Quais os documentos para o processo federal?

Algumas pessoas me pergutaram sobre os documentos necessários para o processo federal e outras se dizem preocupadas quando lêem a lista de documentos pela primeira vez. Como um dos intuitos deste blog é ajudar aqueles que estão iniciando, vou falar um pouco de como foi para nós juntar todos os documentos. Quero lembrar que estou dando um exemplo pessoal, regra os processos seguem assim mas sabemos que cada um tem sua situação em particular, portanto recomendo que você sempre tire suas dúvidas com o consulado. Essas NÃO são informações oficiais..rs..rs.r.s..,ok?!
Vamos lá...a batalha dos papéis que sofrem reprodução assexuada!
Você encontra a lista dos documentos no Apêndice A - Checklist. Clique em São Paulo e uma caixa de diálogo aparecerá para confirmar o download do Guia de Imigração para Skilled Worker.
Seguem os documentos e onde eu os consegui:

  1. Application for permanent residence in Canada: consegue-se fazendo o download no site oficial ;
  2. Background Declaration: são 3 certidões: a) Certidão de antecedentes criminais expedido pela Polícia Federal , demorou uma semana para ficar pronto; b) Certidão de antecedentes criminais. No nosso caso nós tiramos no Poupa-Tempo e ficou pronto no mesmo dia. Recebi informações de que você pode procurar a delegacia da sua região caso não tenha o Poupa-Tempo na sua cidade; c) Certidão de distribuição Cíveis e Criminais: esse nós conseguimos na Justiça Federal , parece que em algumas regiões já se pode pedir via Internet, mas não foi o nosso caso. Nós pagamos a taxa em uma agência da Caixa Econômica Federal e retiramos a certidão em dois dias.
  3. Economic Classes: é preenchido pelo aplicante principal e está junto com o download do Guia que foi feito no site oficial acima;
  4. Aditional Family Information: documento que deve ser preenchido pelo principal aplicante, esposa(o) e todos os filhos ainda dependentes maiores de 18 anos mesmo os que não irão imigrar. Neste quesito nós tivemos algumas dúvidas já que meu marido tem um filho com idade entre 18 e 21 anos. Para o consulado, o filho só é considerado independente após os 21 anos, então preenchemos o formulário com as informações do filho com 18. Essa foi a orientação que recebemos na época;
  5. Use of a Representative (formulário IMM 5476): nós não usamos serviços de agências, advogados ou outros e por isso não preenchemos este formulário;
  6. Identity and Civil Status Documents: neste ítem nós mandamos nossas certidões de nascimento, casamento e a certidão de divórcio do meu marido;
  7. Children's information (if applicable): como não temos filhos imigrando conosco, nós apenas mandamos a documentação sobre pagamento de pensão e documentos que comprovam que meu marido já cumpriu sua responsabilidade financeira perante a justiça. Esses documentos foram pedidos junto com a carta de abertura do processo. Nós os enviamos posteriormente a primeira documentação;
  8. Travel Documents and Passaports: primeiro nós tiramos passaportes novos, no meu caso para atualizar o nome de casada, mas também porque os passaportes já haviam vencido. Mandamos cópia da página onde consta o número do passaporte e a que contém nossas informações e fotos. Do passaporte anterior eu enviei cópia do visto de turista que eu tinha para o Canadá;
  9. Proof of realtionship in Canada (if applicable): apesar de eu ter uma tia-avó no Canadá, este parentesco não é considerado, portanto nós não enviamos os documentos dela, apesar de que, minha tia-avó nos enviou inclusive uma carta dizendo que seria responsável por nós;
  10. Education, training, qualifications: eu mandei meu histórico escolar do ginásio, colegial e universidade. Nada foi traduzido ou coisa parecida. Apenas cópias simples dos diplomas e históricos escolares. Já do meu marido foi difícil...um caso a parte...pelas mudanças de endereço ele acabou que não tinha mais o histórico escolar do ginásio e a escola não existe mais, além disso a profissão dele na época não exigia diploma (ex: jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda). A profissão dele era reconhecida pelo sindicato...entramos em contato com o consulado que aceitou a cópia da carteira de trabalho dele, já que o primeiro emprego como estagiário foi considerado como ensino prático. Além disso ele tem anos de trabalho registrado em carteira na mesma profissão;
  11. Work Experience: no caso do meu marido eu mandei cópia das duas carteiras de trabalho dele e no meu caso, como eu havia trabalhado apenas um ano com carteira assinada e depois que mudei de emprego não fui registrada eu pedi uma carta para o meu chefe, em papel timbrado e com a assinatura dele e carimbo da empresa (uma em inglês e uma cópia em português) - depois coloco modelo aqui, tá?!. Isso pode ser feito porque meu chefe já sabe que pretendo me mudar e nossa relação de trabalho não mudou por isso. Eu sei que muitos não poderão abrir o jogo no trabalho então é melhor ter a carteira assinada!
  12. Proof Of Language Proficiency: para o meu caso, que sou aplicante principal eu fiz o IELTS que é o teste considerado pelo consulado. Eu já tinha o TOEFL mas eles não aceitaram...então lá fui eu fazer o IELTS, que por sinal achei um precinho bem salgado! Na época paguei R$ 335,00 e o valor para Abril/2006 é de R$ 400,00. A nota máxima é 9 para cada item e o consulado considera nível avançado a nota mínima 7;
  13. Arranged Employment (if applicable): bem que eu queria estar com o trabalho certo quando mandei os documentos pois nos livraria de comprovar o valor em conta, não é?!;
  14. Non-accompanying family members declaration: neste formulário, que também está no download, nós colocamos filhos do meu marido, nossos pais e irmãos...tá bom né gente...eles nem vão conosco...quanta informação....;
  15. Settlement Funds: nós já estávamos fazendo a poupança para a imigração mas não temos todo o valor em dinheiro ainda. A informação que tivemos é que poderemos provar isso durante o processo. Mandei o extrato de nossas contas e informações sobre carros e imóveis que pretendemos vender posteriormente. Mais informações no site oficial em "Guide for Federal Skilled Worker Applicants";
  16. Police Certificates and Clearances: apesar de já ter morado em outros países eu nunca fiquei mais de 6 meses seguidos, então não foi necessário ir atrás disso. Sei que algumas pessoas do grupo de discussão do Yahoo precisaram desses documentos.
  17. Fee Payment: Nós pagamos no Banco de Boston em dinheiro (uia...essa parte dói), foram CN$ 550,00 para cada e em reais o total foi de R$ 2.050,00. Antes de pagar você pode ligar para 11 - 5509 4343 e saber o valor correto em reais no dia do pagamento. O banco não faz a conversão do valor. Vá ao banco já como valor correto em reais.
  18. Ufaaaa....depois disso tudo....nós mandamos os documentos por sedex e ficamos rastreando pela internet.....rs..rs...o que é ansiedade..r.s.r.s...mas pela média posso dizer que nosso processo foi aberto com certa rapidez!

Isso aí amigos, sei que o post ficou longo hoje, mas espero ajudar um pouco os iniciantes!

Abraços a todos e obrigada aos que visitam e escrevem no Blog!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Nanny! Seu blog tem auxiliado muito, mas temos muitas dúvidas. Gostaria de saber se vc fez o processo sozinha ou usou um despachante? Eu não moro no Brasil, e temos muito medo de pagarmos um despachante e sermos explorados ou enganados. Vc tem algum idôneo para indicar.Bjs
Escreva-me
betoson_9@hotmail.com

setembrino disse...

Oi, Nanny,
Quanto tempo levou para enviar os documentos?
Vç já tem a resposta do consulado?
Obrigado
Claudio