You got a job!

Depois do vinho e do brinde para comemorar o primeiro emprego canadense, é que a ficha cai e você percebe o quanto você vai aprender antes de poder mostrar tudo o que é capaz! Por mais experiência que se tenha, mesmo que seja americana, não é "Canadian experience"! Brasileiros, americanos e canadenses não trabalham da mesma forma.
A primeira coisa que percebi é que mesmo tendo sido professora de inglês no Brasil isso não significa que sou fluente. Outro dia, falando com um amigo canadense eu descobri que as gírias que conheço são da Califórnia e não daqui! Viu?! Pode esquecer as gírias e expressões aprendidas na escola de inglês pois o Canadá já tem um inglês próprio, com dicionário Canadense e tudo! Eu não me lembro de nenhuma escola de inglês, no Brasil, que ensina "Inglês Canadense"! Além disso, nós não conhecemos os personagens de quadrinhos, músicas da escolinha, personagens antigos da TV...ou seja...não temos a história! Um colega fez uma brincadeira outro dia e cantou um "jingle" de um comercial antigo, que obviamente eu não sabia e não teve a mínima graça para mim! Da mesma forma, fiz uma brincadeira com ele que depois tive que dizer: "you know...never mind!", pois eu levaria uma hora para explicar qual era a graça!
Em relação a isso eu percebo o seguinte: no primeiro mês eu não consegui relaxar um dia sequer. Estava o tempo todo ligada em tudo o que acontecia a minha volta e demorava o dobro do tempo que meus colegas para responder um simples e-mail mais formal, por exemplo. Fiquei chateada e frustrada em alguns dias mas voltei com mais vontade de provar minha capacidade de aprender, evoluir e principalmente, minha capacidade de adaptação!
Depois percebi que temos uma diferença em relaçao ao tempo! Não ao fuso horário mas sim a forma como administramos o tempo. No Brasil eu trabalhava por 3 funcionários, tinha 2 assistentes quando deveria ter 4, portanto tínhamos que fazer tudo com mais velocidade e sem erros para não perder tempo consertando o que foi feito errado. Aqui, pelo menos na minha empresa, cada funcionário trabalhar por 1 funcionário! Não é bacana?! Tudo é feito em um tempo mais lento, o que não nego, me aborrece ainda, mas por outro lado o estress é bem menor! Ainda não me acostumei com o ritmo mais lento daqui mas acredito que não será difícil! Como recebo semanalmente tenho que passar no RH para preencher um formulário com o número de horas que trabalhei na semana. Não é que quando passei de part-time para full-time e coloquei 40hr a responsável pelo RH veio me perguntar se não estou trabalhando muito!? E ela estava realmente preocupada. Me perguntou se eu estava tendo tempo para fazer minhas coisas pessoais! Fala sério!? Não é o máximo?! Lembro que no Brasil, pela opinião do meu chefe, ninguém tinha mais o que fazer a não ser trabalhar! Lembro o quanto de explicações os funcionários tinham que dar quando precisavam ir ao médico, por exemplo. Tudo por medo de ser demitido.
Já notei também que a grande maioria dos meus colegas não tem medo de demissão. Quase todos tem mais de 10 anos na empresa! Nunca ouviram uma ordem aos gritos ou um puxão de orelha sem respeito. Confesso que neste ponto eu estou muito bem servida! Tenho um chefe
mais velho, muito experiente, inteligente, que fala várias línguas, que veio para o Canadá como imigrante há mais de 30 anos, que não perde o humor e que lida com as adversidades de forma simples, sem dramas e principalmente, sem gritos! Um chefe que respeita os funcionário e que sabe como liderar sua equipe! Muito diferente de muitos chefes que tive no Brasil! Eles mais pareciam com este aqui!

9 comentários:

Anônimo disse...

Engracado porque sempre me sinto bem quando leio o seu blog. Acho que ele traz um tanto de otimismo e esperanca , principalmente para aqueles que estao planejando um novo comeco no Canada.Estamos indo agora no comeco de agosto e suas palavras sao como um abraco! Muito Obrigada!

Dani e Rafa disse...

Nanny
Até hoje eu não me acostumei a este ritmo "lerdo". Mas em compensação aprendi a pensar um pouco mais em mim e trabalhar menos para aproveitar mais a vida! Isso foi super positivo! Mas concordo o pessoal aqui é mais prá lá do que prá cá... Ai,ai,ai um deste trabalhando no Brasil, não iria sobreviver uma semana naquela loucura. :)

Beijos.

Ana Paula disse...

Eh muito bacana observar essas diferencas, ne Nanny? Eu tb fiquei frustrada que meu ingles nao eh tao bom quanto eu pensava.... Essa das piadinhas, tenho uma amiga brasileira que mora aqui ha 20 anos e ainda nao entende muitas delas, ou seja, desiste! ahahhaha...

Sandro e Família disse...

Parabéns pela conquista do primeiro emprego canadense e a forma como relatou a grande diferença na mentalidade dos empregadores dos dois países.

Espero um dia poder fazer um post relatando essa experiência.

Abração

Anônimo disse...

Nanny,

Até que enfim, pensei que você tivesse abandonado o Blog.
Estou lendo o seu blog, estou no escritório, são 19:47 horas, tenho algumas tarefas que em condições normais levariam duas semanas para fazer, mas até amanhã à tarde vão ter que ficar prontas.
Não estou te invejando, pois em breve também vou ter o prazer de relatar a minha "vida" no Canadá, pois assim é viver e não como nesta loucura que é o mercado de trabalho no Brasil.
Reforço o meu desejo de muitas felicidades para vocês e que os dias de tensão logo se transformem em dias normais de trabalho.

Abração!

Marcel

:: ultranol :: disse...

Putz, é bom ouvir de pessoas que estão conseguindo essas coisas... mal posso esperar pra eu conseguir isso também!

Luiz e Dani disse...

Oi Nanny,
Aqui realmente é bem diferente, o Luiz sempre comenta essas coisas do trabalho.
Parabéns pelo emprego!!!
Bjinhos,
Dani.

Lucas Cassol Gonçalves disse...

Olá Nanny,

Você me confirmou mais uma vez que estamos 100 anos (no mínimo) atrasados em relação ao ambiente de trabalho e as adversidades que em torno dele “giram”.

Aqui na República das Bananas, ainda acham um ótimo exemplo chegar cedo e sair tarde!
Que as preocupações são sinônimos de empenho e “lutas” da árdua batalha do mercado...
HAUAHAUAHAUAHAUA

Filosofia caduca do Tupiniquim Service =)

Um abraço! E até breve...

*1º London! After... Canada – the big dream…

Paloma disse...

Nanny,
Sou mais uma "blogueira", ainda aprendiz, imigrando de New Jersey para Toronto no final desse mes. Venho acompanhando seu blog ha um tempinho, e esse seu post "raised a red flag" me fazendo considerar algo que ainda nao tinha pensado. Sou professora de ingles nos EUA ha mais de 7 anos. Quando decidi imigrar pro Canada, pensava que nao teria problema algum de adaptacao ou de transferencia de credenciais ja que obtive duas graduacoes nos EUA, alem de experiencia americana. Chegava a dizer: Estou indo pro 51 estado americano...hehehhe..
Mas aos pouco, e aogra prestes a imigrar, percebi que as coisas nao sao bem assim. Tive que ter meus diplomas americanos avaliados, tirar novas licencas (teaching license) em Ontario. No entanto, o que mais me chamou atencao no seu post, foi a questao da cultura... falo ingles, vivo em cultura onde o ingles e a lingua falada, mas que preparacao tenho eu - no momento - para ensinar ingles em sociedade canadense? Afinal lingua e cultura nao se separam!
Otimo post...me fez refletir!
Meu blog (ainda um bebe) eh indomaispronorte.blogspot.com
Se puder de uma passadinha por la!
Abracos!