Após exatos 11 meses de Canadá nós vamos pisar em solo brasileiro novamente. Estamos ansiosos. Não estávamos quando compramos as passagens, pois ir ao Brasil todo ano é parte do planos, mas agora que temos apenas 16 dias para chegarmos lá, uma mistura de sentimentos tem feito nossas mentes não pararem de refletir.
Olhar o Brasil por um novo ângulo não é novidade para mim. Quando morei nos EUA voltei ao Brasil pensando que meu currículum seria prestigiado e que antes que eu pudesse piscar os olhos eu já estaria bem empregada. A realidade foi outra. Achava que poderia fazer e mudar muitas coisas, mas a realidade também foi outra. Passados alguns dias eu já estava de volta a realidade do Brasil.
Olhando de longe o Brasil é um lugar lindo e delicioso para se viver. Eu gosto de muitas cidades e lugares que temos no Brasil mas até o momento não senti falta de nenhum lugar ou mesmo comida. Tenho sim, muita saudade da minha família e dos meus amigos!
Acreditamos que esta viagem nos trará algumas respostas já que dúvidas não faltam na cabeça de um imigrante! Que jogue a primeira pedra o imigrante, que nunca, nunquinha, questionou se gosta mais do Brasil do que do Canadá (ou qualquer outro país), ou que nunca chorou ou lamentou a saudade (de pessoas ou coisas), etc e tal. Acredito que sentimentos contraditórios fazem parte da vida dos humanos e mais ainda da vida dos imigrantes.
Não nego, meus caros amigos, que abrindo meu coração sem qualquer pudor, posso dizer que nós tínhamos mais conforto no Brasil do que aqui no Canadá. Falo do conforto emocional e material. Também não nego que aqui as oportunidades aparecem com mais clareza e é mais fácil agarrá-las do que no Brasil.
O Brasil tem a vantagem de ser a nossa zona de conforto. Você conhece os melhores lugares, onde deve ir e onde evitar e como negociar. Aqui você tem que reaprender tudo isso e muito mais.
Seja qual for a história de cada um de nós. Nunca saíndo de casa, como meu avô paterno, que só viajava através dos livros ou com rodinhas nos pés, como minha avó materna, que fica irritada se passa um dia todo em casa, nós todos estamos tentando trilhar caminhos diferentes mas para chegar em um mesmo lugar: onde vive a felicidade!
Como estou em fase filosófica, segue dois pensamentos que gosto muito:
"É bem melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo e glória, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com pobres de espírito, que nem gozam muito e nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota"
Theodore Roosevelt
e:
"Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer"
Eleanor Roosevelt
PS: Juliana Tamashiro: Se a área de ensino está em expansão é difícil de responder. Acredito que em expansão sempre esteve e sempre estará mas em alguns países o profissional da educação é valorizado como deve e em outros não. Enquanto houver humanidade haverá educação.
Não conheço empresas que fazem o processo. Nós fizemos tudo sozinhos e não houve qualquer tipo de dificuldade ou problema. O processo é muito simples. Basta você ter os requisitos exigidos.
PS1: Marina. Obrigada pelo interesse no preparatório para o IELTS. Infelizmente não tenho nada programado para aulas nesta minha ida ao Brasil, mas tenho sim um projeto, junto com professores Canadenses, para cursos preparatórios aí no Brasil. Desta vez vou para visitar a família e para várias cidades e não ficarei apenas em Campinas. No momento eu indico a St. Giles em Campinas para o preparatório apesar de não ter qualquer relação comercial com eles e não conhecer os professores atuais.