-los um pouco, aqui estão algumas dicas para o IELTS.

Formato da prova

IELTS significa International English Language Test System e tem como objetivo analisar o nível de conhecimento de pessoas que precisam trabalhar ou estudar em países onde a língua mãe é o inglês. O teste é gerenciado em parceria com a University of Cambridge ESOL Examinations (Cambridge ESOL), British Council e IDP (IELTS Australia).
No momento este é o teste obrigatório para o processo de imigração do Canadá e que pode também ajudar o futuro imigrante a conseguir a pontuação necessária para aplicar para o processo.
O IELTS apresenta classificações de 1 a 9, sendo 1 non user e 9 expert user

Habilidades analisadas

O IELTS analisa as 4 habilidade no domínio do idioma: leitura, escrita, compreensão auditiva e oral, em duas área de conhecimento: acadêmico e geral.
Para a imigração o candidato deve apresentar o IELTS GENERAL TRAINING sendo que a nota depende da pontuação necessária na análise do consulado.

(eu sugiro uma consulta com a Maria João para saber exatamente suas chances de imigrar e a pontuação necessária no IELTS)

Tempo de prova

- Compreensão auditiva / listening: 40 minutos (para 40 questões), sendo 30 minutos de audio e 10 para a transferência das respostas para o cartão de respostas;
- Leitura / reading: 60 minutos (para 3 'sections' e 40 questões);
- Escrita / writing: 60 minutos (para 2 'tasks');
- Oral / speaking: em torno de 11 a 14 minutos (3 partes), tendo a prova o tempo máximo total de 2H54M

Entendendo cada módulo

Listening: são 40 questões (divididas em 4 'sections') iguais para candidatos que optaram pelo General ou Academic Training. As questões podem incluir múltipla escolha, respostas curtas, completar o diálogo ou texto, preencher diagramas, tabelas, completar sentenças, unir palavras e significados (matching) e classificar.
As perguntas ficam cada vez mais difíceis em cada 'section' e cada questão tem o mesmo valor apesar do aumento da dificuldade.
Antes de cada 'section' você terá 30 segundos para ler as questões e você deverá transferir as respostas para o cartão de respostas apenas ao final das 4 'sections'.

Reading: são 3 'passages' e um total de 40 perguntas. O reading é diferente para quem opta pelo Academic ou General Training. Nesta parte do teste você encontrará trechos de revistas, jornais, diários, livros e no caso do General Training propagandas ou anúncios.
Você não terá tempo extra para transferir suas respostas para o cartão de respostas devendo fazer isso dentro dos 60 minutos previstos.
Os textos também ficam mais difíceis em cada 'passage'.
As perguntas podem ser de múltipla escolha ou com respostas curtas de até no máximo 2, 3 ou 4 palavras.

Writing: da mesma forma que o reading, o writing é diferente para quem opta pelo Academic ou General Training. Aqui foco no General já que é a opção da grande maioria dos futuros imigrantes.
A primeira tarefa deve ser feita em 20 minutos e ter no mínimo 150 palavras. Não ultrapasse muito as 150 palavras, pois se corre o risco de perder pontos e ultrapassar o tempo disponível.
A segunda tarefa deve ser feita em 40 minutos e ter no mínimo 250 palavras.
Você pode optar por iniciar a tarefa 2 primeiro e vice-versa. Apenas mantenha em mente o tempo necessário para cada uma.
Com certeza os temas propostos no General Training são muito mais tranqüilos que no Academic.

Speaking: este módulo é igual para ambas as categorias de teste e é estruturado da seguinte forma:

Parte 1 - Introdução e entrevista - 4 a 5 minutos
Parte 2 - Conhecido por individual long turn é sem dúvida o pavor da maioria dos candidatos já que exige que o mesmo monologue por 1 a 2 minutos sobre um tema proposto pelo examinador. Esta parte demora entre 3 - 4 minutos já que é dado 1 minuto para o candidato fazer suas anotações sobre o tema sugerido preparando-se para falar.
Parte 3 - Two-way discussion: o examinador convida o candidato a conversar por mais alguns minutos sobre o tema proposto na parte 2. Tempo de 4 a 5 minutos interagindo com o examinador.

Mesmo sentindo-se confortável com o idioma, aconselho todos os candidatos a fazerem um preparatório específico para a prova do IELTS. O investimento na prova é de no mínimo R$ 435,00 (hoje), sem contar locomoção, e para alguns candidatos estadia, já que o teste não está disponível em todas as cidades brasileiras ou virtualmente. Não vale a pena correr o risco de fazer a prova não estando realmente preparado para ela!


Para saber como você se sairia se fizesse a prova hoje, entre em contato e agende um simulado gratuito.
Para saber como fazer para alcançar seu objetivo no IELTS e qual a nota que você precisa para imigrar entre em contato pelo e-mail nkcoaching@nkcoaching.com.br ou mande seu comentário aqui no blog.

3 comentários:

Filipe Moreira disse...

Muito bacana as dicas!

Para quem ainda está por aqui se preparando, são dicas muito valiosas! Pena que ainda não tenho um nível bacana para realizar a simulação.

Esse post vai para o meu catálogo. rs..

Abraços e parabéns pelo trabalho!

Canadá o Caminho do Coração disse...

Oie Dani!
Como vai? espero encontrá-la bem.
Meu!! Muito importante este post.
ClaroO que o Adri vai conseguir os pontos necessários, pq tem sua orientação para o IELTS e é muitoo dedicado e esforçado, né? rsrsrs
Gostaria de colocar seu post e devidos créditos lá no meu bloguinho em breve...vc deixa né?
Dani, eu te abraço!
Bjus de LuzZ!
Bia

Nanny Kyrillos disse...

Oi Bia!
Sim, o Adriano é um aluno muito dedicado e vocês dois estão empenhados em ter sucesso em todas as fases desse processo e por isso serão bem sucedidos. Eu apenas indico os caminhos.Obrigada pelo carinho!
Filipe, obrigada pelo elogio e espero mesmo que o post ajude quem está se preparando para prestar o IELTS. Guarde-o em seu catálogo e continue acompanhando o blog.