A violência engorda indústrias de armamentos, blindagem de carros, alarmes para imóveis residenciais e estabelecimentos comerciais, o bolso dos seguranças particulares e dos vigias de ruas, fabricantes de câmeras de segurança, aumenta a venda de seguros de carros e também o preço dos mesmos e como vimos no filme Tropa de Elite, o bolso dos policiais corruptos (quem não assistiu ao filme, eu recomendo, mas não antes de deitar!).
Eu já havia pensado em como a violência é interessante para determinadas indústrias e comércios e já havia debatido a questão com amigos e até chegamos a conclusão, depois de muito divagar e não chegar a lugar algum, que existe uma indústria que financia a violência. Lógico que não poderemos provar nossa teoria da conspiração e também esquecemos o assunto, que foi debatido acompanhado de algumas garrafas de vinho.
Nunca pensei, porém, que a violência pudesse inspirar benefícios oferecidos por empresas no Brasil a seus executivos até o dia que li a seguinte nota (Revista Você S/A - Maio 2008 - edição 119):
- A segurança passou a ser um dos principais benefícios oferecidos para executivos por empresas nacionais e multinacionais que atuam no Brasil. Há 3 anos, 30% delas tinham políticas específicas de segurança. No ano passado, o percentual subiu para 44%. O item de segurança mais usado são os carros blindados. -
Lógicos que os carros blindados oferecidos não são tão poderosos como o da foto acima!
Agora, não posso negar que fiquei ainda mais surpresa quando percebi que a violência está presente também na Casa Cor 2008 em São Paulo. A cadeira blindada ganhou destaque por sua originalidade!
Sinceramente, eu detestaria sentar aí...teria a impressão que morri e não fui avisada!
3 comentários:
sim, mas a maior parte da violência é gerada pelo tráfico de drogas, financiado pelos viciados (grande parte da classe média, como também mostra o filme Tropa de Elite). Além de claro toda a 'glamourização' do uso das drogas feito por diversos artistas e 'formadores de opinião'.
Olá,
Estava olhando seu blog e achei super interessante, e inclusive, gostaria de fazer uma troca de links contigo.
Tenho um site/blog sobre o Canadá, sob o endereço http://canadabrasileiro.wordpress.com
Mantendo o site, meu objetivo é passar às pessoas percepções sobre o este país o qual atrai milhares de brasileiros e continua ano após ano, a bater recordes de estudantes enviados às suas cidades. Enfim, mostrar como é o cotidiano no país.
Ficarei aguardando respostas.
Thanks... e sucesso para ti ;)
Oi Nanny!
Realmente muito triste esta realidade da violência e triste como as pessoas querem tirar proveito de uma coisa dessas. Eu sei, vivemos em um mundo capitalista... Mas precisava dessa cadeira blindada da Casa Cor?! Não faz sentido...
Beijos
Postar um comentário