Onde morar no Canadá.

Quando um colaborador é transferido da sede de uma empresa para uma filial por exemplo a grande preocupação é pesquisar um pouco mais sobre o local, pessoas, clima, economia, segurança, etc, já que a cidade em si já foi escolhida, mas quando imigramos por livre e expontânea vontade uma das principais questões é definir onde morar.
Olhando de longe as opções são infinitas já que o Canadá é um país enorme, mas olhando de perto sabemos que algumas cidades atraem mais os brasileiros. Entre elas temos:

- Toronto (capital financeira);
- Vancouver;
- Ottawa (capital do Canadá);
- Montréal;
- Calgary;
- Edmonton (onde tenho queridos amigos!)

Outras cidades também são interessantes, mas menos procuradas pelos imigrantes. Quando morei no Canadá em 1999 (inicio da minha paixão pelo país) eu fiz muitas pesquisas e recebi panfletos, catálogos e diversos vídeos que venho digitalizando aos poucos. Um deles é sobre a província de Manitoba e apesar de antigo me pareceu interessante para quem ainda está colhendo mais informações antes de aterrisar em terras geladas!

E você, para onde imigrou e porque?

Eu e marido optamos por Toronto, mas hoje temos amigos queridos que também moravam em Toronto mas sentem-se milhões de vezes mais realizados em Edmonton. Qual será a melhor província/cidade para você?


4 comentários:

Filipe Moreira disse...

Pessoalmente, adoro metrópoles. Sempre fui aficionado em grandes cidades, e aquela correria que todo lugar assim nos proporciona.

Ainda não estou no Canadá, mas estou estudando basicamente Toronto e Montreal, e creio que no final das contas acabarei ficando em Toronto. Risos...

Abraços!
Filipe Moreira
dreamoncanada.blogspot.com

Lupatinadora disse...

Oi Nanny,

Quando tinha 16 anos, fiz intercâmbio pros EUA e pedi pra ficar perto de NY - acabei caindo perto de Toronto (em Niagara Falls nos EUA) e me apaixonei pela cidade na hora. Limpa (até foto da limpeza da rua eu tirei) e organizada com tudo que uma metrópole tem de bom. Principalmente no meu caso, que trabalho em marketing de bens de consumo, o mercado de trabalho está em Toronto e pronto. Realmente não sobra muita opção em outras regiões do Canadá.

Montréal nunca me atraiu pelo francês (nada contra, é que falo tão bem inglês, e com sotaque de Niagara Falls, rs rs rs, que me sentiria "desperdiçando" se fosse pro lado francófono). Outra coisa que me incomoda é a questão separatista do Québec, eles se consideram praticamente outro país (no site de imigração do Québec, a palavra Canadá aparece apenas uma vez, dizendo que após o CSQ é preciso fazer a parte federal da imigração) - durante o meu intercâmbio foi o famoso plebiscito para separa o Québec com resultado 49% a 51% e acho que isso me impressionou demais, mesmo tendo sido há tanto tempo e eu não ter maiores informações de como está a sociedade hoje, mas realmente "a primeira impressão ficou".

Quando comecei a pesquisar os blogs até me impressionei com a quantidade de brasileiros indo pro Québec, justamente por jamais ter me passado pela cabeça me estabelecer por lá. Quanto às outras regiões, se o meu mercado de trabalho permitisse talvez pudesse até considerar, mas acho que sou urbana demais para cidades menores (até Toronto acho parado às vezes).

Mas é isso aí, cada um tem um estilo e se adapta melhor a uma cidade ou região.

Vive la différence!

http://dofornoparaofreezer.blogspot.com

Unknown disse...

hahaha olha que sotaque FOFO hua hua hua....

como engenheira de produção eu acho que seria bem mais fácil conseguir emprego em cidades satélites ou industriais, mas acho que seria muito radical sair de sampa direto pro meio do nada congelado... então acho que iria 1o pra montreal, pra me acostumar com a vida mais calma, e as poucos indo pro "interioooor" hehehe

Anônimo disse...

Olá Nanny ..
Tomei conhecimento do seu blog agora, pq minha filha esta imigrando pra Toronto, ela me disse sobre seu blog... Adoro ler blogs de pessoas inteligentes como vc. Da uma olhadinha no blog dela..WWW.indomaispronorte.blogspot.com, ... Torço muito por vcs, muitas felicidades... Vera