Unzip tecnológico!

Uma das coisas que sou totalmente apaixonada nessa vida é por tecnologia. Fico extremamente intrigada com os caminhos e possibilidades de comunicação, interação, troca de informações, novas amizades, e tantas outras coisas que as ferramentas tecnológicas nos dão a cada dia.
Não vou abordar o lado negativo de tudo isso, como fraudes ou falta de privacidade. Falo aqui das vantagens.
O Blogger por exemplo me deu a possibilidade de descobrir um novo mundo e abrir um novo canal de amizade com pessoas que estão, estavam ou estarão na mesma situação que eu. Alguns eu conheci pessoalmente ao longo do processo de imigração, outros viraram amigos virtuais (como o Gean do Vou pro Canadá), muitos eu conheci já no Canadá e até reconheci blogueiros na rua (foi o caso da Paula Regina do Era). Alguns eu tenho imensa vontade de conversar pessoalmente (caso da Flávia do Crônicas do Iglú).
Com tantas possibilidades, eu fui ficando cada vez mais animada e logo entrei no Orkut, Facebook, Linkedin, Twitter, WAYN, e agora estou na nova onda: Google Wave!
O mais interessante é que estou adorando o Wave, mas ainda não consegui entender exatamente para que serve! São muitos os que tentam explicar, alguns dizem que o Wave nem nasceu e já morreu, outro sonham com um convite para entrar no Wave e eu, sem fazer muita força, recebi do maridão, que também é um apaixonado por tecnologia e todas as novidades que ela nos traz, um convite para estar no topo da última onda!
Hoje em dia, pela manhã, eu tenho a rotina de ligar o Skype e MSN, checar meus e-mails, passar pelos sites de relacionamento, ler a Folha de São Paulo on-line, Twittar, ler o Bloglines, assistir a matérias da Globo que me interessaram, mas que não tive tempo de ver (através do Globo.com), relaxar a mente dando uma volta nas ruas de cidades que gosto através do novo recurso do Google Maps, comentar no blog dos meus amigos, atualizar o Unzip, responder aos amigos daqui, assistir aos desfiles de moda no canal GNT online e por fim, mas não menos importante, fazer uma nova onda no Google Wave!
Depois de me sentir um pouco mais atualizada com todas essas informações, eu aproveito para trabalhar (boa parte do meu trabalho é feito virtualmente), dar umas risadas com os melhores vídeos do YouTube, pegar uma nova receita no site do Edu Guedes, comprar alguns livros nas livrarias virtuais e verificar como vai ficar meu novo corte do cabelo antes mesmo de ir ao salão através do iVillage (make over) e lógico, pagar contas no banco virtual.
Ufa, depois de toda essa alegria virtual, dá para almoçar (porque a parte da manhã já acabou), ir a academia, fazer aulas de dança de salão, viajar (guiado pelo GPS) trabalhar um pouquinho mais, namorar o maridão e como não poderia deixar de ser, fazer mais uma onda no Google Wave!
Apesar de nos tornarmos prolíxos virtuais, os caminhos da tecnologia são sensacionais!
Ah, sim, e para quem ficou animado, eu ainda tenho convites para o Google Wave!

Mercado de trabalho canadense pós crise - Up date1

Esqueci de avisar no post anterior, que todos aqueles que mandaram e-mail ou comentários querendo saber mais sobre a palestra, receberão um retorno e mais informações através do e-mail informado.

Mercado de trabalho Canadense pós crise - up date

Como havia dito no post anterior, estamos trazendo ao Brasil um palestrante que ajudará os futuros imigrantes a entender um pouco mais a dinâmica da economia canadense, principalmente pós crise 2008.
Muitos são os interessados que mandaram seus comentários ao Unzip e obviamente eu não publicarei aqui para garantir a privacidade de e-mails e telefones dos leitores.
Infelizmente nosso palestrante, que está gentilmente nos encaixando em sua agenda, não conseguirá vir ao Brasil em Janeiro. Ficamos então de recebê-lo no mês de junho/julho.
Sei que alguns imigrantes já estarão no Canadá nesta data e que muitos estão ansiosos para conversar com nosso palestrante o quanto antes. Peço desculpas a todos pelo fato de adiarmos as palestras, mas por outro lado, tenham certeza que a espera valerá a pena. Teremos mais tempo ainda para reunirmos as questões mais comuns aos imigrantes. Para divulgarmos data e local, e fazer com que essa palestra seja realmente útil a todos.
Continuem escrevendo e mandando suas duvidas sobre o tema.

PS: apenas uma curiosidade cultural. Nosso convidado viaja muito à Europa e nunca se preocupou com vistos ou autorizações de entrada. Ele ficou espantado com as informações exigidas pelo Consulado Brasileiro em Vancouver para conseguir o visto brasileiro. Ele me ligou de certa forma decepcionado. Eu disse a ele que nada mais é do que uma reciprocidade entre países e que nós aqui passamos por isso todas as vezes que pedimos visto americano, canadense, entre outros. Contei a ele sobre as intermináveis filas no consulado americano e a bateria de entrevistas a que somos submetidos! A reação foi: MY GOD!!!!

Mercado de trabalho canadense - pós crise!

Em outubro de 2008 o clima de crise econômica estava no ar. A empresa americana para a qual eu trabalhava no Canadá perdeu um grande número de clientes como Disney, Hertz, Toyota, entre muitas outras grande empresas americanas. A notícia sobre falências de instituições financeiras e do estouro da bolha do mercado imobiliário nos EUA foi fatal para muitas empresas acabarem fechando definitivamente ou demitindo grande parte de seus colaboradores.
E agora que a crise passou, como está o mercado de trabalho no Canadá?!
Para ajudar os imigrantes que ainda estão no Brasil, a espera de seus documentos, para poderem finalmente alçar novos vôos, é que estamos levando ao Brasil um especialista em economia, former VP do Bank of American e former mayor de Sidney (BC) para palestrar sobre a economia do Canadá, quais os rumos que o país está tomando e como anda o mercado de trabalho hoje em dia.
Ele também falará sobre resume, diferenças culturais (cross-culture) no comportamento em uma entrevista de emprego, postura, imagem e leis trabalhistas, para que o novo imigrante tenha mais chances de conseguir a oportunidade da primeira experiência de trabalho canadense!
Lógico que em uma palestra não será possível abordar tudo que um imigrante precisa saber, mas garanto a vocês que quanto mais preparado se está mais chances o imigrante tem de vencer entre tantos que imigram para o Canadá todos os anos (e não são apenas brasileiros)!
A palestra acontecerá em São Paulo na última semana de Janeiro. Para obter mais informações, mande um post para mim com seu e-mail e de preferência mencionando qual assunto, você como imigrante, gostaria de saber mais antes de chegar ao Canadá!

Brazil takes off!!!

A matéria de capa da revista The Economist de 12 de novembro de 2009 deixa claro a visão que a comunidade internacional está tendo do Brasil atual.
O editorial da revista faz elogios ao desenvolvimento recente do país e diz que as previsões são de que em algum lugar, ainda nesta década, o país deve ocupar o lugar de quinta maior economia mundial, ultrapassando a França e Inglaterra.
Além disso, Obama elogia nosso presidente dizendo que ""That's my man right here," (que eu entendo como: "Esse é meu camarada" e não: "esse é o cara"(clique aqui para ver o vídeo).
Para fechar com chave de ouro, Lula é considerado o brasileiro mais confiável, seguido de perto por Willian Bonner (conforme pesquisa da Datafolha realizada em novembro de 2009), e o Homem do Ano 2009 pela Le monde!!!
O que mais queremos?!?!?
O que mais queremos para esta década? Teremos a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016)! Já não estamos felizes?!
Eu, pessoalmente e honestamente, quero muito mais! Quero um país que realmente cuide de seus cidadãos, que cuide de providenciar uma educação de excelência, com professores bem remunerados, bem preparados e motivados e que isto não custe ao cidadão além do imposto já pago. Gostaria que o acesso ao sistema de saúde fosse mais justo e que os planos de saúde privados fossem apenas uma opção para aqueles que querem um atendimento mais luxuoso em hospitais que mais parecem hotéis! Mas que aqueles que não podem pagar o luxo pudessem ter acesso aos tratamentos mesmo que em hospitais com cara de hospital! Que os médicos pudessem viver dignamente atendendo a rede pública sem a necessidade de plantões desumanos seguidos por meses sem fim!
Mas o que mais desejo para 2010 é que nós brasileiros aprendessemos a não dar suporte aos que corrompem, as empresas que não pagam seus funcionários em dia ou não garatem seus direitos apenas para lucrar cada vez mais, para pessoas físicas que acham bacana contar que ficaram livres de uma multa por subornar um policial rodoviário ou que conseguiu um serviço público mais rápido por conhecer ´alguém de dentro´. Por mais indignados que ficamos ainda não sabemos como punir essas pessoas excluindo-as do convívio social com os decentes, corretos e honestos.
Quero um país onde jogar lixo na lixeira seja um ato natural, ajudar e respeitar os mais velhos, pedestres, ciclistas e motociclistas seja considerado legal, que dirigir dentro do limite permitido por lei seja ´cool´ e respeitar a lei do silêncio, não fumar em locais públicos nem dentro dos carros dos não fumantes, conviver harmoniosamente com seus vizinhos, educar os filhos a respeitar as normas de condutas sociais (a tão importante etiqueta que vovó nos ensinou) seja considerado super ´maneiro´.
E por último, mas não menos importante, quero um país onde o protetor solar seja subsidiado pelos nossos impostos e custe menos de R$ 5,00 o frasco para que realmente possa ser usado diariamente por todos, ajudando a prevenir o câncer de pele que acaba custando muito mais ao governo quando já adquirido!
Quero muito um país onde pessoas qualificadas, cultas e intelectualizadas, que poderiam fazer muita diferença no Brasil, não precisem imigrar para outros países em busca de uma melhor qualidade de vida e reconhecimento financeiro e profissional!!!

Tradução simultânea.

Mais um texto que, se traduzido, não terá a menor graça! Mais um texto que reforça minha teoria de que aprender um novo idioma e sua cultura não é apenas decorar palavras ou usar o dicionário!

"Brazilians speaking English can be charming but all the same linguistic casualties are bound to occur.

Most English speakers who come to Brazil can't speak Portuguese, so Brazilians who meet them must speak English. Whether that's Anglophone arrogance or simply the way world has evolved, it's fact.

Luckily, English and Portuguese are two very compatible languages. Not because they're similar, but because they're so different. Portuguese sounds beautiful and mysterious to Americans, Brits and the like. And the way most Brazilians speak English is extremely charming. This is probably just linguistic luck - the French speaking English sounds cartoonish, the German harsh, the Chinese confusing.

Quirks add to the charm. For example, many Brazilians unwittingly add -ee or -chee to the end of some English words. My name goes from Seth to Set-chee, pronouced like the number 7 (´sete´ in Portuguese). Internet is internet-chee. New York is Nova York-ee. As for Brad Pitt or Titanic? If you're an English speaker, ask a Brazilian near you to pronounce them as they would in natural conversation. You won't be disappointed.

Yet when an English word in English does actually end in an "ee"sound, Brazilians often skip it. Prime examples are coffee and taxi, which come out sounding like the English words "cough" and "tax". I once heard a Brazilian film director tell an American crowd at a film festival: "I hope you like my move."

Misstranslations can also be fun. That's true in any country, of course, and just to be clear, we English speakers truly appreciate the effort. But sometimes you can't help but laugh. Even at 6:30 am, hungover after five days of carnival, at the restaurant buffet at the Hotel Mercure in Itacorumbi, Florianopolis.

That's where my friend and I, unhappily caffeinating for a long car ride back to São Paulo, spotted a sign by the pitcher of mango juice. It read "Suco de Manga - Sleeve Juice."

Sleeve, of course, does mean "manga." But not the fruit, the part of a shirt you put your arm through. The still-drowsy hotel employees had to wonder what caused our uncontrolable fits of laughter. We weren't laughing at them, of course, or even at whoevermade the sign, but at the mere silliness of what happens when two languages meet for breakfast."

- Seth Kugel é correspondente norte-americano no Brasil para a agência de notícias GlobalPost.com e também colaborador fixo do the New york Times, onde assinou a coluna de turismo Weekend in New York de 2006 a 2008.



Novo layout!!! Final!!!!

Depois de muito pesquisar, testar, editar o HTML (lembrando das aulas de 'Como montar o seu site' do SENAC, que fiz em 2000)...finalmente e felizmente, acho eu, cheguei ao layout que queria.
Cores fortes, que combinam com a bandeira Canadense e formatação de texto e fontes fáceis de ler. Ufa...agora resta apenas atualizar os links e as dicas de sites úteis aos imigrantes e por que não, aos turistas!!!
Voila...Unzip Canada pronto para 2010!!!!

Feliz ano novo a todos!